The Second Coming of Java: A Relic Returns to Rule Web (Matéria da Wired Magazine)

No link abaixo uma reportagem bem interessante da Wired Magazine sobre como serviços como Twitter, abandonaram Ruby, PHP e etc, em favor de Java. (em ingles).

Engraçado: Java nunca foi.
E eu só vi hypista falando que Java era ultrapassado até hoje.

Os maiores projetos que já vi e trabalho são todos em Java.

Pois é, como o pessoal citou por lá, chamar o Java de “relíquia dos anos 90” foi forçar a barra. Provavelmente isso foi escrito pelo impacto (atrair mais leitores).

A matéria em si não é ruim, mas não traz nada de espetacular, apenas cita casos de migração para Java de serviços com grande carga (como o Twitter e o Square) e o fato de novas linguagens (Clojure, Scala) estarem rodando dentro da JVM. Parece que meio uma propaganda do Java direcionada a CEO’s e afins que guardam uma certa resistência para com Java com um todo (a linguagem e a máquina virtual). Quase um “anunciamos a volta dos que não foram…” .

Abraços.

Sim, Ruby não passou de modinha, mas daí dizer que Java é uma linguagem moderna? lol

Uma coisa que me pergunto é quem é o público alvo desse artigo.

Do jeito que está escrito, dá a impressão que apenas nos últimos anos descobriram que java não serve apenas para applets, mas que roda bem como server-side.

Não acho que o ruby tenha sido modinha, é muito usado por aí.

Mas é interessante que as linguagens consideradas modernas não trazem nenhum conceito realmente novo.

Acho que o maior problema é a confusão de Plataforma Java com Linguagem Java. O Twitter e o LinkedIn, por exemplo, não usam a Linguagem Java, usam Scala (que roda na Plataforma Java). Ruby também pode ser usado na Plataforma Java, assim como Python, Javascript e existe mais uma porrada de outras linguagens próprias para rodarem na Plataforma (como Groovy, Clojure e Kotlin).

A Linguagem Java, sim, ficou meio parada no tempo, mas a plataforma está aí firme e forte.