Threads podem dar muito problema?

bom dia a todos!!!
pessoal, é assim, tenho um sistema web e quero passar isso para desktop…bom, tenho estudado e tal, isso para um futuro não tão distante e muito viável e interessante…
mas o que quero saber é:
um uso intenso de threads pode trazer muitos travamentos???
uso muito ajax( junto com mysql) em processos paralelos e pretendo passar isso para threads…enfim, isso pode me atrapalhar muito?
aliás, em java, o que pode trazer maiores problema com relação a travamento??
Grande abraço a todos!!!
muito obrigado pela constante ajuda nos demais tópicos!!!
Horácio

O que causa travamentos não é o uso de threads em si, mas um fenômeno chamado deadlock, que ocorre por conta de má distribuição de recursos entre as threads.

Olha, tal qual um código ajax malfeito ou mau utilizado, o uso incorreto de threads ou a programação de forma incorreta sempre irão causar problemas.
Sugiro uma boa olhada na API, em exemplos, pesquisas aqui mesmo no guj, para evitar falhas e eventuais dores de cabeça futuras.
É bom compreender que o uso de ajax não implica, exatamente, no uso de threads, afinal, há N outros recursos assíncronos, eventos que podem ser disparados de diversos elementos e que afetam vários outros, etc.

Se você estiver se referindo a fazer uma espécie de ajax em sistemas desktop, você tem que tomar cuidado, também, pra não fazer nenhuma dessas operações na thread de eventos do swing. Ou seja, toda vez que você quiser fazer uma dessas, você tem que ter o cuidado de trocar de thread e depois sincronizar tudo. Ou seja… estude bastante sobre threads!

[]´s

90% dos programadores que utilizam threads, não sabem utilizá-las.
Por isso é IMPORTANTISSIMO estudar bastante elas para que você não tenha maiores problemas.
Abraços!

Bem gerenciadas não apresentam problemas.

Oi,

Regra básica - Tenha certeza do que está fazendo, se não sabe o que “aquele componente”, “aquele método” ou “aquela linha de código” faz, pergunte a alguém (sempre tem alguém que sabe).

Acho threads um ótimo recurso do Java e como disse Kanin Dragon elas não te darão muito trabalho se estiverem bem planejadas (e documente bem, senão o próximo a visitar seu código vai amaldiçoar até sua 5° geração rsrs, to brincando, mas pode ficar meio confuso ao dar manutenção xD)

Quanto a colocar tudo em threads, eu acho um pouco radical… nem tudo que é feito de modo assíncrono na web deve ser feito de modo assíncrono em app desktop, até porque ajax serve principalmente pra “simular” um desktop (várias telas em “uma página” ) e isso você vai ter no desktop sem precisar ficar criando várias threads :smiley:

Bem, isso é minha opinião, espero ter colaborado de alguma forma…
[]'s

Por isso que falei que é importante saber o que está fazendo.
Com certeza se estiverem bem gerenciadas não apresentarão problemas.
Abraços!