Criei implementações para essas interfaces (POJOs)
Fiz meu EJB implementar essa interface e delegar para o POJO…
Dessa forma, consegui testar as regras de negocio fora de um container JEE. Quando as regras precisavam de um recurso do container (fila JMS por exemplo) eu usava um ServiceLocator “inteligente” que funcionava dentro e fora de um container
Tire completamente a lógica de negócios do Sessionbean. Tenha uma Façade POJO (também semr egras de negócio, apenas Façade) e faça o EJB delegar para esta fachada. Como todo o resto é POJO você testa facilmente.
O ponto é fazer seu sistema funcionar (‘requisitos funcionais’) fora do ambiente EJB (‘nao-funcionais’)
Pois é, essa forma parece ser mais elegante, mas o problema é que o departamento de arquitetura da minha atual alocação é bem inflexível, e não permitem tal forma de implementação, aqui regras de negócio ficam no session bean. :?
Então eu precisava de alguma forma poder testar esses sessions, cheguei a ver alguns frameworks como o cactus, mas aparentemente eu preciso de um servlet dele “deployado” no container que a aplicação vai estar. O que atualmente também não vai ser possível…
Bom, já dizia o ditado : “Quem não tem cão, caça com gato”, então se alguém tiver mais alguma sugestão…
Você já explicou o problema de testabilidade que você está tendo para o departamento de arquitetura? [/quote]
Tô trabalhando nisso, mas como não sei se vão aceitar os argumentos, procuro em paralelo uma forma de efetuar testes unitários de forma automatizada, sem acoplar a aplicação a ele.
To quase fazendo um framework aqui que faz um application client do websphere, chamado testes do junit.