Venho fazendo pesquisas do mercado de trabalho, onde encontro boas vagas que pagam muito bem em regiões como São Paulo e Rio de Janeiro, da mesma forma fico muitas vezes indignado com as propostas para região centro-oeste e norte, a questão é que ainda não fiz muitos cálculos quanto ao custo de vida de cada região para relacionar as propostas, o que compensa mais ir para os grandes centros ou ficar por aqui mesmo?
Ultimamente também tenho tido algumas dúvidas quanto os requisitos nas propostas de trabalho e nisso durante o último ano estudei sobre tudo quanto é tecnologia que era exigida, mas fico um tanto quanto chateado pois parece que os “requisitos” condizem muito pouco com a realidade do cargo, então aprender tudo ou se limitar e especializar?
Meu forte de conhecimento é em Java, C e C++, tenho visto ótimas propostas para desenvolvimento em linguagens um tanto antigas como C e C++, mas ainda não sei se compensa investir no aprendizado de linguagens como estas, onde a maior parte da atuação com software legado é para correções e em casos extremos re-code, compensa trabalhar nessa área? Compensa aprender a desenvolver em linguagens antigas como Cobol, Fortran, etc?
Quanto as frameworks, ter conhecimento prévio é realmente necessário e compensativo?