Tem como resolver isso?

Boa tarde Galera,

Desculpem pelo assunto, mas estou sem criatividade para ele… :oops:

Bom, tenho um problema e não sei como resolver, gostaria de saber se alguém já passou por algo parecido ou se tem alguma idéia…

Pretendo fazer um projeto que será simulados para certificações, inicialmente só de java. Neste projeto os moderadores iram colocar novas questões com as alternativas e respostas corretas…

Um problema que encontrei durante o planejamento foi o seguinte…

Como um moderador vai saber que a questão que ele está inserindo não existe na base de dados?

Tem como fazer algum tipo de pesquisa para verificar isso?

Ah! Irei fazer este projeto com JSP/Servlet/Struts

Qualquer opinião construtiva é bem vinda! :slight_smile:

Atn.
Dennys Fredericci

Voce pode disponibilizar uma consulta para o cara. Mas de qualquer forma, nao ha um processo totalmente livre de falhas.

Aproveitando: vc ja deu uma olhada no UltraMock? http://www.certificacaojava.com.br

Rafael

Ahn… No máximo, e no máximo, daria para você ter algo semelhante ao algoritmo do CPD (Copy/Paste Detector), um recurso do PMD.
Para mais detalhes, veja este artigo:
http://www.onjava.com/pub/a/onjava/2003/03/12/pmd_cpd.html

Obviamente isso não é exatamente o que você quer - você queria algo mais inteligente (por exemplo, se eu submeto uma questão “Qual é o package da classe String?” você não iria querer que a questão “A classe String fica em que package?” fosse incluída - são questões repetidas), mas como você sabe, computadores não são exatamente inteligentes…

Isso requer um revisor humano. De tempos em tempos, listam-se as questões, e removem-se (ou alteram-se) as questões repetidas.

[quote=Rafael Steil]Voce pode disponibilizar uma consulta para o cara. Mas de qualquer forma, nao ha um processo totalmente livre de falhas.

Aproveitando: vc ja deu uma olhada no UltraMock? http://www.certificacaojava.com.br

Rafael[/quote]

Olá Rafael!

Eu conheço o UltraMock, mas parece que ele anda meio parado… pelo menos faz um tempo que não vejo atualizações…

Atn.
Dennys Fredericci

Mas nao ter releases por um determinado tempo nao significa que o projeto eh inutil :wink:

De fato nao atualizamos ele a um bom tempo, mas de maneira alguma eh um projeto inacabado / inutil. Seria um otimo comeco para vc, alem de ser bom para o projeto tambem.

Rafael

[quote=Rafael Steil]Mas nao ter releases por um determinado tempo nao significa que o projeto eh inutil :wink:

De fato nao atualizamos ele a um bom tempo, mas de maneira alguma eh um projeto inacabado / inutil. Seria um otimo comeco para vc, alem de ser bom para o projeto tambem.

Rafael[/quote]

Certo… o que eu precisaria para dar continuidade a este projeto?

Atn.
Dennys Fredericci

Primeiramente veja se o projeto lhe sera util mesmo. Apesar de eu ter sugerido o UltraMock, talvez voce tenha algo diferente em mente.

Mas, considerando que eh um bom comeco, bastaria vc baixar o source do CVS e comecar a trabalhar nele. Ai, dependendo dos resultados obtidos / seu interesse, colocamos as modificacoes na versao oficial.

Rafael

[quote=Rafael Steil]Primeiramente veja se o projeto lhe sera util mesmo. Apesar de eu ter sugerido o UltraMock, talvez voce tenha algo diferente em mente.

Mas, considerando que eh um bom comeco, bastaria vc baixar o source do CVS e comecar a trabalhar nele. Ai, dependendo dos resultados obtidos / seu interesse, colocamos as modificacoes na versao oficial.

Rafael[/quote]

O projeto será util sim, o projeto que eu comecei a planejar era simplesmente para começar a trabalhar com java, hoje eu não trabalho com java, e isso é um ponto negativo, esse é um dos fatores que fazem com que eu não consiga entrar neste mercado…

Onde posso baixar o CVS? não encontrei nada no site…

Atn.
Dennys Fredericci

Otimo entao. Voce ganha experiencia e ao mesmo tempo divulga sua marca (i.e: seu nome :D) para o mundo.

O projeto esta no java.net: https://ultramock.dev.java.net

Nao sei se a galera esta usando o CVS do java.net (Steil confirma?), se for voce se cadastra la, aponta teu cliente de CVS (Eclipse?) para cvs.dev.java.net, utiliza teu login/senha (metodo pserver), localiza o projeto na arvore do CVS (diretorio ultramock) e baixa o projeto. Depois pra fazer commit voce entra em contato com um dos mantenedores (jeveaux, peas - paulo silveira, rafaelsteil - todos participam aqui do GUJ).

Marcio Kuchma

O endereco eh esse mesmo que o Kuchma passou. As informacoes sobre o cvs estao no link “version control”.

Rafael

Bom…

vou baixar o fonte, dar uma estudada e depois converso com vocês!

Valeu!

Atn.
Dennys Fredericci

Já enviei a solicitação para ser desenvolvedor do projeto…

Atn.
Dennys Fredericci

Ahn… No máximo, e no máximo, daria para você ter algo semelhante ao algoritmo do CPD (Copy/Paste Detector), um recurso do PMD.
Para mais detalhes, veja este artigo:
http://www.onjava.com/pub/a/onjava/2003/03/12/pmd_cpd.html

Obviamente isso não é exatamente o que você quer - você queria algo mais inteligente (por exemplo, se eu submeto uma questão “Qual é o package da classe String?” você não iria querer que a questão “A classe String fica em que package?” fosse incluída - são questões repetidas), mas como você sabe, computadores não são exatamente inteligentes…

Isso requer um revisor humano. De tempos em tempos, listam-se as questões, e removem-se (ou alteram-se) as questões repetidas.
[/quote]

Obrigado pela dica, mas vou ajudar neste outro projeto, o bom que ele já tem algo pronto, coisas que não conheço e vou estudando… :slight_smile:

Atn.
Dennys Fredericci

[/quote]

Uma ideia é você indexar todas as String de uma questão, no caso de duas questões como as acima, teriamos três “coincidências” package classe String, o seu sistema poderia dar um warning pra pessoa que está fazendo a segunda pergunta, alertando que existe uma questão muito parecida e solicitando que ele confirmasse após ler a outra questão se deve adicionar ou não.
Outro fator que pode ser utilizado é a indexação das respostas usando esse mesmo conceito. Você poderia acabar criando um fator de “paricidência” (parecido + coincidência, :oops: ) em %.

A se a minha professora de portugues da quinta série me visse agora :smiley:

Marvin

Ao meu ver nao deveria ser dado tanta enfase a essa tentativa de deteccao automatica de questoes duplicadas. Vai ser um codigo bem complicado e longe do perfeito, se nao bastante falho.

Vale muito mais a pena investir tempo em prover uma maneira facil de inserir novos conteudos e consultar o material ja existente. Fica a cargo dos “moderadores” a responsabilidade de nao inserir coisas duplicadas. Claro que de vez em quando alguma coisa vai passar, mas com feedback dos usuarios tudo se resolve.

Rafel