Tenho visto muitas vagas em Java para trabalhar como pessoa jurídica. Alguém ai podia explicar como isso funciona e o que um programador precisa fazer para poder trabalhar como pj?
Valeu,
Isso é uma forma ligeiramente mascarada de terceirização. O que você precisa para trabalhar como PJ é passar por todas as dores de cabeça para abrir uma empresa.
Pessoalmente considero isso uma afronta aos direitos trabalhistas, uma vez que, fazendo isso, a empresa contratante se livra de ter que pagar os encargos trabalhistas, que passam a ser arcados pelo contratado (uma vez que ele é uma empresa também). Portanto, cuidado ao trabalhar como PJ. Ao fazer um orçamento para o desenvolvimento de um projeto, leve em conta, além do custo da sua mão-de-obra, outros encargos trabalhistas que você obrigatoriamente vai ter que recolher sozinho, como INSS, IXYZ, etc etc…
Em compensação, te pagam um salário maior por conta disso.
:arrow: ISS
:arrow: Contribuição Social
:arrow: IR
:arrow: PIS
:arrow: Contador
[]'s
Em compensação, te pagam um salário maior por conta disso.
[/quote]
O problema é saber se este “adicional” compensa o “crime”. Talvez você receba 30% a mais do que receberia como CLT, mas isso não é suficiente para cobrir os seus encargos trabalhistas
opiniaoDoDaniel.add(“dreamspeaker”);
[quote=“Daniel Quirino Oliveira”]
O problema é saber se este “adicional” compensa o “crime”. Talvez você receba 30% a mais do que receberia como CLT, mas isso não é suficiente para cobrir os seus encargos trabalhistas ;)[/quote]
Tambem sou da mesmo opinão do Daniel.
opiniaoDoDaniel.add(“leonardom”);
Isso que muitas querem, não arcar com custos que para um ctl a empresa sempre gasta mais com impostos. Por isso também houve um aumento de empresas que trabalham com freelance, para podem ter menos gastos nesse sentido.
Outra vantagem para ela são os pobres dos estagiários, que não tem nenhum direito trabalhista, trabalha como um profissional, mesmo não sendo um, e no final fica na pior, mesmo que o estágio conte no currículum, só algumas poucas empresas pegaram o espírito de um programa de estágio. Lamentável tudo isso.
Hora da sessão “Você sabia?” de hoje:
você sabia que, se você ganhar R$1000,00 em uma empresa fiscalmente responsável, você custa R$1750,00 a esta empresa? Ou seja, a empresa tem que arcar com um encargos fiscais que correspondem a 75% do seu salário (tudo isso para você ter direito a um sistema de previdência falido e a um sistema de saúde público ineficaz).
Quase todo mundo foge dos impostos porque eles são altos ou os impostos são altos porque quase todo mundo foge deles?
…
Tostines é fresquinho porque vende mais ou vende mais porque é fresquinho?
Galera,
Tem o seguinte eu sou PJ e gosto de trabalhar como PJ pois tenho liberdade de trabalhar para várias empresas ao mesmo tempo e ganhar valores maiores do que o CLT.
Bom, eu sou PJ e ainda prefiro estar assim, pois tenho algumas regalias como horário mais flexível, faltar algunas dias (claro que tudo acordado entre o empregador e eu), etc.
Eu, para ver se valia a pena ser PJ ou CLT fiz um cálculo meio “burro”, mas que ajuda a avaliar o que vale a pena.
X = (pj * 12) / 13,5
(onde pj = média mensal como PJ)
(13,5 = 12 meses + férias e 13. salário)
Se X for maior que a oferta de salário CLT, eu aceito ser PJ. (Claro que a diferença tem que ser substancial).
Concordo com vc Daniel…
Principalmente no que diz respeito a horário…
Ahhh, poxa. Antes de mais nada, não estou querendo dizer que trabalhar como PJ é ruim. Só quis dar um toque para aqueles mais entusiasmados não se meterem em furadas.
Sò complementando:
Realmente, como cooperativado, PJ, freela, autoomo, etc. você TEM direito a trabalhar pra várias emrpesas, não ser subordinado de ninguém, não precisa prestar o serviço pessoalmente, etc.
O que acotnece é que geralmente a empresa exige o comprotamento de um funcionário normal. Bem, isso gera vínculo empregatício, e pode ser usado em uma ação legal.
Pelo menos foi isso que eu li na Voê S.A., acho que do mês passado, uma com a capa vermelha.
[]s
Isso mesmo pcalcado, mas a realidade é diferente. A gente deveria fazer X e eles nos pedem Y. E acabamos sempre aceitando. Nossa culpa, em parte!
Mas aconselho a quem quer ser PJ, fazer um plano de previdência privado. Pelo menos ajuda a você não ficar na mão no futuro.
Tenho uma amiga que recebe férias e 13. salário, mesmo sendo Consultora PJ.
Eu pelo menos ganho vale refeição.
Daniel,
A idéia da mensagem era mostrar que existe algum vínculo legal, que pdoe ser usado em um eventual processo
COmo escravo cooperativado, mesmo assim tenho 13o, férias, etc. também. Na verdade, tenho certeza que se não fossem os encargos, a emrpesa faria CLT de todos aqui, mesmo porque já trocamos de cooperativa algumas vezes e ninguém “rodou” no processo
[]s
It is all about “REDUÇÃO DE IMPOSTOS”.
Eu trampo CLT…no entanto vejo PJ’s ganhando sim mais do que eu…mas como o Daniel disse, o cara custa 75% a mais…ou seja…um exemplo…se o cara ganha 2000 reais CLT, ele custa pra empresa 3500 reais…mais ou menos isso né?!
Tipo…se…tirando os impostos/descontos ainda sobrar legal…compensa ser PJ…sem contar a grana que vc gasta com abertura de empresa.
ate mais…
Realmente… só aconselho que quiser virar PJ a realizar direitinho o calculo e fazer que tudo que for acordado seja passado para um contrato, para não acontecer conflitos entre a sua empresa e a contratante…
Abraços.
Ufa :!: Foi exatamente o que imaginei, mas como vc não tinha dito isso em lugar algum, estava ficando preocupado…