Trabalho em Equipe e Ego - Como vocês lidam com isso ? (Programadores :D)

[quote=douglaskd]eu acredito que é devido a gigante quantidade de coisas que são necessárias estudar… que as pessoas costumam ficar mais na parte técnica…além da pressão…e a Maxima: “você nunca vai saber tudo”…“seja o melhor na sua técnologia”…“seja um talento”…

e vamos ser honestos, estudar relações humanas não é algo que se lê em um livro, é algo que você aprende na prática com pessoas que “realmente” sabem trabalhar em equipe.

se o cara começa a estudar relações humanas, filosofia, psicologia, administração…é ai que o cara não vai querer estudar mais TI e vai acabar saindo da área…ou então depois de estudar tudo isso, ele vai querer virar Gerente de “alguma coisa” e perder completamente o interesse pela área técnica.[/quote]

É difícil…mas poucos conseguem perceber a complexidade deste tipo de coisa. Concordo, relações humanas não se aprende nos livros e nem de uma hora para outra; boa parte da bagagem as vezes vem até do “berço” como alguns dizem.

Acredito que seja um bom tema para reflexões, principalmente para aqueles em início de carreira.

flws

E para quem está no início da carreira, seguem os 10 mandamentos das boas práticas de programação:

  1. Não editarás o código funcional, por mais bizarro que ele seja.

  2. Adotarás os padrões que a empresa adota, sem contestar.

  3. Não sub-julgarás os teus superiores, afinal de contas eles estão a mais tempo no mercado que você.

  4. Não criarás situações onde você venha a ser a estrela do pedaço, pois sempre vai haver um buraco negro para puxar sua luz.
    Seus méritos falarão por si, assim sendo deixe que os outros percebam o seu brilho naturalmente.

  5. Utilizarás o pai dos burros (google) antes de perguntar qualquer coisa a um parceiro mais experiente, caso contrário levarás nome de enrolado.

  6. Não codificarás rotinas por demais complexas para sistemas legados, membros antigos odeiam novidades bruscas.

  7. Deixais para utilizar novas ferramentas em novos projetos exclusivamente.

  8. Fundamenteis vossos argumentos com números e gráficos quando vossa opinião diferir de algum membro da equipe, demonstrando numericamente as vantagens da vossa linha de pensamento.

  9. Não afronteis vossa gerência, pois eles pagam vosso salário.

  10. Não contra-argumenteis as opiniões da gerência, uma vez que ela não tem a necessidade de saber o que fazes.

[quote=Orocildo]Então pessoal, estava pensando sobre isso que tem acontecido um pouco no meu time. Por exemplo : um contestar a solução do outro alegando possuir uma solução melhor ; um querendo passar por mais eficiente que o outro por ter corrigido mais defeitos ; outro querendo falar mais que o outro para demonstrar mais conhecimento da aplicação etc.

Queria saber como vocês lidam com isso… Qual seria a postura mais correta e profissional para lidar com um ambiente/time desses ? Já passaram por isso ?

Obrigado :D[/quote]

Bom, um dos principais conflitos em projetos de software é a opinião especializada, isto é, um expert no assunto dizer q sua abordagem é mais eficiente ou eficaz do q a de seus pares…

Por outro lado, me parece q o Gestor deveria gerenciar melhor questões inter-pessoais dos projetos.

[quote=doravan]E para quem está no início da carreira, seguem os 10 mandamentos das boas práticas de programação:

  1. Não editarás o código funcional, por mais bizarro que ele seja.

  2. Adotarás os padrões que a empresa adota, sem contestar.

  3. Não sub-julgarás os teus superiores, afinal de contas eles estão a mais tempo no mercado que você.

  4. Não criarás situações onde você venha a ser a estrela do pedaço, pois sempre vai haver um buraco negro para puxar sua luz.
    Seus méritos falarão por si, assim sendo deixe que os outros percebam o seu brilho naturalmente.

  5. Utilizarás o pai dos burros (google) antes de perguntar qualquer coisa a um parceiro mais experiente, caso contrário levarás nome de enrolado.

  6. Não codificarás rotinas por demais complexas para sistemas legados, membros antigos odeiam novidades bruscas.

  7. Deixais para utilizar novas ferramentas em novos projetos exclusivamente.

  8. Fundamenteis vossos argumentos com números e gráficos quando vossa opinião diferir de algum membro da equipe, demonstrando numericamente as vantagens da vossa linha de pensamento.

  9. Não afronteis vossa gerência, pois eles pagam vosso salário.

  10. Não contra-argumenteis as opiniões da gerência, uma vez que ela não tem a necessidade de saber o que fazes.[/quote]

Achei legal… Só queria saber qual sua fonte/quem escreveu?

Eu lido com isso numa boa. Cada um tem seu papel dentro das empresas.
Não vejo mal alguem ser melhor do que outro em nada. Isso estimula o aperfeiçoamento de todo mundo, mas puxar o tapete na maldade é coisa de babaca. O que eu sei de uma empresa de desenvolvimento de softwares é que as relações devem ser mais profundas do que simplesmente mandar e obedecer. Se você vê o empregado apenas como uma força motriz, as chances de falir são boas. Até o faxineiro tem sua importância para a empresa e não deve ser porque eles existem aos montes que podemos destrata-los ou mesmo trata-los com indiferênça.

Olhem esse exemplo ruim que ocorreu comigo:

Eu tive já tive um chefe que tinha que apresentar os casos de usos, mas quando eles vinham com falhas (As vezes isso acontece), alguem tem que responder apresentando alguma solução. Só que quando eu fazia isso, no lugar dele vir falar comigo se tinha algum erro ou qualquer outra crítica que seja para contribuir, ele enviava minha solução pro chefão e falava que eu tava passando por cima das ordens dele!!! Agora olhem o absurdo e me digam porque alguem faz isso!!! Na primeira vez achei que fosse mal entendido... O otário aqui era chamado na sala do chefão (dono) para receber bronca. Na terceira vez que ele fez isso, decidi que não me dedicaria tanto aquela empresa. Pior... todas as vezes a solução que eu apresentava era a correta. O clima foi sempre ruim até que um dia eu ri de uma cagada dele e ele começou a me chingar além de dizer que em 2 dias faria tudo o que fiz em um ano de trabalho. Pronto! Foi a gota d'água! Despedi de todo mundo e pedi demissão. Na época eu fiquei me sentindo muito mal pelo dono que era gente boa e não podia ter um projeto parando, mas não dava mais pra aquentar. Mesmo sabendo que meu chefe era melhor do que eu, a relação de respeito acabou e ninguém deve aceitar se submeter a coisas assim. 
Agora vejam pra quem eu curvava a cabeça... eu tinha um colega lá que também gostava de programar, só que ele sacava MUITO. Eu achava bom a hora do almoço porque nesse horário nos permitiamos conversar sobre vida além das tecnologias e soluções de projetos de forma coerente. Era uma boa oportunidade para eu aprender. Uma hora de almoço rendia mais com ele do que oito com meu chefe.

[quote=andredecotia][quote=doravan]E para quem está no início da carreira, seguem os 10 mandamentos das boas práticas de programação:

  1. Não editarás o código funcional, por mais bizarro que ele seja.

  2. Adotarás os padrões que a empresa adota, sem contestar.

  3. Não sub-julgarás os teus superiores, afinal de contas eles estão a mais tempo no mercado que você.

  4. Não criarás situações onde você venha a ser a estrela do pedaço, pois sempre vai haver um buraco negro para puxar sua luz.
    Seus méritos falarão por si, assim sendo deixe que os outros percebam o seu brilho naturalmente.

  5. Utilizarás o pai dos burros (google) antes de perguntar qualquer coisa a um parceiro mais experiente, caso contrário levarás nome de enrolado.

  6. Não codificarás rotinas por demais complexas para sistemas legados, membros antigos odeiam novidades bruscas.

  7. Deixais para utilizar novas ferramentas em novos projetos exclusivamente.

  8. Fundamenteis vossos argumentos com números e gráficos quando vossa opinião diferir de algum membro da equipe, demonstrando numericamente as vantagens da vossa linha de pensamento.

  9. Não afronteis vossa gerência, pois eles pagam vosso salário.

  10. Não contra-argumenteis as opiniões da gerência, uma vez que ela não tem a necessidade de saber o que fazes.[/quote]

Achei legal… Só queria saber qual sua fonte/quem escreveu?[/quote]

Fontes: a vida e a carreira.
Quem escreveu: eu mesmo.

O fato é que todo todo programador se acha acima da média

Aprenda a lidar com isso :frowning: