Boa tarde pessoas, como estão? Espero que bem
Estou estudando JAVA, uso Ubuntu e W10. Em ambos os sistemas uso o Notepad++ e executo no Terminal/CMD.
Estou praticando sistemas de decisoes um pouco mais complexos e me deparei em uma situação que deveria usar algum operador com função de “e” ou “ou”.
Pesquisando nos sites e apostilas descobri o |, ||, & e &&. Mas me veio a dúvida: “Qual a diferença entre || e | e entre & e && ?”.
Fiz varios testes e cheguei a comclusão de que || e | são a mesma coisa e que & e && também são a mesma coisa, operam da mesma forma.
Alguem com experiencia em JAVA pode confirmar essa informação ?
|| é o operador ou lógico && é o operador e lógico || é o operador ou aritmético & é o operador e aritmético
Os operadores logísticos só funcionam com operandos boolean
Já os operadores aritméticos funcionam com operandos byte, short, int e long e, como o nome sugere, servem para realizar operações aritméticas.
Outra diferença é ao utilizar em esses operadores em um if ou em um operador ternário com operandos boolean:
Ao usar o operador &&, se o primeiro operando for false, o segundo operando nem é avaliado. Entretanto ao utilizar o operador &, ambos os operadores sempre são avaliados.
Ao usar o operador ||, se o primeiro operando for true, o segundo operando nem é avaliado. Entretanto ao utilizar o operador |, ambos os operadores sempre são avaliados.
É aí que quero chegar. Eu fiz vários teste dentro de um IF para ver as diferenças entre & e &&.
Olha esse codigo simples que fiz de exemplo:
public static void main(String args[]) {
int x, y, z;
x = 10; y = 25; z = x+y;
if(x == 15 & y == 25){
System.out.println("Sum of x+y = " + z);
}
System.out.println("CODE ENDED");
}