Temas para TCC - Aviso aos navegantes

Um tema interessante relacionado a banco de dados é o data mining, mas como você disse que não gosta de matematica, seria um pouco complicado, pois envolve muita estatistica. Eu gosto de matemática, para mim o problema do data mining é encontrar bases de dados reais para que eu possa testar o sistema. Além disso, como eu poderia testar se o conhecimento encontrado condiz com a realidade?

Se alguém souber alguma maneira, por favor, diga.

Olá pessoal…

Estou no 3º ano, curso ciências da computação, e queria uma idéia de um TCC relacionado com PIC, Microcontrolador e tal. Já li bastante, estou guardando bastante material, mas estou com medo de perder muiiito tempo e depois desistir do tema :shock: pois ainda não sei no que posso aplicar ou no que me aprofundar…
Se alguém puder me ajudar, juro colocar um agradecimento!!! :lol:

T+ pessoal!

[quote=Fer]Olá pessoal…

Estou no 3º ano, curso ciências da computação, e queria uma idéia de um TCC relacionado com PIC, Microcontrolador e tal. Já li bastante, estou guardando bastante material, mas estou com medo de perder muiiito tempo e depois desistir do tema :shock: pois ainda não sei no que posso aplicar ou no que me aprofundar…
Se alguém puder me ajudar, juro colocar um agradecimento!!! :lol:

T+ pessoal![/quote]

escolha algo simples neste contexto q você falou, pois os professores vão complicar bastante lá na frente.

ae galera, para quem gosta de BI e java, uma boa seria abordar um trabalho pratico, desde a construcao de um DW a construcao de ferramenta de acesso aos dados, em java existe o componente mondriam que eh uma boa, tah ai a dica, se precisarem de ajuda toh ai

vlws

Eu estou no 2º ano de ciência da computação e já estou começando a pensar no meu tcc. Na faculdade em que estudo dependendo da complexibilidade do tema, o tcc pode ser desenvolvido em grupo. No meu caso estou com um grupo de 4 pessoas e estamos pensando fazer sobre automação residencial. Nos estamos com essa idéia desde o 2º periodo e contamos com a ajuda de um ótimo professor. Primeiramente seria um sistema que controlava todos os comodos da casa, a pessoa poderia fazer isso pela internet de qq lugar. Essa é a idéia inicial, mas como a provavel apresentação seria apenas em meados de 2010 teremos tempo suficiente para implementar um grande projeto (pelo menos eu acho).

Gostaria de utilizar java na construção do sistema.

E ai o que vcs acham do tema e da idéia de usar java?

vlw

[quote=KassiPretti]Eu estou no 2º ano de ciência da computação e já estou começando a pensar no meu tcc. Na faculdade em que estudo dependendo da complexibilidade do tema, o tcc pode ser desenvolvido em grupo. No meu caso estou com um grupo de 4 pessoas e estamos pensando fazer sobre automação residencial. Nos estamos com essa idéia desde o 2º periodo e contamos com a ajuda de um ótimo professor. Primeiramente seria um sistema que controlava todos os comodos da casa, a pessoa poderia fazer isso pela internet de qq lugar. Essa é a idéia inicial, mas como a provavel apresentação seria apenas em meados de 2010 teremos tempo suficiente para implementar um grande projeto (pelo menos eu acho).

Gostaria de utilizar java na construção do sistema.

E ai o que vcs acham do tema e da idéia de usar java?

vlw[/quote]

Muito legal o tema, bem interessante.
Quanto a usar Java eu acho legal tbm, mas não sei se vcs vão conseguir fazer tudo só com Java…

Seria legal desenvolver uma interface bem legal que mostra o estado em que se encontra cada cômodo… Ouvi falar que estão usando Flex na camada de apresentação para fazer o controle de uma usina hidroelétrica.

Ta certo que o que importa é funcionar, mas se tiver uma carinha bonitinha é melhor ainda :smiley:

Enfim boa sorte e manda bala, pq o tempo passa que a gente nem vê e vcs vão ter muito o que fazer.

Até mais!

Olá…

Gostaria de saber de algum projeto possível para TCC relaçionando essas tecnologias:

  • J2EE
  • padrões (MVC)
  • sistemas distribuídos e heterogêneos
  • xml; etc…

Neste ponto, poderia pensar numa aplicação que envolvesse todas essas características.

Joao

Eu gosto muito das áreas de Projeto e Análise de Algoritmos , IA e Redes e queria uma susgestão de tema para desenvolver durante esse ano de 2008
vlw

Faça alguma coisa sobre como se utilizar de algoritmos de aprendizado de máquina em redes sociais pra inferir gostos e pessoas parecidas. Você encontra um bom material sobre isso no livro “Programming Collective Intelligence” da O’Reilly.

Rapaz, queria algo com arquitetura de sistemas, design patterns… visto que até aqui pelo fórum mesmo vejo que tem muita gente reclamando
da forma como alguns sistemas são feitos por aí, pelo mau uso da orientação a objetos, essas coisas… alguém tem alguma idéia?

[]´s

Alguém já fez algo utilizando mapas de conhecimentos ou mapas conceituais e dados semi-estruturados?

Cara gostei da idéia!! Faço sistemas de informação e ano que vem começo o meu tcc, como sou apressado,baixei o livro agora! mas quero mais detalhes de como seria esse projeto!! Eu utilizaria uma rede social existente? Usaria Java nos algoritmos??

Prometo que vou ler o livro mas quero algo adiantado a respeito!! :smiley:

Olá

Meu nome é Danilo

Escolhi que o tema para meu TCC será “Padrões de Projetos”.

Gostaria de uma sugestão de vocês, para definir o escopo do TCC.

O que vocês acham dos seguintes objetivos?

  • Análise crítica sobre os padrões mais utilizados

  • Padrões de Projeto aplicados a Java

  • A utilidade dos padrões de projeto

se vocês puderem me dar uma sugestão, desde já agradeço.

bem vc pode mostrar por exemplo alguns problemas reais cujo uma boa solução seria os padroes de projetos…
poderia mostrar a resolução de determinado problema usando e nao usando determinado padrao… testar tanto velocidade no desenvolvimento, reusabilidade e performace de algo com e sem os padrões de projetos e demostrar estes dados e experimentos em graficos… mostrando assim onde em que ponto e pq usar ou nao usar um determinado padrão…

recomendo o livro use a cabeça padrões de projeto e o software JMeter para testes de performace que vc pode conseguir no sourceforge…

Cara gostei da idéia!! Faço sistemas de informação e ano que vem começo o meu tcc, como sou apressado,baixei o livro agora! mas quero mais detalhes de como seria esse projeto!! Eu utilizaria uma rede social existente? Usaria Java nos algoritmos??

Prometo que vou ler o livro mas quero algo adiantado a respeito!! :smiley: [/quote]

Seguinte Ramon, dificilmente você ia poder fazer isso em uma rede social existente, porque eles são bem chatos quanto a dar informações sobre os seus usuários (e eles não poderiam estar mais certos :slight_smile: ), mas em alguns casos você ainda pode conseguir informações sobre o uso de forma anônima, como no Del.icio.us, eles fornecem os dados dos links postados no site e o Last.fm também fornece os dados de toques das músicas (no livo, inclusive, tem um exemplo usando o Del.icio.us).

O melhor mesmo seria você montar uma rede social simples só pra fazer isso, assim você ficaria mais livre pra implementar os algoritmos do jeito que você quiser, em vez de ter que seguir um formato padronizado. Os exemplos do livro são escritos em Python, mas nada impede que você passe eles pra Java, são algoritmos não muito complicados e Python é uma linguagem bem fácil de se entender, mesmo pra quem não programa nela.

Pessoal,

Já estou com meu tema definido, é uma loja virtual.

Gostaria de umas dicas e ajudas, já tem um post sobre isso aki:

http://www.guj.com.br/posts/list/71887.java

Desde já agradeço.

Cara o tema sobre algoritmos de aprendizado parece ser muuiitooo bom… mas não ficaria um pouco inviavel criar uma rede social própria ?? Inviavel no sentido de trabalhoso demais, você primeiro montaria a rede pra depois começar de fato a pesquisa sobre o TCC seria isso ???

vlw

Então, pessoal…

Tenho que entregar a monografia agora em maio.

Já andei lendo algumas coisas, mas está bem dificil escolher o tema.

Tenho mais facilidade para temas a área de Engenharia de Software. Pelo que li até agora estou inclinado a fazer algo sobre metodologias ágeis (FDD,XP, etc…), também li sobre SOA, mas descartei a idéia. Também gosto muito de Linguagens de Programação, tanto que outra idéia é estudar alguma linguagem de programação e apresenta-la.

O que acham disso? Alguma sugestão?

Faço sistemas de informação na são luis de jaboticabal com ênfase em administração, gostaria de saliêntar que eu adoro games, e sou um apaixonado por computação gráfica…queria fazer algo nesta área mais nao tenho a minima ideia de onde começar…então eu acho que com 2 anos de tempo já seria uma boa para eu conseguir iniciar os estudos…alguem pode me sugerir algo?