Testes Unitarios

Como vcs escrevem testes para um metodo qualquer?! Fazem um test que espera que o metodo falhe e outro que espere que funcione direito?! Algo como:

public void testEqualsOk() {
    // espera que equals funcione legal.
}

public void testEqualsNotOk() {
    // espera que equals não funcione legal.
}

Ou criam um teste só que faça as duas verificações?!

public void testEquals() {

}

???

Até.

Faca do que vc achar que eh necessario…

Geralmente vc ira testar se o metodo funciona, mas se quiser ter certeza que ele ira falhar com determinado conteudo, faca tambem um que simule isso…
Se for fazer os 2, faca em testes separados, e nao em um unico… assim fica mais facil de entender os testes e te da a possiblidade de rodar um ou outro apenas…

Rafael

Ignore o Rafael, ele nao faz testes (vide source do JForum :D). Num TestCase, o que vc quer provar? Que o seu codigo funciona.

A ideia eh provar isso usando a unidade com as entradas esperadas, e dai chegar a conclusao que ela funciona. O ponto eh: mesmo com as entradas nao esperadas, a tua unidade tem que funcionar (se lancou uma excecao, voce ja deveria estar esperando por ela, nao? :)). O ponto eh: a unidade tem que funcionar, e ser previsivel, sempre, ou o teu teste nao esta testando tudo que tinha que testar. Caso vc encontre um bug no seu sistema mais tarde, e descubra que esqueceu de testar alguma coisa, adicione novos testes, e manda bala :smiley:

Meu, vc nao acrescentou nada ao que eu disse… agora vc vai dizer que tem regra pra escerver unit test? se vc faz testes de outra maneira, problema teu… eu faco teste tambem pra verificar se o metodo realmente lanca uma exception que eu espere que lance se determinado conjunto de dados for passado…

Vc nao gosta de verde? problema teu, eu gosto.

Rafael

Ignore o Rafael de novo, ele tá naqueles dias e não tá aceitando brincadeiras mto bem :lol: