Thread (Comunicação entre elas)

Tenho duas threads que executam funções distintas.

Thread A : Inicializa as configurações de usuario, senha e etc para o banco.

Thread B: Fica dormindo durante 10 segs. Esta necessira que thread A já tenha terminado seu trabalho.

Como eu faço a Thread A dizer para Thread B, pare de dormir e continue seu trabalho!

Alguem pode me ajudar?

thread.join();

a proxima excecução sera somente quando a thread terminar, e isso pode demorar, você não tem como saber quando uma thread vai terminar, vc pode tentar passar atributos para a outra thread, um boolean talvez e assim usar para executar as ações da 2 thread.

Voce pode usar também os metodos wait e notify da Thread - http://java.sun.com/j2se/1.4.2/docs/api/java/lang/Object.html#notify()

Quanto ao wait e notify, cuidado com deak locks e live locks.

Mais sobre concorrência em http://java.sun.com/docs/books/tutorial/essential/concurrency/index.html

Pelo que ele explicou parece ser duas threads que nem vao ser acionadas concorrentemente… o maior problema eh gerenciar várias threads…
Eu particularmente prefiro usar “jms” sempre que possivel, assim tenho garantia de execução.
O que realmente faz essas duas threads? e pra que voce precisa delas?

Vou explicar melhor

Quando o sistema que desenvolvi é iniciado a conexão com o banco deve ser configurada através de um arquivo, e caso a senha do usuário esteja errada por exemplo, acontece um delay muito grande, pois o hibernate fica tentando a conexão com banco por um bom tempo.

Esta executa um comportamento da classe ConfiguracaoBanco.

public void run()
    {         
         pegaConfiguracoesBancoDados();  //pega configuração e inicia o banco      
    }

Esta executa um comportamento da classe Gui_Acesso
Este outro thread verifica se existe algum usuário com poderes administrativos cadastrado no sistema.
Como eu sei que é a primeira transação com banco caso acontece um RuntimeException sei que não foi possível conexão com banco, aviso o usuário, fecho o programa, e na próxima execução, abro um gerenciador de configuração com banco de dados para que a conexão possa ser re-configurada.
Este thread quando entra em execução de cara é colocada pra dormir. Eu gostaria de esperar no Maximo 9 segundo, mas não sempre até 9 segundos; Caso a outra thread termine seu trabalho antes de 9 segundo gostaria de liberar a thread abaixo para sua execução;

try
        {
            Thread.sleep(9000);
            jButton1Loggin.setEnabled(true);

boolean verifica = Usuario.verifica_Existencia_Administrador_Do_Sistema_NoBanco();
            if(verifica == true)
            {
                 System.out.println("Usuario Administrador existe");
            }
            else
            {
                RegistroUsuarioSistema registro = new RegistroUsuarioSistema();
                registro.modoAdministrador();
                registro.setVisible(true);
            }

}catch(InterruptedException e)
        {

}catch(RuntimeException e)
        {
            JOptionPane.showMessageDialog(this, "Não foi possível obter uma conexão com o banco de dados\n" +
                                                "Reinicie o programa e verifique se as configurações com o banco estão corretas\n\n" +
                                                "Caso seja necessário entre em contato com o suporte.", "Erro: Banco de Dados", JOptionPane.INFORMATION_MESSAGE);

InfoServidorDados conf = new InfoServidorDados();

try
           {
                conf.setServidor(false);
                System.exit(0);

}catch (FileNotFoundException ex)
           {
               ex.printStackTrace();
           }catch (IOException ex)
           {
                ex.printStackTrace();
           }

}

Isso funciona, mas gostaria de agilizar o processo.
Vocês acham que isso tam com mal cheiro?

Só para ficar claro.

Estas duas thread não acessam objetos compartilhados.

Na primeira vez que o usuario abre o sistema ele teria que configurar a conexão com o banco, entao o que acha de logo q ele clicar no botao testar a conexao com o banco de dados, sem criar thread nenhuma? Por que deixar o usuario entrar no sistema sendo que caso ele tenha digitado os parametros do banco de dados errado, ele nao teria nenhuma informação?

Essa solução já me passou pela cabeça.

Mas da forma que esta feito o usuário não entra no sistema quando configura o banco.
Vai para tela de loggin, e lá acontece o aviso caso as configurações estejam erradas.

Vou repensar isso. (Ficaria bem agradavel um botão para testar a coneção)

Bom, agora falando de minha duvida.
Pesquisei em muitos livros, e não encontrei nada.

Não tem como dois threads de contextos diferentes (que não compartilham o mesmo objeto) serem sincronizadas da forma como eu quero?!

Pelo que entendi, vc tem as 2 threads, A e B. A thread B só é iniciada qdo a thread A acabar.
Se for isso, pq teria duas threads? Mas se quisesse com duas threads, há algumas formas de resolver isso:

1. Criar a thread B quando a thread A acabar
  2. Criar as duas threads e usar o wait e notify
  3. Tem o join como citado

[quote=ffranceschi]Pelo que entendi, vc tem as 2 threads, A e B. A thread B só é iniciada qdo a thread A acabar.
Se for isso, pq teria duas threads? Mas se quisesse com duas threads, há algumas formas de resolver isso:

1. Criar a thread B quando a thread A acabar
  2. Criar as duas threads e usar o wait e notify
  3. Tem o join como citado[/quote]

Thread A e B são iniciados quase que ao mesmo tempo.

Só que thread B dorme 10 segundos na esperança de que A tenha terminado seu trabalho para continuar o seu.

O problema exige dois threads, pois estou visualizando possíveis exceções no uso do programa. Deixa-me explicar.

Suponha-se que eu coloque um botão para testar a conexão do banco na tela de configuração, como você havia me dito.
Esse código abaixo será executado para iniciar a conexão com o banco, caso todas as informações estejam corretas é rapidinho. Agora, se alguns dos parâmetros forem inválidos, o trabalho se torna exaustivo (Demorando cerca de 1 minuto ou mais). Isso trava minha aplicação.

public void inicia(String bd, String user, String ssn)
    {
        try
        {
              cfg = new Configuration().configure().setProperty(Environment.URL,bd).setProperty(Environment.USER, user).setProperty(Environment.PASS, ssn);
              sessionFactory = cfg.buildSessionFactory();   
        }
        catch(Throwable e)
        {
            new ExceptionInInitializerError(e);          
        }

}

Qual a minha solução.
Coloco um Thread para iniciar o banco, e outro que apos 9 segundos dormindo, tenta abrir uma sessão com o banco, caso não haja conexão isso me retorna um runTimeException e eu aviso o usuario para configurar novamente o banco.

bom… eu não li tudo mais… acho que pode lhe servir

o join talvez nao fosse a melhor opção por que vc tem um tempo maximo a se esperar… ja o join esperaria o tempo q fosse

o metodo wait tem uma sobrecarga que recebe um long de milisegundos, ou seja, o tempo maximo a se esperar(algo como 9000 para 9 segundos)

caso a thread A termine antes ela sincroniza e da um notify na thread B… ai a B vai sai do estado de espera quando for notificada ouapós 9 segundos… o q vier antes, confirma se a thread A conseguiu executar o q devia (dexa um boolean pra thread A coloca true se tiver conseguido)… e o q vier depois vc q sabe…

espero q isso não seja bestera por eu nao ter intendido ja que não li tudo…rs