Tela de espera com Swingworks

Bem galera, minha duvida é a seguinte, tenho uma aplicação onde alguns processos são um pouco demorados e eu gostaria de apresentar uma tela de aguarde enquanto executo esses métodos “não um progressBar”, estou utilizando o SwingWorks pra fazer isso, porem quando eu chamo a minha tela de aguarde o SwingWorks não da continuidade pois ele vai pro código de exibição da tela, estou utilizando JDialog nas minhas telas, alguém pode me ajudar ?

Você tem de fazer processos paralelos!

Pesquise sobre o uso de Threads.

Exemplo de execução paralela de um código juntamente com uma tela de splash:

Thread t1 = new Thread(() -> {
            envioEmailAutomatico(); //Execução de um código como por exemplo o envio de um e-mail
        });
        t1.start();//Inicia a primeira Thread

Thread t2 = new Thread(() -> {
            Splash splash = new Splash();//Instância da jDialog com um gif escrito "Aguarde"

splash.setUndecorated(true);//Remove as bordas da jDialog

splash.setVisible(true);//Exibe a JDialog
            try {
                t1.join();//Executa em paralelo as duas Threads (Enquanto estiver enviando o e-mail a tela de splash fica visível)
            } catch (InterruptedException ex) {
                System.out.println("Erro -> ".concat(ex.getMessage()));
            }

splash.dispose();//Fecho a tela de splash
        });
        t2.start();//Inicia a segunda Thread

Entendi, mais dessa forma estaria correto? Pois li em varios topicos que não é correto usar thread para trabalhar com Swing, o mais apropriado seria o SwingWorks

Cara na minha humilde opinião isso é muito relativo!
Tudo depende do contexto geral de aplicabilidade, cenário real de uso, problema x solução…
Não diria que esta forma é incorreta, eu diria que é uma das possíveis soluções a se utilizar, porém vale ressaltar que você deve analisar o problema como um todo, e decidir qual a melhor solução a ser utilizada.

Tentei adaptar este teu codigo, não funcionou aqu, deu o mesmo problema que já tenho, na hora em que ele da o setVisible(true); no meu JDialog de espera ele não consegue continuar o codigo até o t1.join();

posta seu código e o erro que está ocorrendo, fica mais fácil de visualizar e entender pra poder tentar te ajudar.

Esse é o JDialog de aguarde:

public class Aguarde2 extends JDialog {

private static final long serialVersionUID = 1L;

public Aguarde2() {
	setBounds(100, 100, 342, 101);
	setUndecorated(true);
	setModal(true);
	getContentPane().setLayout(null);

JLabel lblAguarde = new JLabel("AGUARDE...");
	lblAguarde.setFont(new Font("Tahoma", Font.PLAIN, 16));
	lblAguarde.setHorizontalAlignment(SwingConstants.CENTER);
	lblAguarde.setBounds(10, 11, 322, 79);
	getContentPane().add(lblAguarde);
}

}

e Esse o JDialog onde faço a chamada:

Thread t1 = new Thread(() -> {
        importXML();
    });
    t1.start();

Thread t2 = new Thread(() -> {
        Aguarde2 aguarde = new Aguarde2();

aguarde.setVisible(true);//Exibe a JDialog
        try {
            t1.join();
        } catch (InterruptedException ex) {
            System.out.println("Erro -> ".concat(ex.getMessage()));
        }
        aguarde.dispose();
    });
    t2.start();

E qual é o log erro ?

Ai que ta, não da erro algum, eu fiz um teste de colocar um sysout antes e depois do t1.join pra verificar como estava passando, porém nenhum dos dois aparecem, pelo que vi, quando faço aguarde.setVisible(true); a compilação para na tela de aguarde e só continua quando consigo fechar ela

Alterei a sua classe Aguarde2 e fiz um teste simples aqui e funcionou perfeitamente!

public class Aguarde2 extends JDialog {

private static final long serialVersionUID = 1L;

public Aguarde2() {
        setBounds(100, 100, 342, 101);
        setUndecorated(true);        
        setDefaultCloseOperation(javax.swing.WindowConstants.DISPOSE_ON_CLOSE);

JLabel lblAguarde = new JLabel("AGUARDE...");
        lblAguarde.setFont(new Font("Tahoma", Font.PLAIN, 16));
        lblAguarde.setHorizontalAlignment(SwingConstants.CENTER);
        lblAguarde.setBounds(10, 11, 322, 79);
        getContentPane().add(lblAguarde);
    }

}

Funciona, só que tem um pequeno problema, como uso JDialog como modal, quando chamo o Aguarde2 ele fica por trás do JDialog, e se eu setar o modal no Aguarde2 ele trava novamente na tela, acredito que não tem uma solução para esse problema devido o uso do modal, ou você saberia como posso contornar isso ?

Cara esse problema dos modais é complicado, eu tenho uma classe para tratar esse tipo de coisa, mas só funciona entre frame x frame e frame x dialog.
Dialog pra Dialog não sei se tem uma forma de tratar.

Valeu cara, agradeço pela ajuda, vou ver oque consigo fazer por aqui pra contornar esses problemas

Talvez quem conheça alguma forma de contornar esse problema entre transição de modal entre JDialogs é o @staroski.