Bom, gostaria de começar uma discussão e ver a opinião de alguns membros que “estão ligados” ou vêem a necessidade de novas tecnologias pra web, no sentido “plataforma”. Vocês que trabalham (ou não) com web, poderiam por gentileza demonstrar a opinião sobre essas duas plataformas:
Laszlo e JSF
Qual deles é a nova tendência pra web? Eu não citei o Flex porque acredito que, possa até decolar, mas são poucos que vão usar devido a seu alto custo de compra…
Quem vocês acham que é a nova tendência? E por que?
eu só não entendi porque o admin botou o tópico nesse fórum… realmente não achei motivos pra botar ele justamente aqui… poderia ser em Desenvolvimento Web, Geral ou Java Básico/Avançado, mas o que eu menos esperava era aqui…
Laszlo é bem promissor, mas no dado momento ainda ele falta o que evoluir, principalmente por que ele consegue ser mais pesado que uma aplicação Swing, e isso é fato.
Acredito que entre Laszlo e JSF, é melhor seguir ainda pelo JSF.
Ainda eh aquele mar odioso de XML, ou isso nao eh mandatorio na spec? Tem alguma implementacao de JSF onde nao tem XML nem taglibs nem nada que nao seja codigo Java puro?
dependendo do tamanho do projeto ele pode ficar beem grande
mas eu coloco em XML só configurações de acesso a dados e coisas assim. @Bean para registrar os beans no contexto
os beans do contexto do spring são acessiveis via EL da JSF (tem um variable resolver que se configura automaticamente quando o jar do projeto esta no classpath)
e para não mexer quase nunca no faces-config.xml
tenho um navigationmanager que faz com que se um método action do JSF retornar:
def:nome
é renderizada a página:
/nomeDoBean/nome.jsp