Todo mundo sabe que java ainda não é verdadeiramente produtivo. Não é o fato dos profissionais serem caros, mas de não haver uma RAD que faça juz ao termo. Temos IDEs, ótimas, mas ainda assim estamos bem devagar comparando com outras ferramentas.
Minha experiência com java é que está mal, ou, realmente, ela é pouco produtiva? E como ficou o antigo Rave, hoje Sun Java Studio Creator?
Considerando que existe uma JSR (JSR-223) que prevê um mecanismo que permita o livre acesso de linguagens de script (entre elas Groovy e PHP) à plataforma Java, o fato da IBM apoiar PHP não significa que ela vai abandonar o barco do Java. Significa que eles vão apostar no PHP como futura tecnologia para desenvolvimento de aplicações web ao invés da linguagem Java ou Groovy.
Mas, graças a Deus. Antes PHP do que Beanshell.
RAD? nao existe RAD nem para PHP… Assim como o Daniel disse, a IBM esta apostando no php tambem. Ela tem investimentos em milhares de coisas ja. O resto eh especulacao.
NMO, Java (leia-se “o mundo de ferramentas Java”) não é tão maravilhoso quanto dizem por aí. De fato ainda não conheço um RAD Java do nível do Delphi. Nunca vi o plug-in de GUI do Eclipse, mas sim o do NetBeans que não é grande coisa, NMO.
Acho que o Eclipse e outras IDEs têm muitas coisas legais que no Delphi não tem, mas o inverso também é válido.
O WSAD se integra mto bem a varios banco de dados, facilitando mto a vida na hora de criar Statements e, se precisar, ainda gera o JavaBean p/ cada Stat…
Alem disso, existem ferramentas como JBuilder, JDeveloper, WSAD… nenhuma delas supre a necessidade de ferramentas RAD? Independente do cheiro de RAD ou nao…
[quote=kuchma]Alem disso, existem ferramentas como JBuilder, JDeveloper, WSAD… nenhuma delas supre a necessidade de ferramentas RAD? Independente do cheiro de RAD ou nao…
NMO, são sim. Para o que o Java se propoe as ferramentas a meu ver sao muito boas.
Mas quem disse que o Java quer isso pra ela? Eu particvularmente espero que continue assim, sem RAD desse nivel que suja o codigo e ainda fica tranzendo so arrastador de componente.
O que leva as pessoas a achar que Java eh um substituto pro Delphi ou VB sempre me deixou meio curioso. A grande maioria das ferramentas existente hoje pra Java foca a qualidade do desenvolvimento e do software que sai dali, enquanto no Delphi e VB, o foco esta em produtividade e nao muito mais do que isso. Cada uma tem seus meritos e mercados, entao nao vem ao caso discutir qual eh a melhor, pq cada uma eh melhor pra coisas diferentes.
Agora, se o seu problema eh soh produtividade, entao vc nao esta enxergando a coisa direito: software produzido rapido e com baixa qualidade ainda continua se chamando prototipo, nao importa como voce queira ver a coisa.
Questão de produtividade depende muito do desenvolvedor.
Não adianta ter uma super ferramenta, ultra facil de usar e um desenvolvedor sem noção alguma de programação no controle dela (Algo que acontece muito no VB, afinal é só arrastar ali e pronto…). Uma porta pode desenvolver rapido desta maneira? Pode! Vai sair algo bom? Claro que não!
Concordo que não há nenhuma ferramenta RAD realmente produtiva para RAD.
Mas tenho uma colocação e ao mesmo tempo uma pergunta?
Há no Delphi ou VB algum suporte para testes, ferramentas de build ou frameworks igual temos em Java? VB ou Delphi possui suporte para refactoring comparável ao do Eclipse ou Ingelij IDEA.
Bom, nós não temos um editor de telas tão bonitinho quanto o do VB e do DELPHI, mas temos frameworks MVC.
Design Patterns sempre existiu, hoje se você programa em JAVA, logo você deve conhecer pelo menos um Pattern. Java é uma das tecnologias que mais ajudou no amadurecimento do Patterns, isso por que o código feito em java é mais propícia para possuir uma maior qualidade.
Ou seja, não temos produtividade em interfaces gráficas, mas temos produtividades em geração de código e altíssima qualidade na arquitetura dos nossos sistemas… (dependendo do projeto, é claro!).
Mas o que considera muito legal no java é que quando você precisa criar um botão, você precisa criar uma classe do tipo JButton… e não simplesmente arrastar uma figura de um botão para dentro de um form…
Ou seja, “NÓS SABEMOS O QUE ESTAMOS FAZENDO!!!”
Outro detalhe é que vc pode criar interfaces gráficas usando Swing, SWT, Thinlet entre outras ferramentas gráficas. Olhem só quantas opções temos!!!
Bom… agora sendo um pouco mais maldoso!
Nós desenvolvemos softwares… e não protóptipos!!!
Thiago, eu entendo onde vc quer chegar, e concordo com a maioria das suas opinioes, mas…
Nao eh “nos versus eles”, ta todo mundo no mesmo barco e se for ver bem, ninguem ate hoje sabe a formula certa pra desenvolver software direito. Muita gente tem uma boa ideia, e arrumou metodos QUASE consistentes de se chegar a bons resultados, mas, caindo na real, programar ainda eh uma bosta. Tudo bem que as IDEs hoje em dia estao fazendo todo tipo de pirueta, mas programar ainda eh uma bosta - invariavelmente, vc ainda cai num editor de texto com um monte de simbolos, em ordem esquisita, e ainda tem que se virar com eles. Em todas as linguagens.
Entao, nao adianta muito ficar “inimigo” do pessoal que usa outras ferramentas, ou tirar sarro - afinal, voce provavelmente nao tem tanta razao assim.
Particularmente somente vejo alguma complexidade nos EJBs, pois ao meu ver Servlets e JSPs não têm “bicho-de-sete-cabeças” algum; nada que seja tão complexo e sobrenatural que um PHP ou um ASP da vida. :-o
Realmente o que torna os EJBs complexos é a falta de uma ferramenta verdadeiramente robusta para tratar de sua construção (e talvez logo mude esta opinião, pelo que estou vendo sobre o NetBeans 4.1 e seu suporte ao desenvolvimento J2EE/EJBs ).
Bem, tudo que necessito encontro no mundo livre, e aqui na UFRN estamos indo muito bem obrigado…
Chega num projeto com 150mb de codigo e me conta depois se a sua opiniao sobre os bichos de sete cabecas mudou ou nao. :mrgreen:
A tecnologia em si, e vista isoladamente, pode ser o mais simples que for, mas muita coisa simplesmente nao funciona quando aplicada em escala, e o problema nao eh dos EJBs, nem dos JSPs, nem do Velocity, nem do que for - eh do desenho da aplicacao. E nisso uma das unicas ferramentas confiaveis e genericas que a gente tem hoje eh neuronio. Um monte deles, alias.
Eu acho estranho como as pessoas são sentimentalistas em relação às “disputas” entre Java, Delphi, VB, .NET etc. É engraçado.
Bem pra mim parece que algum pessoal fala do Java como se ele fosse POWER-MEGALO-ULTRA-THE-TOTAL-SOLUTION-AND-ANYTHING-ELSE-IS-STUPID-AND-USELESS
Eu gosto muito do Java, mas tenho saudade de coisas do Delphi.
E só porque eu arrasto um botão para um formulário em vez de digitar código não quer dizer que eu não saiba que sua classe é TButton, que seu manipulador de evento padrão é o OnClick, que esses manipuladores baseiam-se no sistema de mensagens de eventos do Windows, que uma coisa é a propriedade Name e outra a variável do objeto no código, que o Delphi altera automaticamente o nome desta conforme aquela. Enfim, não que dizer que sou um alienado. As facilidades só trarão alienação se você quiser ser assim.
Não vou negar que eu também seja um pouco sentimentalista, mas cada coisa no seu lugar.
Mas o Java é muito bom, tem muita coisa boa!!! E no geral eu tendo pro Java!!!