Saber que um botão extende XYZButton e tem os eventos A, B, C vindo da PQP da MVC da MFC não diz que um sistema será bem cosntruído. É como ser certificado em Java, que só serve para arrumar emprego.
Eu posso saber que JFrame descende de awt.Blablabla e continuar criando belas porcarias em Java.
Sei que muitos programadores Delphi (e até VB) realmente se preocupam com seu sistema, ams isso é minoria, minoria extrema, e assim o é porque as plataformas induzem ao point-n-click.
Programas feitos nestas plataformas tendem a ser apenas front-end para bancos de dados, entretanto isso não é uma limitação da plataforma, como mencionei é apenas porque os próprios fornecedores querem assim.
Java está no lugar certo na hora certa, é uma linguagem fácil e com algumas características de objetos interessantes, e não foi feita pensando em point-n-click. Com a preocupação com a qualidade que temos hoje (após sofrermos tanto na mão de tantos legados que são um bando de programas empilhados), uma linguagem assim caiu como uma luva.
Produtividade? Aposto que um cara faz em ASP clássico uma tela de cadastro muito mais rápido que alguém em Delphi ou VB. Isso é extremamente relativo. O que eu demoro uma semana para fazer um programa que faça, um outro pode levar quinze minutos e fazer um shell script.
O grande benefício da plataforma java é a plataforma em si. Muita coisa pronta, muita coisa reutilizável e boa aceitação no mercado. A tendência é que seja substiuída em algum tempo em sua posição, ams por enquanto é a tecnologia que permite melhor aplicar conceitos recentes no desenvolvimento de software.
O ponto do cv, sobre Java substituindo CLIPPER/Delphi/VB é muito interessante. As empresas querem desenvolver em camadas (mesmo sem saber o que é isso) e estão tentando capacitar a mão de obra existente em java (vide tantos “estou vindo do delphi/vb/asp” aqui no forum) ou simplesmente mantendo os antigos no legado e abrindo vagas.
E o que essas pessoas vão fazer em jaa nas empresas (poderia ser em python, c+++, ruby…) exatamente as mesmas coisas que antes, só que agora os registros se chamam beans.
Opiniões, claro…
[]s