Teste de If

Sou novo em programação orientada a objetos e recentemente me deparei com uma peculiaridade, estou montando um banco de dados e dentro da minha classe DAO eu montei o seguinte teste:

public class Usuariodao {

    Connection con = Conect.conectar();

    public void salvar (Usuario usu) {		
		if (usu.getId()!=0 && usu.getId()!=null )  {
    		alterar(usu);
    	} else {
	    	cadastrar(usu);
		}
    }
}

Esse trecho do código consiste em testar se o id no Browser ficou em branco (nulo) ou com “0” e se assim for o programa deve criar u novo usuário. se o campo de id for preenchido com um valor o programa deve alterar o usuário no banco de dados correspondente a linha onde o id apontar.

Pois bem quando rodei o programa estava dando uma exception , porém foi só eu trocar a ordem dos comparadores dentro do if para

if (usu.getId() != null && usu.getId() != 0)

Que o programa rodou como eu queria, alguém sabe me explicar o por que isso ocorre?

Um tipo primitivo de instância nunca é null. Um int sempre será 0 como padrão. Eu realmente não sei o por que isso aconteceu, mas o que eu sei é que você não precisa testar se ele é igual ou diferente de null, porque ele nunca será null. Além disso, você pode tentar usar um bloco try catch que pega o NullPointerException. Funciona como um “se ele é null” também.

Quando você faz essa comparação de um tipo Integer com o primitivo int, o compilador vai forçar um “downcast” de Integer para int, para poder comparar os valores. Nesse caso, se a instância do Integer for null, na hora que o runtime vai tentar fazer a conversão para int acontece uma NullPointerException. É a mesma coisa de você tentar fazer isso aqui ó:

Integer x = null;
x.intValue(); // NullPointerException