Trabalhar horas extras - de graça

Na empresa onde vcs trabalham, alguém se sujeita a fazer horas extras ou plantão, de graça ???

Os coordenadores e gerentes estão cada vez mais folgados, é trágico isso…

Pessoal, não se sujeitem a isso, eu acostumo pensar que, é com o presente que se constroi o futuro !!!

malditos são a Accenture e KPMG, que começaram com essas idéias estúpidas…

obs: desabafo do modelo corporativo !!!

Se for um dia esporádico, já fiz sim. Também tenho a contrapartida, já saí antes e ninguém me cobrou aquelas horas.
Entretanto, quando se fala em mais de dois ou três dias, aí sim, negociamos o pagamento das horas.

Mas claro, tudo varia de acordo com a política de sua empresa, e com a relação com sua gerência. Se não for aberta, cobre exatamente o trabalhado no ponto, ou procure outra empresa.

[quote=ViniGodoy]Se for um dia esporádico, já fiz sim. Também tenho a contrapartida, já saí antes e ninguém me cobrou aquelas horas.
Entretanto, quando se fala em mais de dois ou três dias, aí sim, negociamos o pagamento das horas.

Mas claro, tudo varia de acordo com a política de sua empresa, e com a relação com sua gerência. Se não for aberta, cobre exatamente o trabalhado no ponto, ou procure outra empresa.[/quote]
Quando se tem bom senso é exatamente assim que a coisa funciona.

fddo, se o seu chefe quer que você faça horas extras só por querer, tem alguma coisa não muito certa nas intenções (ou caráter) dele. Mas se você está precisando fazer horas extras sempre, aí com certeza tem alguma coisa errada no planejamento do seu projeto ou até mesmo com o seu trabalho :wink: Hora extra é sempre bad smell

Na minha empresa, as horas extras vão para um “banco de horas” para ser utilizado posteriormente, com acréscimo de 30%.

Exemplo: Foi num sábado e trabalhou 10 horas, tem o direito a folgar 13 em qualquer outro dia.

Horas extras de graça é pra uma gerência (usando sua palavra…) estúpida.

[quote=ViniGodoy]Se for um dia esporádico, já fiz sim. Também tenho a contrapartida, já saí antes e ninguém me cobrou aquelas horas.
Entretanto, quando se fala em mais de dois ou três dias, aí sim, negociamos o pagamento das horas.

Mas claro, tudo varia de acordo com a política de sua empresa, e com a relação com sua gerência. Se não for aberta, cobre exatamente o trabalhado no ponto, ou procure outra empresa.[/quote]

Oi,

Faço de minhas as suas palavras.

Tchauzin!

Se vc for CLT basta vc anotar essas hs extras e depois procurar os seus direitos, um funcionario sempre ganha.

Se vc for PJ e estiverem precionando p/ vc fazer hs extra, anote todas essas hs e depois procure os seus direitos, primeiro a empresa vai ter que te colocar como clt e depois pagar os extras.

P/ ser um PJ vc nao pode ter hs p/ trabalhar, não tem chefe, vc pode mandar outra pessoa ir no seu lugar, ñ precisa se reportar a ninguem sobre o que esta fazendo…

[color=red]Ferre quem te ferra[/color]

[quote=jeveaux]

fddo, se o seu chefe quer que você faça horas extras só por querer, tem alguma coisa não muito certa nas intenções (ou caráter) dele. Mas se você está precisando fazer horas extras sempre, aí com certeza tem alguma coisa errada no planejamento do seu projeto ou até mesmo com o seu trabalho :wink: Hora extra é sempre bad smell[/quote]

explicando o fato: o caso é que me pediram para atender plantão… mas não querem pagar por isso e ne ficar em banco de horas, e como plantão você tem que ficar em casa ou 30 min do serviço, isto é, acorrentado, eu não aceitei… e é claro que a pressão psicológica rolou.

[quote=Marcos Lima]Na minha empresa, as horas extras vão para um “banco de horas” para ser utilizado posteriormente, com acréscimo de 30%.

Exemplo: Foi num sábado e trabalhou 10 horas, tem o direito a folgar 13 em qualquer outro dia.

Horas extras de graça é pra uma gerência (usando sua palavra…) estúpida.[/quote]

aqui funciona assim também. No caso o horário fica muito flexível.

Aqui passou do seu horário de trabalho ja começa contar horas extras, finais de semana sabado 100%, domingos e feriados 150% pagos em dinheiro no final do mês.

Obs: Não existe Banco de horas aqui, trabalhou ganhou!

Att.

[quote=jjose]Se vc for CLT basta vc anotar essas hs extras e depois procurar os seus direitos, um funcionario sempre ganha.

Se vc for PJ e estiverem precionando p/ vc fazer hs extra, anote todas essas hs e depois procure os seus direitos, primeiro a empresa vai ter que te colocar como clt e depois pagar os extras.

P/ ser um PJ vc nao pode ter hs p/ trabalhar, não tem chefe, vc pode mandar outra pessoa ir no seu lugar, ñ precisa se reportar a ninguem sobre o que esta fazendo…

[color=red]Ferre quem te ferra[/color][/quote]

ahahaha gostei disso… valeu pela dica.
Sou PJ, tenho que fazer 170h por mês, o que cumpro sempre e as vezes até UM POUCO a mais…

isso de procurar os direitos, é com advogado ou rh ?

[quote=fddo][quote=jeveaux]

fddo, se o seu chefe quer que você faça horas extras só por querer, tem alguma coisa não muito certa nas intenções (ou caráter) dele. Mas se você está precisando fazer horas extras sempre, aí com certeza tem alguma coisa errada no planejamento do seu projeto ou até mesmo com o seu trabalho :wink: Hora extra é sempre bad smell[/quote]

explicando o fato: o caso é que me pediram para atender plantão… mas não querem pagar por isso e ne ficar em banco de horas, e como plantão você tem que ficar em casa ou 30 min do serviço, isto é, acorrentado, eu não aceitei… e é claro que a pressão psicológica rolou.

[/quote]

Assédio Moral é como isso se chama e lhe dá direito a ser indemenizado.
Se eles não querem pagar faça assim. Aceite desde que possa depois comprovar que trabalhou essas horas e elas não lhe foram pagas. Se não tiver como comprovar , não aceite. Parta direto para a justiça.

Se é CLT é mais simples. Horas extra tem que ser pagas e pronto.Plantão é um outro tipo de contrato de trabalho com horario diferenciado e outras coisas. Se o seu contrato não é de plantão, não tem que aceitar. Ninguem pode trabalhar mais de 2 horas extra por dia nem mais de 10 horas de trabalho, nem mais de 6h seguidas. Isso é o padrão que rege todos os contratos CLT. Processe sem piedade e alege Assédio Moral. Valha-se dos seus direitos.

Se vc é PJ, vc não tem sequer que fazer horas extras muito menos plantão. Nesta situação vc entra na justiça alegando que a empresa está tentando controlar vc como se fosse um empregado. Caso vc possa provar vinculo empregaticio (vc assina ou tem ponto? crachá da empresa? ) automáticamente vc está sob a CLT mesmo que seu contrato não seja CLT e ai se aplicam os principios que falei atrás.

No minimo vc sempre pode processar por assédio moral. Ninguem pode obrigar vc a fazer algo fora do contrato e no caso do Brasil, contratos detrabalho não se pode sobrepor à lei trabalhista. Portanto, independentemente do que diz o seu contrato, a lei é que vale.

em caso que querer processar procura um advogado trabalhista competente. O que falei aqui é apenas para o posicionar do que é possivel.

[quote=jeveaux][quote=ViniGodoy]Se for um dia esporádico, já fiz sim. Também tenho a contrapartida, já saí antes e ninguém me cobrou aquelas horas.
Entretanto, quando se fala em mais de dois ou três dias, aí sim, negociamos o pagamento das horas.

Mas claro, tudo varia de acordo com a política de sua empresa, e com a relação com sua gerência. Se não for aberta, cobre exatamente o trabalhado no ponto, ou procure outra empresa.[/quote]
Quando se tem bom senso é exatamente assim que a coisa funciona.

fddo, se o seu chefe quer que você faça horas extras só por querer, tem alguma coisa não muito certa nas intenções (ou caráter) dele. Mas se você está precisando fazer horas extras sempre, aí com certeza tem alguma coisa errada no planejamento do seu projeto ou até mesmo com o seu trabalho :wink: Hora extra é sempre bad smell[/quote]

Infelizmente já tive esse tipo de gerente, ele chegava por volta das 5:45 (meu horario até as 6) e queria que todo mundo, veja bem, todo mundo, ficasse além do horario por vontade dele, para ele, tava tudo sempre atrasado, o projeto entrou ontem, ja tava atrasado, e tinha que trabalhar, lógico essas horas ele ganhava em cima do cliente depois, e a gente so via um percentual disso.
Resultado, não ganhei percentual algum, e fiquei la so 1 mes, recebi proposta da minha atual empresa. Aqui não temos hora extra, mas temos participação nos lucros, e quando saimos para resolver algum assunto pessoal ninguem te desconta por isso.

[quote=Felagund]Infelizmente já tive esse tipo de gerente, ele chegava por volta das 5:45 (meu horario até as 6) e queria que todo mundo, veja bem, todo mundo, ficasse além do horario por vontade dele, para ele, tava tudo sempre atrasado, o projeto entrou ontem, ja tava atrasado, e tinha que trabalhar, lógico essas horas ele ganhava em cima do cliente depois, e a gente so via um percentual disso.
Resultado, não ganhei percentual algum, e fiquei la so 1 mes, recebi proposta da minha atual empresa. Aqui não temos hora extra, mas temos participação nos lucros, e quando saimos para resolver algum assunto pessoal ninguem te desconta por isso.[/quote]

Eu também já tive. É duro. E pior, o cara exigir hora extra não remunerada, e estressava quando eu chegava mais de 2 (dois) minutos atrasado na empresa. E na época eu ainda só andava de ônibus.

Cada coisa que a gente tem que aturar no inicio da carreira. ¬¬

Resultado, sai da empresa em poucos meses, e fui para um local melhor.

O assunto de “plantão” é algo extremamente controverso. Ainda não ouvi 2 pessoas dizendo a mesma coisa sobre o assunto e, infelizmente, acho que vou ter que consultar um advogado sobre isso já que, se depender do sindicato, estamos perdidos.

[quote=fddo][quote=jjose]Se vc for CLT basta vc anotar essas hs extras e depois procurar os seus direitos, um funcionario sempre ganha.

Se vc for PJ e estiverem precionando p/ vc fazer hs extra, anote todas essas hs e depois procure os seus direitos, primeiro a empresa vai ter que te colocar como clt e depois pagar os extras.

P/ ser um PJ vc nao pode ter hs p/ trabalhar, não tem chefe, vc pode mandar outra pessoa ir no seu lugar, ñ precisa se reportar a ninguem sobre o que esta fazendo…

[color=red]Ferre quem te ferra[/color][/quote]

ahahaha gostei disso… valeu pela dica.
Sou PJ, tenho que fazer 170h por mês, o que cumpro sempre e as vezes até UM POUCO a mais…

isso de procurar os direitos, é com advogado ou rh ?[/quote]

Trabalhe o tempo que vc aguentar na empresa e sempre anote tudo e antes de sair ou quando sair procure um adv, nada de bater de frente com as pessoas…

t+

[quote=ViniGodoy][quote=Felagund]Infelizmente já tive esse tipo de gerente, ele chegava por volta das 5:45 (meu horario até as 6) e queria que todo mundo, veja bem, todo mundo, ficasse além do horario por vontade dele, para ele, tava tudo sempre atrasado, o projeto entrou ontem, ja tava atrasado, e tinha que trabalhar, lógico essas horas ele ganhava em cima do cliente depois, e a gente so via um percentual disso.
Resultado, não ganhei percentual algum, e fiquei la so 1 mes, recebi proposta da minha atual empresa. Aqui não temos hora extra, mas temos participação nos lucros, e quando saimos para resolver algum assunto pessoal ninguem te desconta por isso.[/quote]

Eu também já tive. É duro. E pior, o cara exigir hora extra não remunerada, e estressava quando eu chegava mais de 2 (dois) minutos atrasado na empresa. E na época eu ainda só andava de ônibus.

Cada coisa que a gente tem que aturar no inicio da carreira. ¬¬

Resultado, sai da empresa em poucos meses, e fui para um local melhor.[/quote]
O mesmo que vocês disseram aconteceu comigo até pouco tempo.
O filho de uma santa chegava na sexta as 17:45 pra pedir pra vir no final de semana e ficar até mais tarde.
A tomar banho, eu reclamei com ele que isso era muito ruim por que não podíamos planejar nada a semana inteira por que não sabíamos se ele viria na sexta no final da tarde pedir pra que fôssemos no final de semana. Ele disse que eu que tinha que me planejar pra que não fosse necessário ele ter que ir lá pedir (convocar) os funcionários no final de semana, isso por que tinha gente que tava varando finais de semana e ficando todos os dias até pra lá das 20:30 (alguns 22, 23 hrs).

O que se conclui disso, que todo mundo lá era lento no desenvolvimento ou que tinha algo extremamente errado com o plenajamento/gerenciamento?

Pois é, mas até explicar que fucinho de porco não é tomada…

Mandei meu cv pra algumas empresas e fiz 2 entrevistas, as duas rolaram e ainda escolhi emprego.
Bomba como essa não pego nunca mais!
Realmente, início de carreira é f*

E…[/quote]
O mesmo que vocês disseram aconteceu comigo até pouco tempo.
O filho de uma santa chegava na sexta as 17:45 pra pedir pra vir no final de semana e ficar até mais tarde.
A tomar banho, eu reclamei com ele que isso era muito ruim por que não podíamos planejar nada a semana inteira por que não sabíamos se ele viria na sexta no final da tarde pedir pra que fôssemos no final de semana. Ele disse que eu que tinha que me planejar pra que não fosse necessário ele ter que ir lá pedir (convocar) os funcionários no final de semana, isso por que tinha gente que tava varando finais de semana e ficando todos os dias até pra lá das 20:30 (alguns 22, 23 hrs).

O que se conclui disso, que todo mundo lá era lento no desenvolvimento ou que tinha algo extremamente errado com o plenajamento/gerenciamento?

Pois é, mas até explicar que fucinho de porco não é tomada…

Mandei meu cv pra algumas empresas e fiz 2 entrevistas, as duas rolaram e ainda escolhi emprego.
Bomba como essa não pego nunca mais!
Realmente, início de carreira é f*[/quote]

o foda é escuta o cara reclamando quando vc diz que tem compromisso. Fora do meu horario de serviço eu sou livre para fazer o que eu quiser, o cara queria ditar o que fazer, isso queando ele não ligava e dizia que tinha algo mto importante pra falar com a equipe, ele chegava, sentava la na mesa dele e não abria a boca pra nada. so ficava de olho pra ver se a gente tava trabalhando.

Mas, enfim, depois dessa o negocio é chega e pedi na lata como são as coisas heheh

E…[/quote]
O mesmo que vocês disseram aconteceu comigo até pouco tempo.
O filho de uma santa chegava na sexta as 17:45 pra pedir pra vir no final de semana e ficar até mais tarde.
A tomar banho, eu reclamei com ele que isso era muito ruim por que não podíamos planejar nada a semana inteira por que não sabíamos se ele viria na sexta no final da tarde pedir pra que fôssemos no final de semana. Ele disse que eu que tinha que me planejar pra que não fosse necessário ele ter que ir lá pedir (convocar) os funcionários no final de semana, isso por que tinha gente que tava varando finais de semana e ficando todos os dias até pra lá das 20:30 (alguns 22, 23 hrs).

O que se conclui disso, que todo mundo lá era lento no desenvolvimento ou que tinha algo extremamente errado com o plenajamento/gerenciamento?

Pois é, mas até explicar que fucinho de porco não é tomada…

Mandei meu cv pra algumas empresas e fiz 2 entrevistas, as duas rolaram e ainda escolhi emprego.
Bomba como essa não pego nunca mais!
Realmente, início de carreira é f*[/quote]

o foda é escuta o cara reclamando quando vc diz que tem compromisso. Fora do meu horario de serviço eu sou livre para fazer o que eu quiser, o cara queria ditar o que fazer, isso queando ele não ligava e dizia que tinha algo mto importante pra falar com a equipe, ele chegava, sentava la na mesa dele e não abria a boca pra nada. so ficava de olho pra ver se a gente tava trabalhando.

Mas, enfim, depois dessa o negocio é chega e pedi na lata como são as coisas heheh

[/quote]

Exatamente!!

Tinha gente PEDINDO pra ir embora na hora certa pra ver cara feia e ele dizendo que “nós tinhamos que rever nossa vida profissional e essa cultura de ir embora na hora certa tem que mudar”, com essas palavras, entre outros absurdos que ele diz. Felizmente sai daquele barco furado.
Exatamente o que eu sempre disse: o que eu faço fora do meu horário de serviço é problema MEU, se eu for ficar mais na empresa sou EU quem decide isso.

Pra mim foi doído ouvir, depois de uma semana inteira fazendo entre 3 e 4 horas extras por dia:
“Você chegou mais de 2 minutos atrasado hoje e anteontem. Hoje foram 5, anteontem quase 7. Me desculpe, mas vou ter que descontar isso do seu salário”.

Sério. Essa frase para mim foi a gota d’agua.

E olha que antes já tinha ouvido coisa ruim como: “Se eu souber que alguém aqui dessa empresa não votou no vereador XYZ, considere-se demitido”.

Não, de graça não! Acredito que conversando se chega a um entendimento.