Sou iniciante em java, porém quaz tudo que vejo é novo pra mim, e com isso muitas duvidas surgem.
Estou desenvolvendo uma aplicação desktop e de “inicio” fiz um frame principal que possui um jMenu com dois jMenuItem, um para cadastro de cliente e o outro de cadastro de Funcionarios.
Minha duvida é o seguinte, para cada jMenuItem, tenho que criar um novo JFrame? criando um Jframe posso separar uma classe para Cadastro de clientes e outra para cadastro de Funcionarios?, mas se eu criar mais jMenuItem ficaria com muitas janelas e se eu abrir a tela de cadastro de clientes e de cadastro de funcionarios não ficará dentro da frame principal como um jDesktopPane certo? pois se eu minimizar o frame principal as telas abertas náo minimizar correto?
E se eu fizer com jTabbedPane, tipo quando clicar em um jMenuItem ele habilitar um novo jTabbedPane, praticamente todo o codigo fonte ficaria no frame principal correto?
tem como eu criar um novo jTabbedPane para cada tela? por exemplo: uma para cadastro de clientes e uma para cadastro de funcionarios, senão teria que adicionar varios jTabbedPane no frame principa o codigo ficaria todo no frame principal, ou seja ficaria gigante demais.
O que vocês sugerem? como vocês usaria? e se tiver melhora o entedimento.
só um detalhe…cada tela é um novo jframe…(mais vc poderia colocar tudo na mesma janela e ir trocando os elementos, “seria a pior forma possivel”)
como eu disse tudo é possivel, o que vai fazer o sistema funcionar de uma maneira ou de outra é a sua lógica,
pode ser que você siga um padrão existe e sua app nao faça sucesso…
o lance de todo o codigo ficar no frame principal, é uma má pratica…, o correto é que exista classes para tratar as informações, e o Jframe apenas chama os métodos dessas classes…
de uma estudada sobre classes, objetos, DAOs… vai te dar uma clareada…
uma lida na FJ-11 da caelum também é uma boa idéia…