Termos/Gírías Antigas e Novas da programação

No COBOL a gente dava muita “guaribada” nos programas que o usuário precisava “para ontem”.

No meu tempo dos laboratórios de Física na faculdade a gente “cozinhava” os dados das experiências para pôr em relatórios.

Você já teve de escrever um relatório qualquer no seu emprego e teve de “cozinhar” alguma coisa?

Um legal que agente usava na UCS era “Megazorde” (aquele dos power rangers), definição para classses gigantescas (1000 linhas pra cima) que faziam tudo no main ou o main chamava um método que executa todo o programa.

Agora eu é que comecei a me sentir velho. Eu também só falo “diretório” até hoje. Nunca engoli esse papo de “pasta”.

Se não me engano, quem popularizou esse termo foi a Microsoft a partir do Windows 95.

Agora eu é que comecei a me sentir velho. Eu também só falo “diretório” até hoje. Nunca engoli esse papo de “pasta”.

Se não me engano, quem popularizou esse termo foi a Microsoft a partir do Windows 95.[/quote]

Pasta é a tradução de Folder, e é de fato uma tradução própria (e não forçada). Portanto é daí que vem esse nome.

[quote=marcosalex]
Em um lugar que trabalhei falavam “marreta”.[/quote]

Ahahahaha, código “marreta” = é aquele código ou função que foi feita para marretar (forçar) uma solução de um problema, e quase sempre de uma forma não muito legal, com muita “gambiarra”.

Tem outro termo do pessoal do tempo dbf e access usam = “vincular”, ehehehe, vincula isso, vincula aquilo…

:wink:

"

Onde trabalhei o pessoal falava “está chumbado no código tal coisa”… por exemplo quando ao invés de pegar de um arquivo externo ou página de configuração, o valor de uma variável era atribuído diretamente no código (já ia falar “setado” rsrsrs), tipo assim:

//String usuario = getUserFromSession(); String usuario = "super";

Empresa organizada é assim. Esse aí atuam com os Gambi Design Patterns:

http://desciclo.pedia.ws/wiki/Gambi_Design_Patterns

[color=red]EDIT: Teclado ruim demais, sô![/color][b]

Como atualmente eu trabalho com muita gente de alta plataforma, eu acabei pegando essa gíria também e ela é usada inclusive em expressões que não tem nada a ver com informática tipo “Fulano abendou o futebol hoje”.
:slight_smile:

Agora eu é que comecei a me sentir velho. Eu também só falo “diretório” até hoje. Nunca engoli esse papo de “pasta”.

Se não me engano, quem popularizou esse termo foi a Microsoft a partir do Windows 95.[/quote]

Pasta é a tradução de Folder, e é de fato uma tradução própria (e não forçada). Portanto é daí que vem esse nome.[/quote]

E Folder é o nome utilizado nos computadores da Apple (Macintosh). Considerando que, o Windows foi “inspirado” nos MacOS…

Já o ouvi também o termo PEDREIRO= aquele cara que chumba tudo no código, incluso o tamanho de um loop dinâmico.

Essa foi boa :lol:

Por aqui Megazord é God Object, o deus da aplicação.

Sem falar nas classes monolíticas (servlet+negócios+se brincar até apresentação e persistência no mesmo). Dá vontade de saber onde a pessoa que bolou isso mora.

[quote=Bruno Laturner]Por aqui Megazord é God Object, o deus da aplicação.

Sem falar nas classes monolíticas (servlet+negócios+se brincar até apresentação e persistência no mesmo). Dá vontade de saber onde a pessoa que bolou isso mora.[/quote]

Aqui criamos um neologismo, um Portlet usando metodologia POG
chamamos ele de POGLET:frowning:

Putz!

Da série termos aportuguezados, já ouvi gente grande falando em “deleção”, achei uma bosta isso…

Dos termos antigos, tinha:

  • PANGARÉ - Usuário burro, mas burro mesmo. Ou profissional da informática que sabe pouco e fala muito.
  • GOIABINHA - Máquina que só dá problema (eu ia escrever “só dá pau” hhehehe)
  • GÂMBIA - Gambiarra, mania de gaúcho de diminuir as palavras.

Ainda temos os duplos sentidos:

  • “Fazer programa”
  • “Bah meu pc tá dando uns pau gozado!”

Opa aqui usamos POGamador (todos sabem oq significa rs)
Jesus = códigos mestre que fazem de tudo
Classe Sistema = uma classe que praticamente comporta de mochileiros das galáxias até um mero bean e trata tudo, DAO, constantes… tudo…
Eternity Exception = quando vem akelas msgs de “Erro Inesperado”
Entidade do Mal = quando um método recebe Object
E o famoso black cat in dark room.

Usamos esses termos aqui :lol:

[EDIT] Deploy = qdo o programador vai pro banheiro.
Inferno = máquina do Banco de Dados
Yoda = meu ninguém entende o código mas funciona
M$ Project Lider = o gerentinho (ou quem tenta ser um) que nao sai do M$ project pra nda só pra ter pergunta qto tempo falta
APN = Analista de Porra nenhuma
[/EDIT]

Esses do Edit eu usava mto nas outras empresas e mta gente usa até hj :lol:

Tem também uns bem mais novos, conhecido da galera dos blogs brasileiros:

Empresas de Três Letrinhas = Consultorias de má qualidade.

Programadores de Schrödinger = Programadores que acreditam que o sistema vai funcionar sem ter feito testes unitários e de integração.

Tenho uma própria:

Buraco Negro = Sistemas, Frameworks ou Linguagens que vão juntando funcionalidades até um ponto que que eles implodem sob a sua própria massa de código.

[quote=Bruno Laturner]Tem também uns bem mais novos, conhecido da galera dos blogs brasileiros:

Empresas de Três Letrinhas = Consultorias de má qualidade.

Programadores de Schrödinger = Programadores que acreditam que o sistema vai funcionar sem ter feito testes unitários e de integração.

Tenho uma própria:

Buraco Negro = Sistemas, Frameworks ou Linguagens que vão juntando funcionalidades até um ponto que que eles implodem sob a sua própria massa de código.[/quote]

empresas 3 letrinhas é default.

default tbm é default em termos usados huahuahuahua :lol:

Esse é das antigas:

Protocolo de transmissão DPL/DPC (Disquete Pra Lá/Disquete Pra Cá)

:lol:

Olá

[quote=mfb]Esse é das antigas:

Protocolo de transmissão DPL/DPC (Disquete Pra Lá/Disquete Pra Cá)

:lol:[/quote]

No meu tempo isto se chamava “rede de suvaco”

[]s
Luca