Testa quando já existe no Mysql!

galera tenho 2 duvidas a primeira é como eu faço para caso a pessoa entre com o código 1 e no banco de dados já exista o código 1, como eu mando uma mensagem e como faço esse código . E tbm como eu faço para o programa rodar já com o número de códigos cadastrados.

[code]String cod = tfcod.getText();
String valor = tfvalor.getText();
String nomeprod = tfcadprod.getText();
String data = tfdata.getText();
String fornecedor = tfforn.getText();
String quantidade = tfquant.getText();
String vcompra = tfvcompra.getText();

bd.conectaDB();        
    if (bd.estaConectada()){
        String cadastro = "INSERT INTO produtos(id,nomeprod,preco,quantidade,fornecedor,data,valorcompra) VALUES('"+cod+"','"+nomeprod+"','"+valor+"','"+quantidade+"','"+fornecedor+"','"+data+"','"+vcompra+"')";
    bd.executa(cadastro);
    JOptionPane.showMessageDialog(null,"Produto Cadastrado com sucesso");
    }
    bd.desconectaDB();

// TODO add your handling code here:
}[/code]

tenho que fazer um Select dentro? pra fazer o teste?

Sim, você terá que fazer um select. Isso já foi discutido por aqui, veja:

http://www.guj.com.br/java/239767-resolvidoverificar-se-ja-existe-um-id-no-bd

O que acontece se tfforn tiver uma string assim : Joana D’arc ?

Pois é… para evitar problemas assim eu sugiro 2 coisas

1- use PreparedStatement. Concatenar Strings para gerar SQL é uma roleta russa com um revolver totalmente carregado.

2- estude o pattern DAO para abstrair o acesso ao banco de dados.

Ambas as coisas vc encontra no primeiro capitulo da apostil FJ-21 da Caelum disponível de graça na internet.

Pode parece que são coisas avançadas para quando vc não domina algumas coisas mas… vc está usando Swing, certo? Acessando banco de dados, certo? Na boa, um pouco de Orientação a objetos seria excelente.

Agora veja que bonito: e se o bd.conectaDB não conectar, o que vc faz? falha silenciosamente?

[quote=peczenyj]O que acontece se tfforn tiver uma string assim : Joana D’arc ?

Pois é… para evitar problemas assim eu sugiro 2 coisas

1- use PreparedStatement. Concatenar Strings para gerar SQL é uma roleta russa com um revolver totalmente carregado.

2- estude o pattern DAO para abstrair o acesso ao banco de dados.

Ambas as coisas vc encontra no primeiro capitulo da apostil FJ-21 da Caelum disponível de graça na internet.

Pode parece que são coisas avançadas para quando vc não domina algumas coisas mas… vc está usando Swing, certo? Acessando banco de dados, certo? Na boa, um pouco de Orientação a objetos seria excelente.

Agora veja que bonito: e se o bd.conectaDB não conectar, o que vc faz? falha silenciosamente?[/quote]

[code]public void conectaDB()
{
// Faz a conexão
try
{
Class.forName(driver);
conexao = DriverManager.getConnection(strConexao);
} catch(SQLException erro)
{
System.out.println(">>> Erro - Conexão Banco de Dados: " + erro.getMessage());
System.exit(0);
}catch(ClassNotFoundException erro)
{
System.out.println(">>> Erro - Classe não encontrada = " + erro.getMessage());
System.exit(0);

}
}[/code]

Movido para o fórum de Persistência. Por favor, leia com atenção a descrição dos fóruns antes de postar.