Thoughtworks Technology Radar - Jan/2011

Pessoal,

Saiu mais um Thoughtworks Technology Radar (relatório que a TW libera pra comunidade com as ferrementas/metodologias que a TW recomenda/não recomenda) - http://www.thoughtworks.com/radar

Eu particularmente achei ruim ter colocado Git como Trial e Github com Asses. Tanto o Git como o Github são bastante maduros e usados por milhares de desenvolvedores.

pessoal, o Daniel F. e outros também reportaram essa noticia.

Interessante foi a troca de Clojure por Scala, que realmente tem uma aplicabilidade muito maior. Legal a entrada do vFabric, mas nao sei por que a ausencia do GAE.

No limbo ficaram o WS alem do basic profile, RIA, GWT, ESB, cerficacao Scrum e integracao de bancos.

Também fa[code]ço a mesma colocação que o Rubem e achei igualmente interessante a troca por Scala, tenho visto com bons olhos essa linguagem principalmente para projetos/cliente/devesenvodores que não querem sair do ecossistema Java mas aceitam uma certa “modernização” da plataforma.

[]s

Achei interessante colocarem Javascript como linguagem a ser adotada no server-side e node.js para ser avaliado. Conservador em alguns pontos e avançado em outros, no saldo geral gostei desse radar.

Curioso ver ESB como “Hold” e Apache Camel como “Trial”, uma vez que o Camel pode ser considerado um lightweight ESB

Gostei sobre adoção do Android. Mas pelo visto já estava no Radar anterior.

Eu já tinha citado antes o quão paradoxal é esse relatório, desde o tempo que o Jim Webber assinava, e o mesmo possui profundo “trauma” de ESBs.

O produto, nada mais é, que a implementação de patterns de integração.

Se você usa um design Restful, como ambiente Web que é homogêneo (protocolo) , claro que a utilização do mesmo pode ser dispensada. Mas qualquer empresa que necessite trabalhar com múltiplos protocolos, incorre num possível utilizador de algum pattern de integração.

Na minha opinião, eles estão bastante equivocados.

Pegue o Apache Camel, coloque alguns monitores e facilidades de configuração, o q vc tem ? :slight_smile: rss. Povo doido…hehe

IMHO: Isso é culpa dos grandes players, que forçam a barra pra qualquer projetinho de SOA utilizar ESB, mesmo que sem motivação, logo, o mesmo se torna um fardo desnecessário e, em muitos casos, caríssimo.

Segundo eles ruby esta bombando e jruby esta pronto pra ser adotado. Rsrs

Gente, não confundam as coisas, nao se trata de tendencias de mercado, no máximo o que a Toughtworks pretende usar em 2011. :wink:

[quote=Luiz Aguiar]Também fa[code]ço a mesma colocação que o Rubem e achei igualmente interessante a troca por Scala, tenho visto com bons olhos essa linguagem principalmente para projetos/cliente/devesenvodores que não querem sair do ecossistema Java mas aceitam uma certa “modernização” da plataforma.

[]s[/quote]
Também concordo.

[quote=Adelar][quote=Luiz Aguiar]Também fa[code]ço a mesma colocação que o Rubem e achei igualmente interessante a troca por Scala, tenho visto com bons olhos essa linguagem principalmente para projetos/cliente/devesenvodores que não querem sair do ecossistema Java mas aceitam uma certa “modernização” da plataforma.

[]s[/quote]
Também concordo.[/quote]

Também concordo. [2]

Groovy no ano passado estava na mesma situaçao que Scala está agora. Não lembro do Android no último ano.

“72. Java language end of life” tá quase lá, corram para as colinas. hahahaha

Má notícia para os programadores Java da Thoughtworks, mas para o resto de nós Javeiros a linguagem continua firme e forte no mercado!

[quote=Luiz Aguiar]Também fa[code]ço a mesma colocação que o Rubem e achei igualmente interessante a troca por Scala, tenho visto com bons olhos essa linguagem principalmente para projetos/cliente/devesenvodores que não querem sair do ecossistema Java mas aceitam uma certa “modernização” da plataforma.

[]s[/quote]

Eu já não tenho tanta certeza sobre utilizar Scala, de fato a linguagem é muito poderosa, ainda mais com esse novo pack de collections, mas ainda sim el1 é muito complexa. Vc pode adotar scala sem problemas, mas a sua equipe deve ter uma boa senioridade, pq não deve ser muito fácil encontrar profissionais que saibam e estejam acostumados a trabalhar com este tipo de linguagem hibrida.

Scala é muito bom, mas se fosse aplicar em algum projeto, preferiria pyton, mesmo não sendo lá tão fã dele.

Quanto ao JRuby, desde que entrei no fórum eu via o CV falando que o estava usando. Tendencia ou não do mercado, de 5… 6 anos pra cá, já deve ter bastante projetinho utilizando-o (pelo menos os daThoughtworks )

[quote=Chapisco][quote=java.lang.JJunior]
“72. Java language end of life” tá quase lá, corram para as colinas. hahahaha
[/quote]

Má notícia para os programadores Java da Thoughtworks, mas para o resto de nós Javeiros a linguagem continua firme e forte no mercado![/quote]

Olá, programador Java na ThoughtWorks falando aqui.

Nao eh ma noticia nenhuma. Faz tempo que a grande maioria dos programadores Java daqui ta de saco cheio da linguagem (desnecessariamente verbosa, sem features realmente interessantes ha MUITO tempo, etc).

Pelo contrario, se mais gente adotar a JVM como plataforma e se livrar da linguagem, pra gente melhor. :wink: