Oi pessoal, to abrindo esse topico pra discutir quais tipos de testes vc ja se deparou quando aplicou para uma vaga em empresa. Vou citar os testes, porém não vou dizer o nome das empresas, blz?
Vamos la
Empresa 1 -> Entrevista por telefone as 15:00, me enviaram um algoritmo de fibonacci escrito em Java utilizando recursividade… o algoritmo tinha alguns problemas de lentidão e o objetivo do teste era você encontrar uma solução ou propor algo novo e enviar até o fim do dia.
Empresa 2 -> Prova de 4 horas com 3 questões. Questão 1 - Criar um algoritmo de triangulo de pascal ate determinado ponto passado como parametro. Questão 2 - Criar um algoritmo que escreva valores monetário em extenso R$ 1 até $ 1.000000,00 (ex: R$100,00 (cem reais), R$1520,20 (um mil , quinhentos e vinte reais e vinte centavos) - Questão 3 - Criar um dominio com auto relacionamentos e tratar os objetos com recursividade (nao me lembro mto bem como era)
Empresa 3 -> Criar um algoritmo de robo em marte… vc cria uma grid (ex: 10,10) e adiciona robos a ela em sua posicao inicial (ex: 2,2; 3,5; 4,4) em seguida dá comandos a ele e o algoritmo retorna a posição final de cada robo.
Empresa 4 - Perguntas em inglês do tipo… "O que você acha da performance do hibernate 3 em projetos web?"…
Quem tiver passado por testes do tipo… vamos comentar e ver o que está sendo feito nas seleções por aih
1 - Em Curitiba: Os caras deram uma prova tipo o que é java… como fazer um for em java… coisa de desenvolvimento java mais básico…
2 - Empresa x (vc sabe): Me deram um formulário em excel para eu checar o que eu sabia e qual era o nivel.
3 - Empresa y: Perguntaram sobre o que tinha colocado que sabia no curriculo, arquivos de configuração. Ai me perguntaram da onde veio o hibernate… Essa dai me pegou porque não entendi o contexto da coisa.
4 - Empresa u: Deram um programa escrito em C. Para refaze-lo em java. E mandar o compilado. (Esse achei bem legal)
Empresa 1 - Prova de 2 horas com várias questões sobre Java e EJB, nível de certificação. Também perguntou algumas coisas sobre linux e software livre
Empresa 2 - Prova com várias questões de Java, UML, estruturas de dados e alguns frameworks como Struts. Detalhe: você teria que escrever coisas como o struts-config.xml no papel
Empresa 3 - Uma prova em Java com apenas duas perguntas: a primeira dava uma lista de valores inseridos num TreeSet(na ordem informada) e perguntava qual seria a saída no console ao imprimir os ítens via iteração. A segunda era pra eu explicar o que era mapeamento objeto x relacional e como o hibernate entrava nessa história
A dica que eu dou pra todo mundo é: se aprofunde na linguagem Java. Os frameworks você aprende com a experiência, é simplesmente insano para um júnior escrever um struts-config da vida no papel. Mas conhecimentos da linguagem sempre serão cobrados. Também estudem aqueles algoritmos de ordenação, recursividade e estruturas de dados. Sempre serão úteis nessas provas.
SEi qual empresa é esta. Fiz pela catho esta prova. Fiz as questões 1 e 3, e não deu termo de terminar a 2. O engraçado que na entrevista o “arquiteto” da empresa me perguntou o que era “póling” em arquiteturas EJB, falei que não conhecia isso. Foi a unica questão das 456465 que me perguntaram que eu não sabia. (obviamente, pq ele se referia a POOLING (puling)).
[quote=MrDataFlex][quote=dohko]
Empresa 2 -> Prova de 4 horas com 3 questões. Questão 1 - Criar um algoritmo de triangulo de pascal ate determinado ponto passado como parametro. Questão 2 - Criar um algoritmo que escreva valores monetário em extenso R$ 1 até $ 1.000000,00 (ex: R$100,00 (cem reais), R$1520,20 (um mil , quinhentos e vinte reais e vinte centavos) - Questão 3 - Criar um dominio com auto relacionamentos e tratar os objetos com recursividade (nao me lembro mto bem como era)
[/quote]
SEi qual empresa é esta. Fiz pela catho esta prova. Fiz as questões 1 e 3, e não deu termo de terminar a 2. O engraçado que na entrevista o “arquiteto” da empresa me perguntou o que era “póling” em arquiteturas EJB, falei que não conhecia isso. Foi a unica questão das 456465 que me perguntaram que eu não sabia. (obviamente, pq ele se referia a POOLING (puling)). [/quote]
auauhahuahuuha, eu tive que rir nessa, se me perguntassem por póling tbm não ia saber responder não auhahuuhauha.
[quote=Felagund][quote=MrDataFlex][quote=dohko]
[/quote]
SEi qual empresa é esta. Fiz pela catho esta prova. Fiz as questões 1 e 3, e não deu termo de terminar a 2. O engraçado que na entrevista o “arquiteto” da empresa me perguntou o que era “póling” em arquiteturas EJB, falei que não conhecia isso. Foi a unica questão das 456465 que me perguntaram que eu não sabia. (obviamente, pq ele se referia a POOLING (puling)). [/quote]
auauhahuahuuha, eu tive que rir nessa, se me perguntassem por póling tbm não ia saber responder não auhahuuhauha.
[/quote]
O pior que fui sacar o que ele queria depois que tinha saido de lá. A proposito, sai de lá tudo certo e tal, falaram que eu era apto para a vaga. Uma semana depois a mulher da catho me liga, falando que nao tinha rolado, pois eu nao tinha perfil de java avançado que eles queriam. Tive que rir, mas tudo bem, acontece…
Na minha prova tinha uma questão pedindo para fazer uma inserção e uma exclusão numa filha duplamente encadeada. A linguagem era a escolha do candidato.
Depois, uma questão pedindo uma série de joins macabros num BD e, como ele ressaltava que um determinado tinha que aparecer mesmo vazio, incluia também um LEFT JOIN.
Tinha também uma questão que perguntava sobre como organizar tabelas de um BD para representar uma árvore.
Também teve uma que pedia para fazer um algoritmo de ordenação que descartasse valores duplicados, e que fosse o mais eficiente possível. Fiz um algoritmo usando uma árvore binária que surpreendeu o entrevistador, que esperava uma versão modificada do bubble sort. =P
Tinha também algumas questões de OO.
No geral, achei a prova bastante inteligente, apesar de um pouco extensa (quase 5 horas de duração) e tudo à lápis. Não ficaram pegando no pé de detalhes de linguagem, e sim de lógica e projeto de uma maneira geral.