Pessoal, este ano irei prestar vestibular e tenho um duvida que acredito ser comum:
Tecnólogo fica devendo muita coisa ao Bacharel? ( pesando em Análise e Desenvolvimento de sistemas X Sistemas da informação por ex)
Como está o mercado para quem tem o nível tecnológico ?
Caso queiram uma instituição como referência, eu poderia citar a FATEC !
[quote=java.teen]Pessoal, este ano irei prestar vestibular e tenho um duvida que acredito ser comum:
Tecnólogo fica devendo muita coisa ao Bacharel? ( pesando em Análise e Desenvolvimento de sistemas X Sistemas da informação por ex)
Como está o mercado para quem tem o nível tecnológico ?
Caso queiram uma instituição como referência, eu poderia citar a FATEC ![/quote]
Pode-se citar a grade curricular, o bacharelado é mais “rica” em quantidade. Normalmente é mais longa, não (normalmente, desconheço bacharelado em nossa área com menos e 4 anos) sendo inferior a 4 anos. Também, há concursos públicos que exigem que você seja bacharel para determinados cargos (normalmente, os que oferecem melhores cargos/salários).
Particularmente, se você pode optar, eu diria para ir na direção do bacharelado.
Tem outra coisa, senão me engano, só pode lecionar em faculdades e/ou universidades bacharéis, mas isso é um “achometro”.
Abraços.
Isso não é verdade, tenho amigos que lecionam em federais e são formados em tecnologia.
Tudo depende do seu objetivo.
Para concurso, posso te dizer hoje, que todos aceitam o tecnólogo e se tiver exceção será 1 ou 2 no máximo.
Para elencar, concursos que pagam mais de 12k/mês e aceitam tecnólogo: SENADO, CAMARA, BACEN, CGU, TCU, TRT’S, BNDES, PF, PC, ANATEL, ANAC, INSS, ANTT, STN, STF e por aí vai…
Quanto á lecionar, é clarooo que você como tecnólogo pode, da mesma forma que pode fazer especialização, mestrado, doutorado, phd e o que quiser.
É como falei, depende do seu objetivo, os tecnólogos geralmente são mais enxutos, curso voltado para o mercado.
Para poder dar aula é necessário um curso de formação docente, na PUC PR este curso é entorno de 80 horas.
Essas limitações de concursos entre diferentes formas de graduação está praticamente extinta.
Isso não é obrigação. É apenas desejável.
Ter curso superior é o único requisito exigido para se dar aula numa faculdade. Tecnólogos são cursos de nível superior, logo, os profissionais formados estão aptos a dar aula.
Entretanto, as faculdades costumam a incluir requisitos adicionais. Um deles é o mestrado, que é EXTREMAMENTE desejável, e é requisito na maior parte das contratações. Os tecnologos podem fazer cursos de mestrado e doutorado, porém, a falta de matérias vai pesar na hora da prova do Poscomp (prepare-se para estudar MUITA coisa por conta).
A razão dessa exigência está nos critérios de avaliação do MEC (a mesma que atribui os conceitos aos cursos). Um dos critérios é a quantidade de mestres e doutores no curso, e esse critério é automaticamente zerado caso um professor tenha apenas a graduação (mas não é com professor com especialização).
Há também alguns poréns:
- Para dar aula em cursos de mestrado ou doutorado, é necessário ter doutorado;
- A maioria das faculdades tem planos de carreira que levam em consideração a titulação
- Você só pode participar de projetos de PBIC ou PBIT como orientador a partir do mestrado
- Você só pode ser efetivado em núcleos de pesquisa com doutorado na mão.
Só dando algumas recomendações:
- Se puder cursar bacharel, curse bacharel. Nunca se sabe o futuro, então, melhor ter uma formação mais sólida (eu, depois de 10 anos de profissão, resolvi virar professor universitário, algo que nem sonhava quando me formei, e aí tive um bocado de dificuldade por ser tecnólogo);
- Fuja de cursos tecnológicos de duração inferior a 3 anos;