Trabalho como PJ

Bom gente, recentemente consultei um advogado pois estou entrando num
processo trabalhista contra uma empresa.

Ele me disse que qualquer PJ que processar uma empresa
de consultoria (pequena ou grande ) ganha o processo.

Qualquer um desses detalhes de PJ torna-se um cargo CLT
e consequentemente um processo trabalhista:

1- pessoal - a sua empresa é paga, mas você é que faz o trabalho
2- horário - você tem um horário de chegada e saída
3- compromisso - onde seu chefe manda a sua empresa ir, você vai
4- salário mensal e muitas vezes um valor fixo

Bom , eu considero trabalhar como PJ mais vantajoso.
Se vc que é CLT receber uma proposta e ficar na dúvida
se vale a pena aceitar, faça SEMPRE as contas para
o ano todo, considere suas férias, 13o, fundo de garantia
e seu enorme imposto de renda de 27,5%.

Para pessoa jurídica verifique os gastos de contador,
impostos mensais e trimestrais, além de outras despesas,
como a de abrir uma empresa mesmo e de mandar fazer
um talão de notas. Consulte um contador, nenhum deles
vai te cobrar pra fazer um orçamento. Mas nunca
se esqueça… faça sempre as contas para o ano todo
que assim vc não terá surpresas…

Mas pq tá processando os coitados? :shock: ehehehe to brincando, deixa pra lá. :smiley:

Eu atuo como PJ a uns 3,5 anos e odeio :cry: … a historinha de “posso prestar serviço em vários lugares e encher o nariz de dinheiro” é pura enganação, você vai ter horário e chefe do mesmo jeito e pra sair pro outro cliente vai ter a maior dor de cabeça. (lembra-se que pra fazer freelance nao precisa nao ser CLT em uma empresa)

Claro, PJ vale muito a pena se você atuar realmente como empresa, do tipo faz o projeto e cai fora … nesse caso vc atuaria em empresas que precisam do seu conhecimento mesmo e não que precisam economizar, ai sim você pode se chamar consultor.

No mais é empregado barato.

A planilhinha da APInfo de comparação é bem fiel a realidade e um bom ponto de partida.

Ah … em tempo, tem lugares onde o PJ é tratado com dignidade e respeito (eu acho) e não com crueldade da relação de empresas sem as vantagens de relações entre empresas. (deu pra entender?) … eu que sempre fiquei do lado ruim mesmo …

Boas dicas boaglio, muitas vezes trabalhando como CLT vc perde a liquidez mensal, mas anualmente, pode ser mais vantajoso. Muitas vezes é ! :wink:

Olá

Boaglio, como seu advogado já deve ter explicado, há 2 tipos de processos diferentes para resolver as pendengas de um prestador de serviço travestido de empresa:

1. Processo trabalhista
    Exatamente como falou porém caso não haja acordo entre as partes o processo é muito demorado. Há casos em que se ganha mas não se recebe.

2. Processo cível
    Precisa haver um contrato entre as partes. Sempre que um de nós assume um emprego (sim, a palavra certa é emprego) precisa fazer um acordo formal de todos os deveres, direitos e benefícios colocando isto em um contrato (se possível registrado). O contrato precisa ter tudo bem claro, inclusive sobre falta ou atraso de pagamento.
    No caso de rompimento do contrato o processo é simples e a decisão mais rápida. Geralmente se recebe mais rápido.

Tudo acima é pura teoria porque na prática somos obrigados a aceitar o que nos oferecem, geralmente é pegar ou largar. Se nossa classe fosse mais organizada poderíamos ter mais chances. Não falo de sindicatos porque já existem vários que não fazem porcaria nenhuma e enviam cobrança anual. Uma entidade como o GUJ ou o SouJava poderia um dia evoluir para conseguir suporte jurídico para orientar a galera. Quem sabe um dia a gente consegue assistir palestras de advogado e contador para nos orientar sobre o mínimo que precisamos saber.

Parabéns a quem abriu este debate pois este assunto precisa mesmo ser debatido aqui repetidas vezes. Talvez este tipo de tópico deveria ser aberto automaticamente de 3 em 3 meses.

PS: Sou PJ, mas atualmente onde trabalho não aceitaram minhas NFs e me obrigaram a entrar em uma cooperativa. Sempre fui muito desconfiado com estas cooperativas que abrem e fecham por aí. Quem puder falar sobre isto seria bem vindo.

[]s
Luca

Bom , a longo prazo CLT é bem vantajoso; mas se vc está
precisando desesperadamente por dinheiro agora a melhor saída
é PJ.
O CLT tem vantagem de , por ser registrado, se algum chefe
deixa de pagar um funcionário, ele vai preso. Isso já é lei.
Se um PJ deixa de receber vc precisa ir na justiça e provar que ele
não pagou. Vc entra com o processo, e de 3 a 6 meses eles marcam
a audiência para um acordo. Se vc topar o acordo de acerto de contas,
tudo bem. Caso contrário o processo corre por mais tempo que
varia de 3 a 4 anos. É causa ganha, mas como vc pode ver demora,
e muito. Sem falar q o advogado leva 30% do que vc ganhar.

Uma coisa que mudou nesses últimos tempos foi o vínculo empregatício.
O alto desemprego fez essa vantagem dos CLTs tornar-se um mito.
Vi muita gente boa ser demitida para contratação de funcionários mais
baratos.

Muita empresa prefere contratar dois estagiários do que um cara
experiente. Isso é comum.

A pior sacanagem ainda é com as mulheres. Já vi vários casos que
a mulher fica grávida e entra de licença. Depois que ela volta, o seu
cargo foi substituido por outro e ela é demitida. Isso aconteceu com
a esposa de um colega meu… muita sacanagem…

Uma EXCELENTE idéia para algum evento futuro.

Puxa, eu não sabia que ia causar essa polêmica. Não sou nenhuma deslumbrada achando que vou ficar rica como PJ, tenho emprego fixo e só pensei em ganhar um “extra” mesmo.
O que eu queria era descobrir o caminho de como abrir uma empresa, onde ir, quanto custa, etc…
Quanto as discussões, achei muito interessantes. Não adianta, empresário é tudo sacana mesmo, o cara gasta 30 mil por mês e acha um absurdo pagar 3000 para um empregado.
Acho que viver só de PJ uma temeridade, só funciona para gente muito nova ou sem outra opção. Ou então grandes estrelas, que cobram o que querem e realmente ganham bem.
E se você fica doente? E se acontece um acidente com você? Vc fica muito desprotegido. Se for para viver disso, tem que ganhar MUITO mais que como CLT, pois tem que ter poupança para os períodos de seca, tem que fazer mil seguros, previdência privada, etc…
Infelizmente, tem sempre aquela molecada cheia de energia e sem família para “atrapalhar”, que aprende a fazer umas coisas bonitinhas, acha R$ 1000 um dinheirão e vai baixando o nível dos salários.
Sou meio pessimista, não acho que organizar a “classe” adiante muito, porque os CREAs estão ai, e os engenheiros estão ganhando menos de R$ 1000 por mes, quando tem emprego.
E também não vejo outras saídas…
O problema é mais “geral”, de valores da nossa sociedade.
Mas aí é uma outra discussão…
Enquanto isso, como é mesmo que eu faço para abrir a tal empresa?
:wink:

ehehe aqui nós somos assim mesmo, deu pano pra manga e sai discussão.

Simplificando então: Procure um contador!!!

Ele vai te pedir alguns documentos, fazer um doc. pra registrar na junta comercial dizendo o que sua empresa fará e depois é só pagar (em SJC fica por volta de R$500,00 todos os impostos mais o servico do contador). Em 15 dias você tem o CNPJ e pode emitir nota.

Talvez ele te indique uma cidadezinha laranja pra você pagar menos ISS, cuidado pra não se enrolar.

Muito informativo todos esses posts, mas fiquei com uma dúvida. Se eu abrir uma empresa eu ainda tenho q pagar os 27.5% de impostos? Assim como é descontado do salario de quem ganha CLT? Pq eu já vou estar pagando outros impostos referentes à empresa certo? Alguém explica?

Gilmar,

Tenho minha empresa desde 1998 e os impostos funcionam assim:

Todos os meses você paga como valor retido na fonte sobre o valor da NF:

CSLL – 1,00%
COFINS – 3,00%
PIS – 0,65%
IRRF – 1,5%

Total : 6,15 % RETIDO NA FONTE

Além disto você deve recolher mensalmente:

• ISS (em São Paulo 5%, em outros municípios da Regiào Metropolitana o imposto varia de 0,25% a 2%)
  • INSS - recolhimento obrigatório. Pelo valor mínimo está em R$ 48,00

Com base mensal você paga:

• Contador - em média 70% do Salário Mínimo, hoje seriam R$ 182,00

A cada trimestre:

• 2% de IR sobre o faturamento bruto do Trimestre.
    ( Faturamento Mes1 + Faturamento Mes2 + Faturamento Mes3 ) * 2%

Anualmente:

• Taxa de licenciamento do Município
  • Contribuição Sindical

Acho que não esqueci de nada… :slight_smile:

O grande ponto que vejo é que ser PJ ou CLT muitas vezes se resume tão somente a “qaunto eu vou ganhar no final do Mês…” e isto é muito pouco.
PJ é para quem sabe viver com renda variável, está disposto a abrir mão da “segurança” da CLT (que é fictícia), e ser empreendedor (o que nào é fácil).

Vale a pena lembrar que existem EMPRESAS e existem bibocas por aí… O profissional deve ter o bom senso de saber onde está entrando.

Cuidado ao assinar os contratos.

Se não me engano, a prefeitura de SP está com um processo para tentar cobrar o ISS no destino. Meu caso, por exemplo, que tenho empresa aberta em Santo André mas presto serviço em SP, corro o risco em breve de não saber mais onde vou pagar o ISS - isso se não me cobrarem duas vezes.

Valeu Leandro!
Muito boas as informações q você colocou aqui. Acho q poderia até ser feito um artigo sobre isso. :smiley:
Eu já estava preocupado e além desses impostos todos eu teria q pagar os 27.5% do imposto de renda. :frowning:

Vale lembrar mais uma coisa, aproveitando que estamos em época de entregar o Imposto de Renda, como PJ dificilmente você terá restituição de IR.

Isto ocorre porque os rendimentos que você recebe mensalmente, o chamado pró-labore, não são tributados pelo IR. Como você não pagou o IR não tem como restituir também.

Um bom contador nestes casos faz muita diferença.

Eu acrescentaria na conta os benefício que está DEIXANDO de receber se fosse CLT. (13°, férias remuneradas, Fundo de Garantia, sobre o qual a empresa paga multa ao te demitir, vale refeição, etc.)

Isso vai depender da negociação do contrato.

Em resumo, se PJ vai ser melhor ou pior do que CLT vai depender EXCLUSIVAMENTE da negociação feita entre as partes. A empresa contratante normalmente conhece todos os detalhes envolvidos no processo. Para negociar bem, o contratado também tem que conhecer muito bem as coisas do seu lado (impostos, etc).

[quote=“boaglio”]faça SEMPRE as contas para
o ano todo, considere suas férias, 13o, fundo de garantia
e seu enorme imposto de renda de 27,5%.[/quote]
Vale lembrar que não é 27,5% sobre o salário (CLT) total, mas sim:
0% até R$1058,00
15% de R$1058,01 a R$2115,00
27,5% acima de R$2115,01
http://www.receita.fazenda.gov.br/Aliquotas/ContribFont.htm

Um salário CLT de R$3000 pagaria:
01058 + 0,15(2115-1058) + 0,275*(3000-2115)

O Conselho Regional de Contabilidade de São Paulo promove periodicamente (quase toda semana), palestras com algumas vagas para quem não é registrado lá (não contadores). Eu visito a página semanalmente para ver se tem alguma coisa que me interessa. Já fui a 2 palestras, e apesar de ser voltada para os contadores, dá para absorver alguma coisa útil.
http://www.crcsp.org.br
em “Des. Profissional / Palestras”.

[quote=“smota”]
Simplificando então: Procure um contador!!!

Ele vai te pedir alguns documentos, fazer um doc. pra registrar na junta comercial dizendo o que sua empresa fará e depois é só pagar (em SJC fica por volta de R$500,00 todos os impostos mais o servico do contador). Em 15 dias você tem o CNPJ e pode emitir nota.

Talvez ele te indique uma cidadezinha laranja pra você pagar menos ISS, cuidado pra não se enrolar.[/quote]

Valeu, smota. Era exatamente isso que estava procurando. Quanto a polêmica, acho super válida. Eu não sou uma deslumbrada mas poderia ser, e são os deslumbrados da vida, que acreditam que tão fazendo grande vantangem como PJ, que jogam os nossos salários lá para baixo e extinguem os nossos empregos “à moda antiga”.
Então é bom que a galera seja alertada mesmo…

Ai pessoal não se deixem enganar por esses cálculos de 75% p/ CLT. Nesses cálculos as empresas costumam considerar as férias + adicional de 1/3, o 13o, o FGTS e a multa na hora da demissão e os 15 dias de licença. Isso é balela, faz parte do salário, não dos encargos.
Além disso vocês devem considerar que o INSS é equivalente à previdência privada que muita gente paga do próprio bolso. Eu prefiro 1000 vezes uma previdência administrada pelo estado do que uma privada. O banco pode falir ou administrar mal seu dinheiro, já o estado te dar calote só com revolução. Muita gente fala mal do governo, mas em todas essas décadas que existe a previdência o governo nunca deu chapéu em ninguém.
Além disso, esse ano está prevista uma redução nos impostos que incidem sobre o trabalho, então é esperar p/ ver.
No mais eu não vejo vantagem alguma em PJ, a não ser que você esteja planejando guardar dinheiro p/ abrir um negócio.

Muito interessante este tópico! :slight_smile:

Mesmo assim, possuo algumas dúvidas. Conversando com amigos, soube que para vc criar seu CNPJ, leva um prazo de ~ 90 dias. É vero? E os custos de abertura?

Outra dúvida é referente ao fechamento pois dizem q abrir é mole e pra fechar? Alguem sabe os custos e prazo para tal?

Agradeço a quem puder me tirar tais dúvidas.

Obrigado,
Carlos Alberto.

Acredito que depende muito do local e da quantidade de empresas que esta sendo abertas, aqui em Porto Alegre a minha levo uns 70 dias.

Para fechar é mais chato que para abrir, tem toda uma burocracia de inventario da empresa que é preciso apresentar, etc. Eu nao sei ao certo o que precisa, nao precisei fechar a minha ainda, mas sei que é mais chato que abrir. :frowning:

]['s

Entonces … eu abri a minha em 30 dias, sem muita dor de cabeça.

Pra fechar no meu caso ficaria o dobro do valor da abertura :shock: , e leva muito mais tempo.

Então eu decidi não fechar, apenas “congelar” a empresa, continuo pagando alguns impostos baixos por ano e fazendo algumas declarações (RAS e IR eu acho) … gasto por ano uns R$200,00 pra tê-la em standby.

Agora estou bastante satisfeito como CLT, mas quem sabe eu volto a precisar da minha empresa :slight_smile:

Para mim demorou uns 70 dias ou mais e me custou algo como 450 reais.

Nos EUA demora não mais que 10 dias.

Algo errado, né?