Tem empresas que vendem planilhas em excel. Porque não aceitariam Java Desktop (Swing)?

Tem empresas que vendem planilhas em excel.
Porque não aceitariam Java Desktop (Swing)?

O que uma coisa tem a ver com a outra? Qual sua dúvida (ou reclamação) exatamente? :thinking:

“Vender” depende da capacidade de quem vende de convencer quem vai comprar. É possível vender praticamente de tudo, se fizer o marketing do jeito certo.

Abraço.

3 curtidas

São públicos diferentes. Se eu falar de swing com meus clientes que usam Excel, vao dar gargalhada.

2 curtidas

Já tirou a dúvida no post abaixo são públicos diferentes.
Não conseguia entender porque planilhas em excel poderiam ser vendidas e tem vários sites vendendo e com muitas soluções simples e com um preço até consideravelmente bem alto.
E por outro lado em outros posts em vários locais diferentes vendo falarem que Java Desktop morreu e que não vende mais e as empresas não aceitam.

1 curtida

Também não entendo isso. Mas foi como o TerraSkilll mencionou:

Não acredito que o Java Desktop morreu, por mais que o Swing tenha acabado, ele é gigante. Eu particularmente curto bastante, até hoje o Swing não tem me decepcionado…

1 curtida

Java é custoso de manter. Mas independente de qual tecnologia, já faz um tempo que desktop morreu como plataforma para sistemas de informações.

Por outro lado, como @TerraSkilll falou, se fizer um bom marketing você vende qualquer coisa.

2 curtidas

Essa não é a minha dúvida. Minha dúvida é: por que você acha que, só porque há quem consiga vender planilhas Excel, aplicações Swing também devem vender bem? Realmente são públicos distintos, como disse o javaflex.

Por que as empresas deveriam aceitar a tecnologia X ou Y? Na maior parte dos casos, isso faz pouca diferença. Você não oferece para o cliente uma aplicação Swing, você oferece uma solução. Desde que a tecnologia usada permita manutenção e resolva mais problemas do que cause, para o cliente tanto faz.

Swing não morreu (o que quer que isso signifique), mas tornou-se uma opção menos atrativa que outras no mesmo nicho (desktop). Insistir nele até pode levar a algum sucesso comercial, mas não é a melhor opção atualmente, por motivos variados. Simples assim.

Abraços.

2 curtidas

Swing mesmo “morto” está mais vivo do que JavaFx.

2 curtidas

Obrigado gente. É que tomar decisões e prever o que pode acontecer é muita responsabilidade.

Importantissimo esse ponto, e no fim das contas o que o cliente quer é o “bom, bonito e barato e rapido”, além do mais mesmo querendo comparar excel com swing, o excel sempre ganhara por ser um produto pronto que fornece resultado, ja com swing para fornecer resultado, vc tera de criar do zero e manter… minha opinião obviamente…

Não acho que uma aplicação vindo do Excel possa se tornar visualmente “bonita”. Se for pra pensar em criar do zero, os dois teriam que fazer isso, mas acho que vai de gosto mesmo. Eu iria preferir usar o Swing, até porquê não manjo de Excel… Funcionando no final e o cliente gostando, é o que importa.

Como foi dito, não vendemos Java, C++, Excel, C#… Vendemos soluções prontas, creio que o cliente nem precisa saber como foi feito…

Meu foco era tentar passar que o excel ja ta pronto e fornecer resultado nada mais é do que montar os dados entende é nesse sentido que eu me refiro… a questão de bonito é apenas parte do dito popular…

Exatamente! Se atingiu o que o cliente precisa ele tá pouco se lixando se foi feito em Assembly, Pascal, C#, C++, Java, JavaScript, Excel, bat, shell… Pro usuário final isso não tem diferença. “Se funciona, tá bom”.

1 curtida

É o que eu precisava “escutar” (ler).

Concordo. Com VBA dá pra ir longe no Excel, podendo criar formulários normalmente e de uma forma menos custosa pro cliente manter.

1 curtida

Obrigado pelas respostas. Cheguei a conclusão que tudo o que formos fazer vai sempre chegar pelo menos um e vai falar não faça isso, essa tecnologia tá morrendo, ninguém compra isso, e por aí vai fazendo de tudo pra nos desistir. O cliente não vai querer saber se o produto resolve o problema, depois pode ser que ele questione sobre a tecnologia. Como disseram acima marketing e vendas são áreas que influem muito na venda de um software.
Abraços.