Trabalhando com Dados e Java

Boa tarde a todos.

sou um iniciante no java e tenho que fazer um miniPrograma Cooperativo pra entregar pra facu.

Quero a opinião dos grandes mestres do java quais formas existem para se trabalhar com dados no java.
Por exemplo eu sei que tem uma biblioteca de conexão com Banco de dados. se eu não me engano
é JBDC ou algo parecido. rsrs não sei bem.
Existem outros meios de trabalhar com Dados no Java? se for possível
me falar onde cada uma das técnicas(Se tiver mais de 1) se aplicam melhor? eu ficaria agradecido.

Desde ja agradeço a todos

JDBC é a camada de abstração para o banco de dados.

Precisa de outra coisa não. Quando você estudar sobre JPA, por exemplo, por debaixo dos panos ele usa o JDBC.

Seria JDBC (Java Database Connectivity).

Com JDBC você salva dados em Banco de Dados e outra forma de armazenar dados em Java seria usando arquivos.

Dai você pode usar: TXT, XML, JSON e até outros formados.

no meu caso eu vou trabalhar com no maximo 5 objetos.
eis os objetos que eu ja criei.

Pessoa
Sala
Solicitacao
Agenda

e eu não sei trabalhar nem com JDBC e nem com arquivos no java.
Na opnião de vcs qual o menos dificil de aprender primeiro, pois logo quero aprender ambos, mas no
momento preciso concluir esse trabalho.

Grato

[quote=ronaldojr1]no meu caso eu vou trabalhar com no maximo 5 objetos.
eis os objetos que eu ja criei.

Pessoa
Sala
Solicitacao
Agenda

e eu não sei trabalhar nem com JDBC e nem com arquivos no java.
Na opnião de vcs qual o menos dificil de aprender primeiro, pois logo quero aprender ambos, mas no
momento preciso concluir esse trabalho.

Grato[/quote]

Se você não sabe nenhum dos dois tipos, ambos serão difíceis. Sobre qual usar, escolha o que melhor se adequá as necessidades da aplicação que você vai fazer.

Você tem conhecimento de SQL? Se tem, aprenda então a usar banco de dados com Java.

Se não tem, talvez nesse momento o melhor seja usar aquivos, no caso XML. Mas você conhece XML? Sabe como é a estrutura de uma arquivo deste tipo?

Veja que de qualquer modo, você precisa conhecer algumas coisas a mais, ou vai ter que aprender sobre elas antes de fazer sua aplicação.

Tutoriais sobre JDBC:
JDBC com Banco de Dados Standalone
Utilizando Swing com Banco de Dados
JDBC com relacionamento N-N
JTable com Banco de Dados

Tutoriais sobre arquivos:
Manipulando Arquivo Txt, XML, Propriedades

Sim eu tenho um pouco de experiência no sql.
Sobre arquivos pra falar que eu nunca usei, uma vez eu criei arquivos de textos, lia e adicionava dados no arquivo,
mas isso já faz um tempo q eu não faço e a linguagem q eu fazia isso era o C++.

entao tá resolvido vou tentar com o JDBC, pois parece mais desafiador.rsrs

Obrigado pela ajuda, pelos links e principalmente pela paciência de responder minhas dúvidas
sucesso a todos

[quote=ronaldojr1]Sim eu tenho um pouco de experiência no sql.
Sobre arquivos pra falar que eu nunca usei, uma vez eu criei arquivos de textos, lia e adicionava dados no arquivo,
mas isso já faz um tempo q eu não faço e a linguagem q eu fazia isso era o C++.

entao tá resolvido vou tentar com o JDBC, pois parece mais desafiador.rsrs

Obrigado pela ajuda, pelos links e principalmente pela paciência de responder minhas dúvidas
sucesso a todos[/quote]

Ok, qualquer coisa é só postar que tento ajudar.