Suponha que você é um desenvolvedor senior e que a sua empresa vai contratar um grupinho de estagiários para ser treinado por você.
Os candidatos vem de 1os e 2os anos de cursos superiores de TI e não conhecem Java nem POO.
Você precisa aplicar neles algum tipo de teste para tentar descobrir se eles tem lógica de programação e se vão conseguir aprender POO e Java.
Levando em conta que alguma coisa de programação o cara tem que saber, nem que seja C ou Pascal, dá para aplicar alguma coisa que pegue firme em algorítmos mas não fique preso a detalhes de sintaxe, só coisa trivial: arrays, strings, ordenação, busca, etc.
Sem saber nada, nada de programação não acho uma boa, ensinar estagiário “do zero” é muito complicado. Se no segundo ano da faculdade o aluno não souber fazer nada sozinho em termos de programação, existe algum problema muito sério ai, do aluno ou da faculdade…
eita, 2º ano devem conhecer pelo menos algoritmos e alguma linguagem como PASCAL (nem sei de usam na faculdade ainda) ou C. se tu quiser pegar um pouquinho pesado, manda eles implementarem uma árvore qualquer e realizar algumas buscas…
nesse caso ai, vc vai ter q ver a logica do cara e saber se ele saca algo de programacao… e que envolva estruturas… como array, vetor… registro… e tb nao avaliar a parte pratica a teoria tb, porém nao é ideal que vc pegue os conceitos de OO e aplique pq nao vai ter rendimento… alias pera ai 2 ano é terceiro/quarto semestrE? se for? esquece tudo que falei…
E faria assim… aplicava array, a vontade, quicksort… a linguaguem qualquer uma… e o conceito basico de OO… se ele tiver no segundo ano… e no terceiro e quarto semestre… concerteza ele deve ter visto estrutura de dados… logica de programacao… e ja ta programando… e ja deve ter a caminho do OO, mais pelo menos via uma teoria basica… eu vi OO no final do terceiro semestre e no quarto ja era OO, no primeiro eu vi Logica de programacao com pascal, no segundo so estrutura de dados… e continuacao no terceiro…
Do tipo “como é que você resolveria este problema”?
Exponha alguns problemas e pergunte como resolvê-los. Acho que isso seria interessante não só para estagiários, mas para todos (uma vez que às vezes tem cara que é certificado em N coisas mas não consegue resolver um problema da vida real que seja).
Como você já sabe que não pode pedir detalhes de linguagens, então é preciso usar algo que é independente de linguagem, como pseudo-código.
Acredito que a melhor forma de avaliar se o candidato possui algum conhecimento em programação, seja aplicar um teste sobre conceitos básicos de programação, como por exemplo:
O que é uma variável?
Como declarar uma variável?
O que é um Array?
Como declara um array?
Estruturas de decisão.
Estruturas de repetição.
O que é uma classe?
Qual a diferença entre Classe e Objeto?
Seria um teste básico, só para avaliar a compreenção dos conceitos.
Algo do tipo:
Entre 8 bolas aparentemente iguais existe uma mais pesada que as outras. Me descreva os passos para descobrir qual a bola mais pesada usando uma balança não mais que duas vezes.
[quote=MarcusGonçalves]Algo do tipo:
Entre 8 bolas aparentemente iguais existe uma mais pesada que as outras. Me descreva os passos para descobrir qual a bola mais pesada usando uma balança não mais que duas vezes.[/quote]
já fizeram esse teste em uma entrevista de estágio minha
Só que a pergunta era diferente. Ele perguntava “Qual o menor número de pesagens possíveis para descobrir a bola mais pesada?”
Respondi na lata “3 é claro”
Só depois descobri que dava com 2 pesagens
hehehe
Sinceramente? Converse com cada um deles, pergunte o que eles sabem, o que eles esperam realmente da area, por que escolheram informatica.
Estas perguntas e uma conversa sao suficientes para qualquer um selecionar um bom estagiario.
Sinceramente nao acho logica importante para um estagiario, se ele nao tiver uma logica boa e sua chance de moldar o profissional da maneira que sua empresa precisa, isto mesmo, ensine ele a pensar da maneira “correta”.
Prova de logica somente elimina bons estagiarios com pessimos instrutores.
Nao existe um mau aluno, apenas professores ruins, um bom professor sabe estimular ate os alunos mais bagunceiros.
[quote=aleck]Sinceramente? Converse com cada um deles, pergunte o que eles sabem, o que eles esperam realmente da area, por que escolheram informatica.
Estas perguntas e uma conversa sao suficientes para qualquer um selecionar um bom estagiario.
Sinceramente nao acho logica importante para um estagiario, se ele nao tiver uma logica boa e sua chance de moldar o profissional da maneira que sua empresa precisa, isto mesmo, ensine ele a pensar da maneira “correta”.
Prova de logica somente elimina bons estagiarios com pessimos instrutores.
Nao existe um mau aluno, apenas professores ruins, um bom professor sabe estimular ate os alunos mais bagunceiros.
[/quote]
Não concordo!
Se o cara vai ser programador ele tem q saber lógica e algoritmo!!!