Ano que vêm irei iniciar um pós-graduação e como agora em dezembro terei um mês de férias :), já queria ir amadurecendo idéias para o meu TCC. Uma possível idéia de tema seria: “Proposta de Arquitetura de Sotware para a plataforma JEE visando agilidade e qualidade”, onde eu pensei em abordar conceitualmente os seguintes temas:
SVN: importancia de um versionar (criar linhas de base, etc…)
Maven: gerenciamento e automatização do construção do software
JUnit e Selenium para testes
Plugins que avaliam código como PMD, CheckStyle, etc…
Meu objetivo é sugerir uma arquitetura que defina boas práticas, técnicas e ferramentas que auxiliam na produção de software de qualidade.
Após essa definição conceitual, onde alêm de mostrar o conceito, eu falaria tbém a vantagem de utilização no projeto. Após isso eu desenvolveria um pequeno estudo de caso.
Pelas idéias que vc passou esse trabalho vai focar bastante em testes, métricas, etc… pois pra falar de qualidade terá que passar por metodologias de testes, tem um livro do PRESSMAN (Engenharia de Software) que fala bastante sobre Qualidade, usei esse livro como uma das fontes do meu TCC, derepente pode te ajudar, achei interessante sua idéia de TCC.
Achei legal a idéia, mas como é um estudo, e isso pode durar alguns anos, tem que ser útil daqui a alguns anos também. Pra isso talvez não focaria tanto em um framework específico, igual vc disse JUnit e Selenium. Tomar foco, neste caso, a importância dos testes unitários e testes de interface. Citar os frameworks sim, mostrar usando eles sim, mas cuidado pra não deixar eles aparentarem ser a única opção, ou melhor, a melhor arquitetura “frameworkmente” falando.
Da mesma forma do Maven, falar da funcionalidade dele, e porque ele é útil, mas também citar que existe o ant. Isso deixa o artigo mais científico e menos técnico
Na minha opinião o seu titulo está com um pouco de discordância com os temas abordados.
A Arquitetura de software, na minha opinião, envolve outros conceitos.
Os temas por você citado, se encaixa melhor em MÉTODOS e TÉCNICAS de desenvolvimento de software visando agilidade e qualidade, e Não diretamente em Arquitetura de Software.
[quote=ivansalvadori]Na minha opinião o seu titulo está com um pouco de discordância com os temas abordados.
A Arquitetura de software, na minha opinião, envolve outros conceitos.
Os temas por você citado, se encaixa melhor em MÉTODOS e TÉCNICAS de desenvolvimento de software visando agilidade e qualidade, e Não diretamente em Arquitetura de Software.
Espero ter colaborado com sua pesquisa.
[/quote]
Olá ivansalvadori!
Pois é… fiquei na dúvida mesmo na hora de entitular minha idéia… inicialmente eu tinha pensado em “Conjunto de boas práticas, técnicas e ferramentas que auxiliam na produção de software de qualidade - Um estudo de caso na plataforma JEE”, mas a princípio achei meio estranho… O que acha dele?
Acredito que representa melhor o teu objetivo!
Mas não se preocupe, faça o seu projeto, escreva seus resultados, e ajuste o titulo depois.
Como dizem:
o título é sempre o ultimo a saber.
Ano que vêm irei iniciar um pós-graduação e como agora em dezembro terei um mês de férias :), já queria ir amadurecendo idéias para o meu TCC. Uma possível idéia de tema seria: “Proposta de Arquitetura de Sotware para a plataforma JEE visando agilidade e qualidade”, onde eu pensei em abordar conceitualmente os seguintes temas:
SVN: importancia de um versionar (criar linhas de base, etc…)
Maven: gerenciamento e automatização do construção do software
JUnit e Selenium para testes
Plugins que avaliam código como PMD, CheckStyle, etc…
Meu objetivo é sugerir uma arquitetura que defina boas práticas, técnicas e ferramentas que auxiliam na produção de software de qualidade.
Após essa definição conceitual, onde alêm de mostrar o conceito, eu falaria tbém a vantagem de utilização no projeto. Após isso eu desenvolveria um pequeno estudo de caso.
O que acham? (Será que estou viajando muito???) [/quote]
Considere:
Git (ao invés do SVN)
TestNG (ao invés do JUnit) e Arquillian
Além disso, pense também em TDD (talvez BDD, também). Digo porque, ao falar de “agilidade” será praticamente impossível você passar sem falar de metodologias ágeis, que têm uma grande ênfase em TDD e técnicas de testes.
Boa tarde,
Faço Ciência da Computação e estou no terceiro ano tenho que fazer meu tcc esse ano e não sei o que fazer se poder me ajudar.
Gostaria de algo na a área de Engenharia de Software e Gerencia de Projetos.
Obrigada.
Carol, boa tarde. Não replique sua postagem em todo e qualquer tópico que você achar sobre TCC aqui no GUJ. Há um oficial sobre isso e você já está nele, não tem porque ficar repetindo isso ressuscitando posts que estavam enterrados, pois isso atrapalha e muito o bom andamento do fórum.