Tipo Enumerado

Oi pessoal, estou tentando fazer um diagrama de classes e me deparei com o tipo enumerado eu sei o q é, mas ñ sei como representar isso na UML (Diagrama de Classes), já pesquisei na net, mas ñ encontrei nenhuma representaçao, será q alguém pode me dar uma ajuda?

Se quiser, crie um estereótipo "<<enum>>" e represente a classe apenas com atributos. (Tecnicamente, todos os enums derivam da classe java.lang.Enum, mas isso não precisa ser representado no seu diagrama.)

Graaande Thingol “quebra tudo”!
Me responda uma coisa sobre a qual sempre tive dúvida: A estereotipação em UML é como se fosse uma customização dos símbolos(apropriado esse termo?) da linguagem. Mas, de que forma transmitimos a semântica dos “novos símbolos” para alguém que pega um diagrama nosso, com esses estereótipos?

[quote=Mantu]Graaande Thingol “quebra tudo”!
[/quote]

Credo, me sinto como uma entidade (no sentido umbandista da coisa). Só falta me chamar de “tranca-rua” ou outras coisas mais estranhas.

Acho que você tem de escrever algum documento que explique isso. Uma caixinha de comentário vai bem nesse caso.

http://www.phptr.com/articles/article.asp?p=29454&rl=1

EDIT - E antes de mais nada, eu digo que não aceito sacrifícios de galinhas pretas, ou velas vermelhas, nada dessas coisas.

Olha só, no caso que a paloma questionou, seria algo assim a representação que vc sugeriu?

|   fresco  |
|  defumado |
|  enlatado |
|-----------|
|___________|

Acho que sim. Na verdade, você poderia até omitir isso do seu diagrama de classes, a menos que você queira mesmo mostrar a tal enumeração. Veja a figura 4.12 do artigo abaixo:

http://www.informit.com/articles/article.asp?p=402220&seqNum=3&rl=1

Bom, acho que é isso entaum! Sunçê ajudou muito mizifi!! Brincadeira :lol:
Muito obrigado Thingol!

O esteriótipo correto padrão UML 2.0 é <<enumeration>>, como as figuras postadas. O esteriótipo é uma classificação da classe. A UML 2.0 define alguns esteriótipos padrões:

<<boundary>> - Classes que entram em contato com o ator. Pode ser telas, classes de integração, classes de web-services e etc…

<<control>> - Classe de controle. Um serviço ou façade…

<<entity>> - Entidade do domain.

Nada impede que você mesmo defina seu próprio esteriótipo no seu projeto. Aí você pode documentar o que o codificador deve fazer quando achar isso no modelo. É uma boa ferramenta de análise.

Não querendo abusar dos caros colegas, mas eu ligaria o estereótipo enumeration com um
—>
ou com um
—<>
???

Geralmente não existe associação com enumerações. É só um informativo. Em todo caso, se desejar, o que faria mais sentido seria uma dependência ( —>). Mas não vejo sentido para tal. A especificação da UML não entra nesse detalhe, e também não proíbe colocar associação ou dependência em enumeração…

Oi pessoal, aí vai o diagrama pra vcs darem uma olhada se está correto dessa forma :wink: , outra dúvida em cada compartimento só deve ser colocado um tipo de produto, isso deve ser mencionado de alguma forma e os produtos podem ser (frutas, peixes, carnes, leite, ovos, etc) isso também de ser demonstrado :roll:

Olá,

<momento-chato>
cozinhado existe? Nao seria cozido?
</momento-chato>

]['s

[quote=fabgp2001] Olá,

<momento-chato>
cozinhado existe? Nao seria cozido?
</momento-chato>

]['s[/quote]

O prof. Pasquale disse que:

cozinhar -> cozinhado
cozer -> cozido
coser -> cosido (costurado)

http://www.aloescola.com.br/linguaportuguesa/morfologia/morfologia-verbos-participio-cozida-cozinhada.htm

(o site não está funcionando direito)

[quote=thingol]O prof. Pasquale disse que:

cozinhar -> cozinhado
cozer -> cozido
coser -> cosido (costurado)

http://www.aloescola.com.br/linguaportuguesa/morfologia/morfologia-verbos-participio-cozida-cozinhada.htm

(o site não está funcionando direito)[/quote]

5 estrelas pra ti Thingol, vivendo e aprendendo. Nunca tinha ouvido falar assim.

]['s

Fica difícil entender o q está sendo representado sem entender o contexto do problema a ser resolvido. Talvez, se vc explicasse o que vc pretende com esse diagrama, nós poderíamos ajudar mais…:roll:

Falowww.

É um sistema de inventário para um frigorífico digital. O sistema deve permitir controlar todos os produtos colocados e retirados do frigorífico.
O frigorífico tem algumas restrições:

1-Cada compartimento só pode armazenar um tipo de produto, ñ é possível combinar vários produtos num só compartimento;

2-Cada compartimento tem uma capacidade máxima definiada em termos do número máximo de unidades de medida que pode conter (quilogramas, litros, unidades, estc);

3-Os produtos congelados podem ser carne e peixe;

4-Nas gavetas podem ser armazenados produtos frescos(hortaliças e frutas), tantos as hortaliças quanto as frutas são armazenadas em quilogramas, as hortliças podem ser cenouras e alfaces, e as frutas são laranjas e maçãs;

5-Nas prateleiras só podem ser armazenados produtos já cozinhados para conservação, estes não são considerados em termos de inventário do frigorífico;

6-Nos suportes especiais podem ser armazenados leite, ovos e manteiga.

:roll: Será que meu diagrama está indo de acordo com o q pede o exercício, alguém pode me dar uma idéia, se estou indo bem ou ñ :oops:

Vc precisa definir melhor os conceitos de GAVETA, COMPARTIMENTO e PRATELEIRA. Um compõe o outro? Repare que isto não fica claro nem no desenho nem nas restrições. :wink:

Não entendi o que são as classes congelacao (existe este substantivo?) e refrigeracao. Elas vão ter algum comportamento sobre os produtos ou sobre os compartimentos, ou são apenas “estados” de um produto ou caracteristicas de um compartimento?

Para indicar as regras de combinação entre compartimento e produto é bom indicar a cardinalidade entre eles.

[quote=paloma]É um sistema de inventário para um frigorífico digital. O sistema deve permitir controlar todos os produtos colocados e retirados do frigorífico.
O frigorífico tem algumas restrições:

1-Cada compartimento só pode armazenar um tipo de produto, ñ é possível combinar vários produtos num só compartimento;

2-Cada compartimento tem uma capacidade máxima definiada em termos do número máximo de unidades de medida que pode conter (quilogramas, litros, unidades, estc);

3-Os produtos congelados podem ser carne e peixe;

4-Nas gavetas podem ser armazenados produtos frescos(hortaliças e frutas), tantos as hortaliças quanto as frutas são armazenadas em quilogramas, as hortliças podem ser cenouras e alfaces, e as frutas são laranjas e maçãs;

5-Nas prateleiras só podem ser armazenados produtos já cozinhados para conservação, estes não são considerados em termos de inventário do frigorífico;

6-Nos suportes especiais podem ser armazenados leite, ovos e manteiga.

:roll: Será que meu diagrama está indo de acordo com o q pede o exercício, alguém pode me dar uma idéia, se estou indo bem ou ñ :oops: [/quote]

O frigorífico é do tipo combinado, isto é, constituído por dois blocos (congelação e refrigeração) e os tipos de compartimento são gavetas, prateleiras e suportes especiais :roll:

Mas isto é um exercicio teorico cujo enenunciado você colocou na outra mensagem ou é um modelamento de um caso real?

Se for um exercicio, coloque o enunciado todo, pois do que você postou antes não dava para inferir a sua afirmação abaixo.

Se for um modelamento real e você fazendo a análise do problema, acho que vão se necessárias mais interações para poder dizer se o que está sendo modelado atende ou não o problema a ser resolvido.

Tente colocar o comportamento (metodos) que as classes vão ter para tentar validar como você está pensando.

PS: Lendo com mais calma o enunciado, acho que não dá para representar o descrito no item 1 apenas com cardinalidade entre as classes.