Bom pessoal, como este é meu último ano de faculdade, eu estou fazendo meu TG(ou TCC como outras pessoas dizem).
O tema já esta definido, as documentações já foram feitas e praticamente tudo OK para a implementação.
Basicamente, é um sistema que tem interface gráfica atuando em Desktop e outro atuando em um PDA. Para entender melhor, é como se fosse um sistema igual ao de um fast food e que tenha atendimento ao cliente em mesas. O cliente pode fazer o pedido diretamente no balcão (aplicação Swing) ou ser atendido na mesa(PDA) .
Como se trata de um projeto onde nem todos sabem programar em Java, preciso de ferramentas que facilitam para eles…
Minhas dúvidas são as seguintes:
IDE: Qual utilizar?
:?: Conheço bastante o Eclipse porem não mexi nada a fundo com Swing nele.
Sei que o NetBeans facilita muita coisa pois tem a funcionalidade “drag and drop”…
Estou mais indeciso nesta parte onde terei que definir uma IDE.
:?: Desktop: SWING?
Como se trata de uma aplicação que terá interface gráfica, pensei no Swing.
Teria uma outra solução onde a curva de aprendizado seja pequena e de uma boa solução?
Sei que no Eclipse tem plugins para SWING porém não sei se é fácil mexer.
No NetBeans sei que dá pra mexer facilmente com a parte gráfica.
:?: PDA: ??
Nunca programei usando as API’s da J2ME. Irei ter que fazer alguns módulos do meu projeto e acho que uma boa solução seria o NetBeans pois tem como criar ‘projetos J2ME’.
:?: Servidor
Poderei usar o TomCat como servidor de aplicações “não web” ?
Bom, estas são algumas dúvidas.
Creio que também servirá de ajuda a outras pessoas.
Bom, se toda sua equipe já mandassem bém em java, eu escolheria Eclipse como IDE, mas no seu projeto, acredito que o NetBeans seja o mais apropriado!
Use o netbeans para fazer a parte de swing e PDA. Já tá tudo pronto mesmo. Assim vc pode focar seus esforços em terminar a facu e aprender swing e PDA, que já vai dar um bom trabalho!
Quanto ao servidor, o Tomcat é uma boa opção. No entanto, eu naum sei muito quanto o por que de vc precisar dele!
A sua aplicação swing pode acessar uma base de dados remotamente, o banco de dados pode estar em um servidor. VocÊ não precisa do tomcat só para garantir que sua app swing vai acessar o mesmo ponto sempre, pois a base já é sempre a mesma!
Quanto ao PDA, talvez vc precise do tomcat, mas somente para que o PDA possa acessar o servidor, e então o servidor acessa a base de dados.
Só ressaltando o que o Thiago Senna falou, em relação a IDE vai de Netbeans mesmo, para quem está começando assim como eu é bem mais prático e fácil de se trabalhar, falo isso como experiência mesmo.
Thiago e Paulo, valew pela ajuda.
Acho que com isto já me dá um grande “empurrão”…
To na correria…temos 2 meses pra entregar o TG pra facul…
É isto…
valew pela atenção…
Indo contra ao que o pauloperes falou, se realmente quiser entender java procure fazer no eclipse que é um ótimo ambiente para produção e aprendizado. :mrgreen:
Se quiser faça na raça(notepad, já que é o mais comum), somente indico para quem for fazer seu primeiro helloworld ou algo menos compilcado para apredizado da linguagem mais crua possível.
Não leve a mal galera, pois realmente tem que colocar tudo o que pode se dispor
Não querendo criar polêmica, mas na minha humilde opinião a IDE não vai fazer a diferença quanto a realmente se entender de Java, o que faz a diferença é o esforço de cada um, nunca deixando de estudar e se atualizar.
Uso o Netbeans, e não sinto que não estou entendendo Java, agora como o Fábio frizou, é interessante mesmo fazer algo sem ide nenhuma, fiz isso quando começei a aprender a trabalhar com Swing seguindo o livro do Deitel.
No meu TG tem 5 pessoas.
Apenas eu que conheço mais Java e outro camarada tá no caminho das pedras…outras 3 mexem com coisas diferentes: redes(cisco), main frame(acho que é cobol) e outro com SAP(mais análise).
Tá meio misturado…
Penso que oNetBeans ira facilitar pelo fato nem não perder muito tempo em estudo de classes do SWING…criar janelas, botoes, menus, etc toma um pouco de tempo…
Com certeza como Paulo falou, pra mim é o correto…o que vale realmente é o esforço de cada um pra aprender…porem o espaço é curto e algumas coisas facilitam a implementação…
Mas de qualquer maneira, pelo tempo, todo mundo vai ter que se esforçar na reta final do projeto…java é o que há…
Não querendo criar polêmica, mas na minha humilde opinião a IDE não vai fazer a diferença quanto a realmente se entender de Java, o que faz a diferença é o esforço de cada um, nunca deixando de estudar e se atualizar.
Uso o Netbeans, e não sinto que não estou entendendo Java, agora como o Fábio frizou, é interessante mesmo fazer algo sem ide nenhuma, fiz isso quando começei a aprender a trabalhar com Swing seguindo o livro do Deitel.
Atenciosamente,
Paulo
[/quote]
Amigo, também gosto muito do netbeans, já que a duas me deixam e ainda deixa eu indeciso, mas não descarto esta fantástica IDE do NetBeans que foi a porta para o mundo JAVA :lol: porém estou esperando anciosamente o lançamento 4.2 :shock: com o matisse detonando a construção de swing.
Já o eclipse me fascinou quando resolvi ficar uma semana integralmente com ele. Me deserrolando do código na simplicidade de criação e poder de edição e extensibilidade de funcionalidades infinitas. :shock:
Fiquei divido, pensativo com qual seria apaixonado(leia-se xiita) e agora não consigo desgrudar de nenhuma IDE. Sei que isto é uma guerra, mas de preferência melhor ficar com o notepad :roll:
Espero que um dia aconteça uma coisa absurda como unir as qualidades das duas e formar um monstro :!: 8)
Para fazer o trabalho da facu, use Netbeans! Neste caso, pelo fato de nem todos estarem tão familiares e nem todos estarem interessados em se aprofundar em java, Netbeans se torna mais apropriado!
Agora, para aqueles do seu grupo que querem se aprofundar em java, entaum faça o trabalho final no netbeans, e brinque com o eclipse, notepad, ou outra IDE q vc prefira fazendo outros projetinhos ou helloworlds!!
A idéia é vc se adaptar a qualquer IDE dependendo da sua necessidade! Cada um tem a sua preferência, mas há situações que cada uma delas tem seus pontos fortes e fracos!
eu tive o mesmo problema que você (ou que seus colegas) não sabia praticamente nada de java e tive que programar meu tcc nesta linguagem. eu comecei com netbeans mas testei outros também, como o gel, jedit, jcreator… até que conheci o eclipse! fiquei com ele. :roll:
mas o importante eu acho é tentar sempre procurar saber o que se está fazendo. na hora de distribuir minha aplicação eu tive vários problemas porque não sabia compilar um programa java via linha de comando! então, acho importante tentar seguir a programação do projeto também em paralelo, no braço, fazendo as coisas via linha de comando e usando o notepad .
outro software que me ajudou foi o apache ant. dependendo do tempo que vocês tem, e com a sua ajuda, acho que da pra aprender mexer o básico com estes softwares todos até poder tirar proveito deles.