Pessoal alguem me da uma dica de como eu posso começar a pesquisar sobre TEF?
Vi que é um sistema de Tranferencia eletronica de fundos. É como se fosse um sistema que efetua transações financeiras de uma conta para outra ou banco de dados.
vlw cara.
Mas alguem ja desenvolveu um software assim? fiquei sabendo que precisa homologar lá no local ou da pra homologar via web.
Minha duvida é, para fazer os testes eu preciso de uma impressora tb? pois eu queria que alem de transações eletronicas, fizesse pagamentos. Como posso testar a impressora?
eu ja trabalhei com TEF usando um padrão chamado “ISO 8583”. Talvez seja interessante para você dar uma olhada neste padrão, como funciona… ja vi inclusive framework para montar mensagem de TEF neste padrão.
framework em java?
bom ja tenho o jar, a api em maos… porém como é uma das minhas primeiras aplicações ainda estou meio perdido. Como começo? kkk
tipo… oque eu implemento? sei que a parte de transferencia é o software da software express se nao me engano. Tenho a documentação também deles. Porém achei meio bagunçado, existe outra empresa que faz homologação disso?
eu preciso de um contrato com a empresa que vai homologar? do que eu preciso… tipo… usar uma tela deles, preciso de alguma especificação, assinatura… sei de ± oque preciso mas esta muito vago.
[quote=denisspitfire]bom ja tenho o jar, a api em maos… porém como é uma das minhas primeiras aplicações ainda estou meio perdido. Como começo? kkk
tipo… oque eu implemento? sei que a parte de transferencia é o software da software express se nao me engano. Tenho a documentação também deles. Porém achei meio bagunçado, existe outra empresa que faz homologação disso?[/quote]
onde eu trabalhei era um concorrente da software express e unicamente na parte de pagamento de recarga para celular, basicamente existem alguns tipos de mensagens alguns tipos de transações já previstas, neste caso de recarga de celular consulta de valores, outra de solicitação/autorização/confirmação de transação, echo… enfim, a homologação consistia em seu software poder enviar as transações simulando as determinadas transações já pré estabelecidas, hora você simula por exemplo fazer uma compra, hora simula alguma outra coisa…enfim, e tudo tem que estar funcional, você deve gerar evidencias de que seu lado funcionou (a grosso modo comprovante de pagamento e logs), tem mais um lado de processos, documentação, etc… em resposta ao como começo eu te diria que o seu software precisa conectar com o deles e enviar estas mensagens neste padrão… quanto a documentação que você disse que tem, se refere ao GWCELL?
editando… melhor, me descreve via MP mais detalhes o que você precisa…
ok… mas para que serve o iso 8583? o jar que eu baixei é para eu desenvolver um tef ou é para eu desenvolver um software que se comunique com o tef?
Primeiro de tudo… de quem é o software que se chama TEF? a express ou o meu?
Vc já sabe se vai ser TEF discado ou Dedicado ?
dedicado
bom…
TEF é transação eletronico-financeira isso é vamos dizer assim uma forma de comunicação que seu software pode ter… iso 8583 é um padrão, como deve ficar organizada essa mensagem da transação… quanto ao seu jar… que jar você baixou?
acredito que o seu caso se refira a um software seu que fique o tempo todo conectado com alguma autorizadora de transação como a SE por exemplo comunicando neste padrão…
mas eu uso iso 8583 para se comunicar com a se ou ela usa iso8583?
quando você diz ela se refere ao framework que você baixou?
quanto a quem usa teria que ver como que o framework funciona… este padrão funciona da seguinte forma, vou explicar a grosso modo.
Se refere ao formato de mensagens eletrônicas, que ficam em strings meio grandes;
esta mensagem é dividida em campos, cada um se referindo a alguma informação em especifico;
basicamente, o formato é o seguinte: <tem lugar que coloca aqui no começo o tamanho da mensagem em bytes, a maioria não><código do tipo de mensagem>
o código do tipo de mensagem seria um código que se refere a que tipo de mensagem é, por exemplo, 0200 seria uma transação de solicitação, 0210 seria uma autorização de transação, etc
mapa de campos é um campo que informa quais são os campos que aparecerão na mensagem, vai aparecer o campo 3, o7, 11, 13, 39… etc, cada um destes campos irão se referir a algum tipo de informação em especifico. O segundo mapa de campos é o campo 2, ele somente estará presente caso no primeiro informe a existência do campo 2;
os campos em si são os campos, um depois do outro, sem separador (o tamanho do campo vai ser fixo ou informado no começo do próprio campo).
Isso é apenas o padrão de como a mensagem fica organizada, o ISO 8583 que acredito que você irá utilizar, quando trabalhei com TEF anteriormente usava e acredito que normalmente seja usado mesmo. Quanto a se você ou o framework em questão usa ISO 8583 eu não sei até onde ele abstrai isso pra você, nem sabia da existência dele na epoca que trabalhei com TEF, eu não sei se o framework apenas monta a mensagem a partir de um map seu ou desmonta a mensagem retornando um map por exemplo, ou se ele trabalha com objetos mapeados de alguma forma, ou se inclusive envia as mensagens (quando eu trabalhei com a SE, comunicávamos com eles via socket, trafegando estas mensagens que falei como strings neste socket).
você tinha perguntado se precisa de algum contrato… normalmente precisa sim, eu não sei muito a respeito por que normalmente isso é tratado por setores comerciais de ambas as empresas…
pelo que você mandou na MP, você só precisa processar pagamentos certo? por que se for isso, de repente se encaixa no seu caso e é bem mais simples você contratar um gateway de pagamento (eu estava achando que o seu software seria um gateway de pagamento não um ERP ou algo do tipo), é bem mais simples, possui interfaces mais faceis de se comunicar, um exemplo que existe disso é o da locaweb (tem vários da uma olhada no google por gateway de pagamento)… você pode mandar transações de pagamento com cartão por exemplo… visa, marstercard, etc… e eles respondem sua transação, com isso você consegue efetuar pagamentos… isso atende o seu caso?
isso mesmo vlw acho que atende sim… vou dar uma pesquisada
o gateway imprime em cupom fiscal?
é como se fosse uma loja que tem os pinpads e preciso gerar cupom fiscal etc e também vai precisar passar um cartao e tals. da pra fazer isso?
[quote=denisspitfire]o gateway imprime em cupom fiscal?
é como se fosse uma loja que tem os pinpads e preciso gerar cupom fiscal etc e também vai precisar passar um cartao e tals. da pra fazer isso?[/quote]
isso eu nao vou poder te responder exatamente, não cheguei a trabalhar com sistema que comunicasse com algum gateway de pagamento desta forma… acredito que não tem muito sentido o gateway te passar um cupom fiscal em si, exceto de repente informações que você vai colocar no cupom que você cria, como por exemplo o código da transação na operadora de pagamento. Te indico escolher alguma para trabalhar e ver o suporte dela…
vlw
o da locaweb eu ja vi que nao da. Ele só integra as formas de pagamento e nao emite a nota impressa.
na verdade não tem muito sentido mesmo… o sistema deles nesse caso é um gateway de pagamento, ele te ajuda … no pagamento… a nota é responsabilidade sua…se essa nota for fiscal ainda por cima ai você vai encontrar mais uma porrada de problemas mas enfim… é outro escopo.