Tipo de Android XML File

Pessoal, tenho uma seguinte dúvida: Fiz um splash e em seguida redirecionei para uma tela principal onde conterá várias opções para ser selecionada, notícias, informações, ajuda… Estou com dúvida como fazer esta tela porque não sei escolher a active correta para isto. Gostaria de uma Active onde os icones fiquem lado a lado como em uma aplicação de esportes.

Para ficar lado a lado tem o gridView || GridActivity
Neste componente você define o limite de colunas, cria um BaseAdapter e o android vai preencher automaticamente (de cima para baixo).

Qualquer coisa crie esboço da UI para facilitar indicação de quais componentes utilizar.

Faça como o fabriciov mostrou. Um GridView vai deixar tua tela igual ao menu do android.

Uma home com grade e icones é legal para smartphones, para tablets, o conteudo poderia ser exibido na mesma tela e acredito que um TabActivity (ou uma ActionBar com navegação) seria o ideal.

Estou utilizando o RelativeLayout, pois os icones ficam livres para posicionar.

Voce tem alguma imagem pra usar como exemplo ?

Procure na internet sobre GridView. Isso pode resolver o seu problema.

O ideal para adequar esse tipo de menu para celulares é o GridView mesmo, que além de permitir total de colunas variadas também tem scroll vertical caso necessario.

Ou vc pode fazer isso:

[code]

<?xml version="1.0" encoding="utf-8"?>

<Button
	android:id="@+id/b1"
    android:layout_width="wrap_content"
    android:layout_height="wrap_content"
    android:text="Android" />

<Button
	android:id="@+id/b2"
	android:layout_toRightOf="@id/b1"

<Button
	android:id="@+id/b3"
	android:layout_toRightOf="@id/b2"

[/code]

Note que o 2° botao, na linha [b]android:layout_toRightOf="@id/b1"[/b], eu defini o id do primeiro botao, assim o segundo botao fica ao lado do primeiro.
Como vc disse que está usando um RelativeLayout, talvez isdo tambem pode te ajudar.