[quote=neohacker][quote=ckitano]Alguem ai trabalha em algum lugar q utiliza “Banco de Horas”? Ou seja…as horas q tu ficar a mais, vai armazenando e tira quando quiser…
Se sim isso funciona ai na empresa de vc´s??
Abraços[/quote]
Aqui é assim, mas num eh 100% do que você disse, você fica a mais e tira quando conseguir auhuahua… as vezes num é simples compensar as horas não cara.
Flws… 8) [/quote]
aqui é assim tb… eu sou horista tb… mais o projeto foi fechado a 168 horas/mes, o resto fica pra banco… agora quando que eu vou tirar esse banco é uma incognita… ahahahah
agora em relação a ter vida la fora e tal, bom… as vezes, no meu caso, eu ficava em projetos longe de casa, então ficava fazendo extras e extras por dois motivos: tentar finalizar o quanto antes o projeto pra não ter que ficar viajando, e outro pra tirar uma grana a mais mesmo… po, eu saia do projeto, e não tinha nada pra se fazer por la… sem amigos pra ir beber, então eu ficava no hotel vendo tv… dai eu preferia ficar até mais tarde no projeto mesmo…
mais uma coisa que eu percebi é esse lance de qualidade de vida… é muito importante, mesmo que vc receba menos…
[quote=neohacker][quote=ckitano]Alguem ai trabalha em algum lugar q utiliza “Banco de Horas”? Ou seja…as horas q tu ficar a mais, vai armazenando e tira quando quiser…
Se sim isso funciona ai na empresa de vc´s??
Abraços[/quote]
Aqui é assim, mas num eh 100% do que você disse, você fica a mais e tira quando conseguir auhuahua… as vezes num é simples compensar as horas não cara.
Flws… 8) [/quote]
Conheço muitas pessoas que simplesmente querem pegar o criador esse banco de horas, estrupar, matar, esquartejar e encomendar a alma para o demônio… :twisted:
O funcionário pode ser mandado embora sem compensar as horas. Aliás, acontece também de banco de horas de um funcionário sendo mandado embora simplesmente desaparecer… :roll:
Dúvido alguma pessoa nesse planeta me provar que exista uma única empresa que aconteça isso, aposta em cartório se quiser, R$ 10 mil em depositado em juízo.
Dúvido alguma pessoa nesse planeta me provar que exista uma única empresa que aconteça isso, aposta em cartório se quiser, R$ 10 mil em depositado em juízo.
[/quote]
Já trabalhei diversas vezes em projetos que me pediram pra fazer horas extras. E fiz muitas, até o momento em que eu comecei a perceber que isso estava afetando minha qualidade de vida. O primeiro sintoma foi o stress. O segundo, foi o desânimo em ir para o trabalho. Eu acabei piorando o meu trabalho com isso.
Se um projeto exige muitas horas extras, é porque alguma coisa está muito errada. Ou há menos profissionais que o necessário, ou os profissionais têm pouca experiência, ou o projeto foi estimado com um prazo muito curto, ou a forma de desenvolvimento é a errada (em cascata -> http://en.wikipedia.org/wiki/Waterfall_model). Uma coisa importantíssima a se considerar, e que poucos "gerentes" de projetos de software se lembram é que não se vence um projeto com força bruta, forçando os programadores trabalharem feito escravos, mas sim, com inteligência. Essa é a chave do sucesso.
Eu já virei algumas noites na antiga empresa que eu trabalhava (que tinha uma fábrica de software, e eu estava alocado na FSw). E também trabalhava feito um condenado até BEM tarde nas outras.
Isso acontecia quando a equipe de analista que ficava alocada no cliente fazia a documentação “nas coxa” e ainda dizia que o projeto era crítico (se o projeto não ficasse pronto até dia tal, o contrato era rompido, e contrato rompido, era rua, como se nós o pessoal da FSw tivesse a culpa. E o mais ridículo era quando era enviado o relatório de homologação, eles apontavam erros que segundo a especificação não eram na verdade erros. Um exemplo, na especificação de um caso de uso, pedia para que TODOS os campos deveriam ser obrigatórios, já no relatório de homologação, dizia que não possível testar tal caso de uso, pois todos os campos são obrigatórios).
Graças a Deus, eu sai dela (vai fazer um ano no próximo dia 20), e não pretendo voltar.
Cara, na minha opinião, penso que isso não deveria acontecer, pois você pode até receber um pouco mais, porém a sua saúde pode ir para o ralo, junto com a sua vida social. Aliás, o dinheiro a mais que você ganhar, vai para o médico e a farmácia (falo isso por experiência própria, não compensa).
Moral da história: Na nossa área tudo que é bizarro, infelizmente é possível (porque a gente permite).
Acho que é muito dificil fugir das horas extras no nosso meio.
A moral é já estar preparado e se proteger. Trabalhar de graça é algo inadmissivel. Então no mínimo deve ser paga as horas extra, seja em dinheiro ou em folga. Principalmente para quem é PJ isso precisa ser acertado antes.
Mas o ideal é que quem faz hora extra tenha alguma vantagem, do tipo ganhar dobrado, folga dobrada, cerveja, qualquer coisa que pelo menos de para pensar: “estou aqui sabado as 11 da noite, mas pelo menos…”
Costudo dizer que meus horários que eu não deveria estar trabalhando não tem preço, e por isso não quero trabalhar, mas não tem adiantado muito, tenho feito várias horas extras. Pelo menos vou tirar uma semana de folga depois (eu espero né)
Ai ai to todo dia ficando de 1 hora pra cima aqui na empresa, principalmente qdo é homologação de sistemas q tenho q monitorar
Será q meu valor/hora vale meu valor/vida? 8)
para a galera que recebia a grana das extras, como que era o recebimento, era no mesmo mês que o cara tinha feito ou somente no ooooooooooooooooooutro mês ?
t+
No caso de PJ, acho muito abuso qdo a empresa tenta pagar horas extras como horas normais ou como folga.
Devia ser como na CLT, com 50% ou 100% de acréscimo, afinal se deixamos de lado nossos compromissos pessoais (da vida real ehehe) pelo trabalho, não é uma folga que compensa oque perdemos.
Comigo aconteceu de eu deixar de lado meu curso de auto-escola para ficar umas horas a mais no trabalho.
Resultado: levei + de 6 meses para tirar carteira, sendo que poderia ter levado 3 meses.
[quote=cezarsg]No caso de PJ, acho muito abuso qdo a empresa tenta pagar horas extras como horas normais ou como folga.
Devia ser como na CLT, com 50% ou 100% de acréscimo, afinal se deixamos de lado nossos compromissos pessoais (da vida real ehehe) pelo trabalho, não é uma folga que compensa oque perdemos.
Comigo aconteceu de eu deixar de lado meu curso de auto-escola para ficar umas horas a mais no trabalho.
Resultado: levei + de 6 meses para tirar carteira, sendo que poderia ter levado 3 meses. [/quote]
Isso depende… para muitos é interessante fazer hora-extra e depois emendar um fim de semana e ir viajar, tirar um dia de folga e ficar com os filhos,…
Para mim, pelo menos, poder emendar os feriados, essas horas valem mais que as mesmas durante uma semana normal…
O problema é que a CLT é muito rígida qdo vc tem um bom trato com a empresa e uma mão lava a outra, vc ajuda a empresa em um momento e ela te ajuda em outro, isso caso a caso…
Só não concordo qdo hora extra é regra e não a exceção, ou seja, todo dia tem hora extra, todo fim de semana vc tem que apagar um incendio…
Aqui onde trabalho, os servidores públicos NÃO fazem horas extras, alias, isso não deve ser novidade para ninguém. Há regime de contratação de R.E.D.A, do qual também não ví nenhum que seja fazendo hora extra.
Aqui há os terceiros (como eu) que trabalham em regime de 8h, no caso do meu projeto quando há fechamento de folha (RH e folha de pagamento), poderá surgir a necessidade de hora extra, ainda bem que esse ano só precisei fazer isso uma vez, enquanto isso os servidores e redas mesmo o bixo pegando eles não fazem uma hora extra se for, alias servidor “trabalha” 4h, alguns ainda falta 1 ou 2 dias na semana.
vocês recebem a grana no mesmo mês? tipo trabalhou em setembro recebe em setembro ( que geralmente é até o 5 dia util de outubro), ou seria incluso somente em outubro( que iria receber no inicio de nov.) ?
Acredito que cada caso é um caso… uma coisa é você trabalhar dando suporte a algum aplicativo e ser chamado no final do dia para resolver um pepino e ficar até mais tarde resolvendo o problema… isso é uma condição pela qual você no momento da contratação(acredito eu) já estava ciente que poderia ocorrer e aceitou…
Outra coisa é você trabalhar em uma fábrica de software de 09:00h às 18:00h e ficar TODOS os dias senão todos, 90% dos dias saindo do trabalho depois das 20:30h por causa de mau planejamento do “gerente” ou de serviços mal feitos por outros colegas… já passei por isso na pele… os colegas chegavam as 09… ficavam de brincadeira até depois do almoço (inclusive o gerente) e lá pelas 15:00h começavam a trabalhar sério…
De equipe assim eu to fora… minha opinião…
Uma coisa é ter flexibilidade… outra é perder a vida social e a saúde por causa de equipes ruins…
Eu já fiz muita hora extra, nas empresas onde trabalhei em algumas recebendo por isso e em outras não.
Hora extra não é bom para ninguém mas é claro que certas vezes não tem como não fazer, já aconteceu comigo do DBA mandar rodar scripts de manutenção no banco que deveriaam rodar em 1 hora e só alegria, mas que na verdade provocou a maior dor de cabeça.
Tem BUILD que vai para produção com BUG, em alguns casos até aceito fazer Hora Extra mas se a coisa ficar comum está no hora do gerente pensar em contratar mais gente para fazer um horario de plantão ou coisa do tipo
Trabalhar alguns dias até mais tarde é normal e ocorre com todo mundo em qualquer área que a pessoa atua.
Mas, os problemas começam quando fazer as horas extras se tornam um hábito para a pessoa ou para a empresa.
Já participei de projetos que determinavam que os programadores trabalhassem das 8h às 22h com 1h de almoço e 1/2h de janta, de segunda à sábado… dois meses depois começam os problemas de saúde dos funcionários e as demissões/rescisões de contrato… depois de mais 1 mês a empresa ‘acordou’ e revisou o projeto! heheh
Outo detalhe é a escolha do funcionário em se dedicar à empresa, pois tem alguns que vivem para a empresa, trabalham 14h/dia, e acham que isso é decisivo para subir de cargo… é uma opção de vida!
Olha, acho que sendo IT a nosso área, fazer algumas horas extras eventualmente é algo normal, problemas acontecem em horas inesperadas e erros são encontrados sempre, as vezes nas horas menos apropriadas (por exemplo, em testes de usuários finais) logo, horas extras ás vezes é fato normal e corriqueiro.
Porém, tenho visto empresas(agora estou em uma delas, fábrica de software) fazendo com que algumas pessoas trabalhem por períodos insanos, ja vi pessoas adoecerem trabalhando em alguns projetos (300, 340, horas mês!!!) o que, claramente é um absurdo descabido, mas é realidade.
Agora estou alocado em um cliente, e voltei a ter vida, depois de 6 meses consecutivos de 220, 240 horas mês!
Resumindo, fazer hora extra é normal, desde que seja algo pontual, e não rotina de trabalho (escravidão???).
PS: Empresa esta, que consta no ranking das melhores empresas para se trabalhar de TI e TELECOM! (título usado como iscas do tipo pega troucha)
Ou deveria receber o premio Worse Place to Work (sic).