Temas para TCC - Aviso aos navegantes

Pra farmácia, jah vi pesquisas usando Mathlab pra fazer análise, com IA, em cima de espectros de cores de amostras de fármacos…

O problema é que ainda (na minha universidade) não conseguiram resolver o problema… HAUhaua

Vini, uau! Parabéns pelo seu TCC!!!
:smiley:

O meu seria bem… mais… simples… hehehe :oops:

[quote=ViniGodoy]
Pode. E geralmente é. Mas tudo depende da maneira que você descreva o seu sistema e, se o que ele contém é interessante para academia ou não. O mais interessante mesmo é você conversar com o seu orientador.[/quote]

Na verdade, daqui há 1 mês mais ou menos, começarei a desenvolver um sistema para uma loja…
Desde estoque, levantamento, mala direta, até gráficos comparativos…

E… pensei… assim… poderia caprichar BEM nesse sistema e apresentar como meu TCC…

Então minha dúvida é… se gerealmente esse tipo de sistema é aceito… ou se exigem que seja algo… mais… diferente…?

É isso,
Mto obrigada…
Dina

[quote=dedejava]
Estamos no mesmo barco. Eu acrescentaria física nuclear, mas esse fica em segundo plano.
Apesar do que você falou em tudo, você ainda trabalha com Java. Isso sim é que é gostar de computadores… gostar de C++ e programar em Java ahauha.
Abraço.[/quote]

Trabalho com Java, mas na indústria. O que é muito legal, porque por aqui fazemos coisas diferentes de cadastro e relatório.

Será que seria? Se você olhar bem, meu sistema basicamente:

  1. Lia dados de uma serial e gravava na memória do palm (não interessa exatamente ser de um GPS, o processo é o mesmo);
  2. Transferia esses dados para um PC (tem APIs prontas do Palm para isso);
  3. Gerava um relatório no formato Rinex.

Havia alguns calculos para converter do padrão SIRF para Rinex, e para eliminar os erros, mas o engenheiro que me ajudou me deu as fórmulas prontas, só precisei transforma-las em programas de computador (e não tinha nada envolvendo cálculo). Mas… que parece muito complicado, isso parece…

Isso realmente depende da sua faculdade. O melhor mesmo é falar com o orientador. Como um TCC de graduação pode ser simplesmente a apresentação de tecnologias (mesmo que de mercado), creio que seria aceito sim. Mas a palavra final é da faculdade, então, fale com ele! :slight_smile:

Ae… eu tbm o com esta duvida… eu odeio matematica, calculo x,y,z… etc… e odeio redes e o resto eu gosto…
qual seria um bom TCC pra mim?

Dina sistemas deste tipo raramente são aceitos em Ciencia da Computação… podem ser aceitos em cursos como TI ou barcharelado em informatica mas ciencia e dificil pela simplicidade… em ciencia eles querem algo extraordinario diferente do que existe ja algo novo… e não um sistema de gestao ERP isto dificilmente e aceito… a menos que seu sistema faça algo como prever coisas na gestão da empresa… fazer analises de gastos ganhos etc… fazer coisas que um gestor que usa o sistema faz e nao ser uma ferramenta simples ao gestor que faz cadastros e emite relatorios isto e simples demais… um sistema destes pra ser aceito deve pensar como o gestor e dar a solução pronta para o problema ou pelomenos bem mastigada para resolução deste… mas tudo depende de sua faculdade e de seu orientador… fale com ele…

[quote=luistiagos]Ae… eu tbm o com esta duvida… eu odeio matematica, calculo x,y,z… etc… e odeio redes e o resto eu gosto…
qual seria um bom TCC pra mim?
[/quote]

Algum sistema que envolva web ou banco de dados… pode também ser o estudo de alguma paradigma novo (Orientação a Aspectos, por exemplo), ou fazer algo não trivial com uma linguagem mais exótica (Erlang, por exemplo).

Não vá para: IA, Criptografia, computação gráfica, ou qualquer coisa que queira fazer “análise”. Geralmente essas áreas usam muita matemática.

Opa apresentei meu TCC sexta e passei, era sobre Java com Legos para automação de Backups.
foi treta fazer por uma série de limitações.
conselho das lições aprendidas, não faça um tcc só p/ passar, faça algo que lhe agregue valores e conhecimentos :smiley:

Obrigada pelas respostas pessoal!!
:slight_smile:

Então quem perguntou sobre integração de CC e medicina: As áreas mais promossiras (para seres humanos hehehe) são as áreas de visão computacional, processamento de imagens e IA, pelo pouco que vi. Conheço projetos de reconhecimento de padrões em imagens de pessoas possivelmente com câncer, na qual o sistema detecta pela imagem exame a possibilidade de tumor maligno ou benigno. Era mais ou menos minha idéia de TCC na época. Achei um tanto complexa a situação. Terminei fazendo um TCC sobre RNAs baseadas em perceptrons de n camadas aplicados à economia, uma vez que minha graduação foi totalmente orientada à administração… Na verdade IA, mais precisamente RNAs geralmente terminam em bons temas de TCC se forem explorados adequadamente.

E que tal uma ferramenta grafica para traduç~~ao de modelos tridimensionais para uso em engenharia?
Onde o engenheiro pudesse simular alterações em um modelo. Indicando somente em qual dos 3 sentidos (x,yz,) ele queria moidificar o modelo e depois visualizar o mesmo.Sem precisar redefinir o modelo, apenas com passagem de parametro.
Alguem se habilita?

[quote]
Opa apresentei meu TCC sexta e passei, era sobre Java com Legos para automação de Backups.
foi treta fazer por uma série de limitações.
conselho das lições aprendidas, não faça um tcc só p/ passar, faça algo que lhe agregue valores e conhecimentos [/quote]
Começamos bem a semana então! Parabéns, Eduardo!

Dois amigos meus fizeram um TCC sobre você transformar o código de uma linguagem em fluxograma e outro fez o contrário… colocar peças que representam o código e o código é gerado (tipo JForm no NetBeans).

Olá pessoal! :slight_smile:

Faço Licenciatura em Matemática e sou técnica em programação de computadores, por isso estou procurando um tema que una o útil ao agradável. Que possa utilizar os benefícios da tecnologia para facilitar o aprendizado da matemática.

Já pensei em jogos que estimulem o raciocínio lógico-matemático e em softwares educativos, mas todas as sugestões serão bem vindas… :slight_smile:

A previsão de entrega do TCC é maio/2008.

Grata!!!

Oi Lydia, você já pensou em um tema relacionado a criptografia?

[size=16] Olá pessoal, preciso da ajuda de vocês. Tenho que iniciar meu TCC o mais rápido possível pois tenho que apresentá-lo em julho de 2008 e ainda não consegui encontrar um tema específico pois a Faculdade está bem exigente.
Estive pesquisando e uma boa cartada seria desenvolver algo para Tv Digital, mas não sei como é que vou testar e apresentar isso funcionando para a banca avaliadora, pois como é que eu vou simular uma emissão de digital?
SOCORRO!!![/size]

Oi Juliano, se você tem tão pouco tempo, seria melhor pegar algo com mais bibliografia e que seja valorizado pela academia.
Algo como IA, por exemplo. Um trabalho sobre tecnicas de aprendizagem de máquina. Há muita bibliografia disponível e de boa qualidade.

O melhor mesmo é falar com o seu orientador.

PS: Ajudaria se você seguisse as dicas do Thingol, que iniciou o post.

[quote=Lydia Oliveira]Olá pessoal! :slight_smile:

Faço Licenciatura em Matemática e sou técnica em programação de computadores, por isso estou procurando um tema que una o útil ao agradável. Que possa utilizar os benefícios da tecnologia para facilitar o aprendizado da matemática.

Já pensei em jogos que estimulem o raciocínio lógico-matemático e em softwares educativos, mas todas as sugestões serão bem vindas… :slight_smile:

A previsão de entrega do TCC é maio/2008.

Grata!!!
[/quote]

Já conhece o LOGO?

Estou cursando Sistemas de Informação e me formo no final de 2008.
Alguém aí teria um bom problema prático para ser resolvido ou algo interessante de ser desenvolvido para sugerir?

Eu me interesso muito por:
Programação (tanto de alto quanto de baixo nível)
Banco de Dados
Inteligencia Artificial
Computação Gráfica

Queria fazer algo que não fosse trival, uma vez que tenho 1 ano pra desenvolver.

[quote=ViniGodoy][quote=luistiagos]Ae… eu tbm o com esta duvida… eu odeio matematica, calculo x,y,z… etc… e odeio redes e o resto eu gosto…
qual seria um bom TCC pra mim?
[/quote]

Algum sistema que envolva web ou banco de dados… pode também ser o estudo de alguma paradigma novo (Orientação a Aspectos, por exemplo), ou fazer algo não trivial com uma linguagem mais exótica (Erlang, por exemplo).

Não vá para: IA, Criptografia, computação gráfica, ou qualquer coisa que queira fazer “análise”. Geralmente essas áreas usam muita matemática.[/quote]

Eu estou na mesma situação: “odeio matematica, calculo x,y,z… etc… e odeio redes e o resto eu gosto…”

Alguém pode me dar uma luz??? Previsão de me formar no final de 2008 mas queria desde já começar a pesquisar e ler sobre.

[quote]Eu estou na mesma situação: “odeio matematica, calculo x,y,z… etc… e odeio redes e o resto eu gosto…”

Alguém pode me dar uma luz??? Previsão de me formar no final de 2008 mas queria desde já começar a pesquisar e ler sobre.[/quote]

Apesar de eu também estar em busca de um tema, ericsobral, se você não gosta de matematica e redes, procure algo relacionado a banco de dados, padrões de projeto ou até mesmo IA (existem certos algoritmos que não utilizam muita matematica)

Eh, desculpa a ignorância sobre, mas tipo: procurar onde?

Curto banco de dados (atualmente trabalho com isso). Vi um pouco de padrões de projeto e achei maneiro. IA vou pegar agora…

Alguém pode falar um tema pra eu sair pesquisando?