Tenho uma dúvida sobre a faculdade de TI

Gente, eu queria saber como funciona a faculdade de TI, na faculdade que eu entrar eu vou escolher uma areá (Ex:programador) ou eu vou ter que me formar em TI e ir pra outra faculdade e nela fazer programação? Eu também queria saber qual a diferença entre programação e desenvolvimento de sistemas, e se é preciso fazer a faculdade de TI para fazer as outras que eu citei… E também se ciência da computação seria quase a mesma coisa que desenvolvimento de sistemas… É isso.
Aliás desculpa se eu coloquei no categoria errada, eu não achei uma que combina-se com meu tópico ;-;

TI é uma área ampla e abrange vários cursos, inclusive alguns mais novos, como Ciência de Dados. Existe “faculdade de TI” (tecnólogo) mas não me parece que tenha muito foco em programação, parece uma mistura de tecnologia com administração, mas posso estar falando besteira.

Você precisa escolher qual curso da área de TI quer fazer, para trabalhar com programação pode cursar por exemplo o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Sinto falta da graduação em Engenharia de Software aqui na região Sudeste como tem nos EUA por exemplo.

Você tem um certo jogo de cintura nas disciplinas optativas. Acredito que em geral a turma escolhe quais vão ser ministradas. Mas é uma ênfase, o que dá foco mesmo é escolher o curso certo.

A programação (implementação) é uma etapa no desenvolvimento de software. Existem outras etapas, como a análise (que inclui o levantamento de requisitos), o design ou projeto, os testes. Essas etapas se seguidas corretamente costumam ir se intercalando e se repetem num ciclo. Grosso modo é isso.

Existe diferença entre software e sistemas, mas eu não sei explicar direito qual é essa diferença até hoje. :slight_smile: acredito que seja que sistema tem partes interconectadas (subsistemas), software é só um programa e sua documentação. Um MS Word da vida seria software, um sistema web teria partes (banco de dados, backend, front-end). Existe por exemplo o curso de Sistemas de Informação, é um bacharelado, ou seja um pouco mais longo que os de tecnólogo. Acredito que também sirva para quem quer programar.

Ciência da computação é outra vibe. Curso bastante acadêmico, é para quem ama a intersecção entre matemática e computação e se interessa pelos fundamentos por trás das duas. Aprende-se a programar mas também tem uma carga teórica pesada. Poucos vão se identificar, muitos só querem trabalhar com programação mesmo. Também é um curso mais longo.

Um colega meu me disse que isso está errado e cada curso é de um jeito. Como não conheço todos, não posso afirmar.

Espero ter ajudado a esclarecer.

1 curtida

Faculdade é mais pra passar base teórica, poder fazer estágio e por fim pegar o canudo.

Se nao for seguir carreira academica, faz o que for de menor duração, que seria análise e desenv de sistemas.

Só vai aprender mesmo por conta própria e em cursos específicos.

Você pode fazer a faculdade de Sistemas de Informação e ter uma boa base de tudo, como um “clinico geral” e depois se especializar em programação. Agora se quiser ir direto para a programação o aconselhável seria fazer cursos técnicos especializados em programação como os da Caelum.

Cursos só de programação não ensinam certos fundamentos como Sistemas Operacionais e Redes de Computadores, Segurança de Redes, até mesmo Arquitetura e Organização de Computadores (que no caso de programação eu trocaria por Introdução a Sistemas Computacionais). Acho que esses fundamentos fazem falta e diferenciam o profissional na hora de resolver problemas mais cabeludos. Eu não dispensaria uma boa formação universitária feita com interesse. Ela não é suficiente para a área, você vai passar a vida inteira se atualizando, mas construir uma boa base desde cedo quando seu cérebro é mais novo e absorve melhor as informações a meu ver é uma decisão estratégica. O conhecimento da faculdade tem mais valor no longo prazo que um curso da moda em uma tecnologia passageira.

O mercado é muito grande para cravar que formação universitária não faz falta ou diferença.

Programar é resolver problemas, às vezes difíceis, “vou trabalhar só com problemas fáceis” não existe. Resolver problemas é ortogonal ao escopo desses problemas. Nem a escolha da(s) área(s) de atuação é uma opção tão consciente quanto se pensa. Vai da sua experiência de vida, quem cresceu num ambiente web como essa geração mais nova quer trabalhar com web (e isso muitas vezes envolve problemas complicados), outros com jogos, quem se interessou por Linux muitas vezes quer trabalhar com sistemas operacionais, você não escolhe conscientemente. Então se você identificou que gosta de programar e que sua carreira vai girar em torno da programação a meu ver tem que se preparar para tudo que é relacionado a essa área e relevante para resolver problemas da área, não só à programação em si.