TomCat apache

Boa Noite a todos!

Sexta-feira e eu aki estudando para a prova de amanhã. rsrs

:?

Intaum pessoal, será que vcs podiam me explicar resumidamente o que é e pra que serve o TOMCAT?

Grata.

Ótimo fim de semana a todos.

:smiley:

1 - Acesse www.google.com
2 - Na caixa de pesquisa, digite Tomcat
3 - Clique em pesquisar
4 - O primeiro item da busca é o endereço que você tem que entrar.

Resumidamente…

Apache e um servidor http…

Tomcate e um container, e ele que encontra sua classe servlet, que a carrega, que invoca o metodo init de uma servlet…
Ele e responsavel pelo ciclo de vida da servlet, e ele que aloca uma thread a cada requisição, e ele que quando vc escreve um codigo em jsp ele converte seu codigo em uma classe java(Servlet)…

ELE GERENCIA E RODA O SERVLET…

Por isso apache/tomcat…

Boa noite…

Site Oficial: http://tomcat.apache.org/
O Tomcat é um servidor que suporta a execução de aplicações web utilizando tecnologia Java. Ele não busca ser um servidor JEE completo, ou seja, não implementa suporte a EJB(Enterprise Java Beans), mas busca ser um ambiente completo para execução de aplicações web.

Instalando o Tomcat 6.x.x

O Primeiro passo é realizar o download dos binários (versão.zip), procure pela versão mais atual (6.x.x). Também pode ser encontrada no site a versão do Tomcat Windows Service Installer, para Sistemas Operacionais Windows.

Configuração Windows XP SP2

Descompacte a versão em um diretório de sua preferência. Logo após abra o painel de controle, clique em Sistemas. Será aberta a janela propriedades do sistema, clique na aba Avançado e escolha Variáveis de Ambiente. Em Variáveis do Sistema realize as seguintes operações:

Adicione:

Variável = CATALINA_HOME
Valor = D:\caminhodoarquivo\apache\apache-tomcat-6.0.20

Edite a variável Path:

Variável = Path
Valor = ;%CATALINA_HOME%\bin

Para testar abra o prompt de comando de digite: catalina -version, onde serão exibidas as variáveis de ambientes configuradas.

Configuração Linux (Fedora 11)

Descompacte a versão em um diretório de sua preferência. Logo após abra o terminal, entre com o root, e digite:

vi cd /etc/profile

Vamos editar o arquivo profile onde definiremos as variáveis de ambiente necessárias para funcionamento do nosso ambiente. Acrescente as seguintes linhas:

CATALINA_HOME
CATALINA_HOME=/caminhodoarquivo/apache-tomcat-6.0.20
CLASSPATH=.export CATALINA_HOME CLASSPATH

Reinicie o sistema operacional. Entre novamente no terminal e verifique se as variáveis foram inseridas corretamente. Digite:

echo $CATALINA_HOME

O resultado esperado é: /caminhodoarquivo//apache-tomcat-6.0.20.

Estrutura do Tomcat

Quando descompactado o arquivo apache-tomcat-6.0.20.zip, cria a seguinte estrutura de diretórios:

Estrutura

bin - Aqui estão os scripts para início e término do Tomcat.
conf ? Arquivos de configuração
lib ? Classes utilizadas pelo servidor e pelo container web e também pelas aplicações hospedadas no Tomcat.
logs ? Arquivos de logs de acessos e erros.
temp ? Arquivos temporário de uso interno do Tomcat
webapps ? As aplicações web são colocadas nesse diretório na forma de pacotes WAR fechados(arquivos JAR com extensão .war)

work ? Arquivos gerados pela transformação de paginas JSP em Servlets.
Para verificar se o tomcat está funcionando corretamente, abra um instância do seu browser favorito e digite http://localhost:8080, onde deverá aparecer a pagina de administração do tomcat.
[]s :smiley:

Robson e jmag valew…

Um ótimo fim de semana pra vocês.

Abraços!!

:lol:

Olá davidbuzatto,

Obrigada mesmo pelo Tutorial de “Como fazer uma pesquisa no goggle”.

Poupe-me de tanta Ironia. Até minha vó sabe como pesquisar no Google.

Se não existisse esse fórum eu pesquisaria no google.

Mas como ele existe!! Viva, pra que perder tempo?

Sendo que temos alguns amigos dispostos a nos ajudar :!:

Quanta gente boazinha não é?

Normalmente se usa um fórum para discutir assuntos e sanar dúvidas que você não consegue achar em outro lugar.

Enfim, cada um aqui é livre para ajudar quem quiser. Eu só acho um absurdo ter gente que gasta tempo explicando algo que pode ser encontrado facilmente em qualquer ferramenta de busca ou mesmo dentro do fórum.

Fui um pouco irônico sim, mas da próxima vez tenho certeza absoluta que vc vai pensar duas vezes antes de postar :smiley:
Normalmente eu ignoro esses tipos de tópicos, mas como vc é novata aqui e pelo que percebi participa pouco de fóruns, decidi postar, mesmo sendo um “pouquinho” irônico.

Todo mundo erra, eu mesmo já fiz várias perguntas totalmente nonsense aqui no GUJ. A última não faz tanto tempo, estávamos discutindo um tópico e eu perguntei como fazer compressão gzip no Tomcat. Percebi o erro logo depois que postei. Pensei comigo: “nossa, que anta, pq eu não entrei no google o procurei antes de perguntar?” :smiley:

[]´s

acho que pesquisar no google o tempo de resposta mais rapido que no forum. Nao sei aonde ela viu que dessa forma ela nao perdeu tempo, vai entender ne?

se precisar instalar o tomcat, la vai um link :smiley:

Olà,

No Google Search encontrei isto TomCat : é um Gato chamado Tom :slight_smile:
Tinha isto tambem : TomCat é um servlet/JSP container e servidor Web.

Abraços

Bom… Galera não perdi tempo não.

Me respoderam não foi?

Intaum é o que importa, muitas vezes pelo google vem coisas que não tem nada a ver com o que vc quer realmente, e até vc encontrar perdeu muito mais tempo do que postar a dúvida aki.

Bom é o que vc acha, mas quando eu tiver uma dúvida vou postar aki sim, o fórum é livre para nós postarmos a pergunta que quisermos mesmo que se ache a resposta num papel de pão.

Aí quem quiser responder… Vai responder e não precisa perder o seu tempo com as minhas perguntas!! Não faço a mínima questão.

Pode usá-lo para responder os tópicos mais difíceis, aí se vc não souber responder vc pode pesquisar no Google e colar a resposta para a pessoa.

[:D]

Hahaha anta é fogo neh… Eu não penso isso de mim mesmo.

Mas… Valew é isso, deixa eu estudar que eu ganho mais!!

:stuck_out_tongue: