MySQL (pelo menos nas versão 3.X) tem a incomoda restrição para quantidade de conexões simultâneas suportadas. Se não estiver enganado, esta quantidade máxima gira em torno de 100 conexões simultâneas. Talvez este seja seu problema. Solução? Primeiro, verifique se todos os recursos alocados anteriormente para acesso ao banco de dados (conexão, resultset, PreparedStatement, …) estão sendo liberados após seu uso. Caso afirmativo, bom, paciência.

Isso me cheira a connection leaking.
O 3.0.x suporta tantas conecções quanto o SO hospedeiro suportar, porem ele não escala legal acima de 50 operando em paralelo no mesmo banco…

E como estão as novas versões do mysql quanto a esse aspecto?

Até.

A 4.0 escala um pouco melhor, mas se voce pretente ter algumas centenas de acessos concorrentes a mesma base de dados, o mysql pode ser problema. Toma cuidados para não confundir conecções com o banco com acessos concorrentes…

Estou implementando uma aplicação usando GUI e BD Mysql. Em determinado momento em que estou inserindo ou atualizando dados no meu BD acontece o seguinte erro:

“SQL: Unable to connect to any hosts due to exception: java.net.Socket.SocktException: No Buffer Space Available (Maximum connections reached?): connect”.

Se alguém puder me ajudar com este problema agradeceria.

Desde já agradeço a ajuda.