Test-Driven Development com Eclipse

Aproveitando que o pessoal fala tanto de padrões, produtividade, etc e tal, aqui vai um viewlet ensinando a trabalhar “bonito”:

http://www.ammai.com/downloads/TDDEclipse_viewlet_swf.html

Muita gente vai se impressionar com a idéia de iniciar o debugger ANTES de escrever o código, mas, putz, isso é um ganho de produtividade absurdo :smiley:

Aliás… tava pensando aqui em um teste definitivo pra candidatos a vagas da Empresa Perfeita ™: manda o cara entender um programa pequeno, e fazer uma alteração besta nele - mas que seja uma alteração que o cara tenha que usar um debugger pra fazer - por exemplo, corrigir uma NullPointerException ou um memory leak. Se o cara não sabe usar um debugger, tá fora, não tem experiência suficiente, nem a malícia pra trabalhar na Empresa Perfeita ™… que acham? :slight_smile:

Um programador que não saber usar 1 debugger é a mesma coisa que um cantor de ópera gago. Serve para nada.

bem legal a maneira de desenvolver :slight_smile:

e o eclipse ajuda bastante nisto também :slight_smile:

É, realmente o Eclipse (utilizo ele) ajuda bastante …
Mesmo em programas meus que estão funcionando perfeitamente, faço um debugger para ver passo-a-passo o que esta acontecendo. Faço sempre essa verificação antes de colocar o programa em produção. :lol:

Gostei.

Tipo, o viewlet ilustra um caso absurdo. É óbvio que se vc tá fazendo um Model, como a classe Money, que praticamente nao produz nada, só manipula dados, vc vai querer os getters and setters. E ele nao precisava ter implementado nem o hashcode() nem o toString(), embora o toString com reflection seja bem interessante.

Eu acho que quando vc tá implementando Preocupacoes (“concerns” sao “preocupacoes”? Em frances eles traduziram assim, hahaha!), coisas que pegam mais de uma classe, dá pra ganhar muita velocidade pra ter algo rodando. Se vc tem tempo pra refatorar, é legal!!

[]s!

[quote]TDD? Não é só adicionar o código da operadora após o 0, e antes do código da cidade para onde eu quero ligar?(Clotilde, a tartaruga do Daniel)[/quote] :lol:
Ok, se você ainda não sabe o que é TDD, leia isso aqui: http://www.agiledata.org/essays/tdd.html