Trabalho em Equipe e Ego - Como vocês lidam com isso ? (Programadores :D)

Então pessoal, estava pensando sobre isso que tem acontecido um pouco no meu time. Por exemplo : um contestar a solução do outro alegando possuir uma solução melhor ; um querendo passar por mais eficiente que o outro por ter corrigido mais defeitos ; outro querendo falar mais que o outro para demonstrar mais conhecimento da aplicação etc.

Queria saber como vocês lidam com isso… Qual seria a postura mais correta e profissional para lidar com um ambiente/time desses ? Já passaram por isso ?

Obrigado :smiley:

Se minha solução for tecnicamente melhor, eu bato o pé e mostro isso.

Se a outra for melhor, maravilha. ^^

Isso sempre vai acontecer.

Hebert, o que o Orocildo está nos contando, é muito mais do que simplesmente um “melhorar o código do outro” e sim uma cultura de achar culpados e competição canibal onde um fica tentando derrubar o outro pra ser “o melhor”.

Orocildo, eu acho que você deve tentar identificar a fonte desse comportamento. Se isso começou a ser feito por uma maçã podre do cesto, que acabou contaminando outros, minha postura seria de chamar o superior e relatar o quanto isso pode ser ruim e o que buscar fazer para acabar com essa história. Isso faz muito mal pra sua saúde mental no ambiente de trabalho.

Agora, se você não tem um superior para relatar, porque os próprios superiores já estão adotando tal comportamento, então minha dica sem pestanejar é que você saia da empresa, afinal isso virou cultura e ela já está instalada e consolidada.

Enfim, seria o que eu faria.

Abs []

Ola,

Esse eh um problema muito comum na area de informatica, alias deve ser um problema em todas as areas onde o conhecimento eh uma “ferramenta” de trabalho. Soh ver aqui no forum mesmo, a quantidade de moleque arrogante que tem.
Isso tambem acontece muito em empresas que geralmente nao tem possibilidade de subir carreira. Por exemplo, em uma ocasiao trabalhei em uma empresa pequena e o nosso time era apenas o gerente de informatica e 5 desenvolvedores, ou seja, para mudar de cargo soh roubando o cargo do gerente (o que era inviavel) entao comecou uma competicao invisivel entre os desenvolvedores. Soh facada nas costas pra todo lado, todo mundo querendo ser o preferido do grupo.

O que voce pode fazer eh, se for apenas uma pessoa que age dessa maneira de repente, se vc tiver liberdade com essa pessoa, seria uma boa idea conversar com ela ao inves de ir diretamente aos superiores. Se voce nao tiver possibilidade disso, talvez seja uma boa ideia conversar com seu superior direto e explicar que isso faz com que os outros membros do grupo fiquem com o moral baixa ja que eles nunca tem voz, sempre sao corrigidos e etc.

O que deve ser pensado tambem eh que pessoas tem personalidades diferentes, de repente, nao eh nem porque essa pessoa quer dar uma de bonzao mas pode ser que ela ja tem uma personalidade mais extrovertida, se impoem mais que outras, mas mesmo que esse seja o caso eu acho que todo num time merecem espaco de participar e dar opinioes e nao somente ficar la sentado esperando outras pessoas decidirem tudo.

Eu geralmente faco assim, se eh uma pessoa que age dessa forma mas mesmo assim eh uma pessoa experiente que manja muito e realmente sempre tem razao e as melhores solucoes, eu sou humilde suficiente para aceitar isso e encarar como uma possibilidade de crescimento para mim. Se eh uma pessoa que fala muito, mas soh fala e faz merda, ai eu tento explicar com argumentos concretos porque determinada solucao eh boa e outra nao. Se voce trabalha numa empresa seria provavelmente as suas ideas vao ser aceitas mas depende de voce tambem de dar um passo a frente e expor suas ideas para o grupo.

É bem isso, vocês dois últimos pegaram meu ponto.

E isso que você citou windsofhell é meio brabo mesmo. Já trabalhei com um cara muito mais experiente que eu e sei como é. O bom é que, como você disso, a pessoal pode encarar como oportunidade e aprender, mas o ruim é que você fica sem voz ativa ; o cara acaba inibindo o teu desenvolvimento, pois ele sempre vai ter a solução melhor que a sua. Tudo que você faça ele saberá como fazer melhor, haha. Isso acaba fazendo com que você se retraía e não se arrisque.

Na boa? Continuo fazendo mesmo modo. Se o cara realmente for melhor o tempo vai dizer… Se oq o cara falou que é melhor não for, um dia você vai ter a oportunidade de falar: “da outra vez eu sugeri que o caminho x fosse tomado, mas não foi o caminho tomado. Por isso estamos com esse problema agora…”

Eu estudo para garantir o que eu falo, se alguém afirma ter uma solução melhor é bom que tenha. :lol: :lol: :lol:

Aconteceu inclusive a pouco tempo comigo. Inclusive foi o meu chefe que estava a desmerecer uma alteração que eu dei a idéia. Falou que fui precipitado e que não era daquele modo, se mostrando superior e eu sem razão.
Simplesmente falei blz, desculpe ae e deixei para lá.

2 dias depois ele veio me falar que minha rotina estava correta e o problema no DB que ele havia alterado a pouco tempo. -_-’

Uma rotina levava 3 dias para processar 50 mil registros. Após reparar o problema do DB e minha alteração está processando 900k em 4h.

Por isso que eu digo, que ganhar fama em cima de mim? Beleza, vai lá. Só tenha base e estudo para isso. ^^

Se eu estiver errado, blz. Eu aprendo o que tiver que aprender.

Se eu estiver certo, espera que já já o pessoal vai ver que tomaram a decisão errada. ^^

O que chegar de acordo da maioria para determinado caso é o que vale, independente se a solução X falada por mim ou fulano ser a melhor tecnicamente. Scrum ajuda nisso, no pior dos casos o SM vai ajudar a equipe para que possam chegar no acordo. Não é ruim não ter a sua solução não escolhida, o importante é ter contribuído com sua opinião para enriquecer a discussão, e mais tarde sua solução poderá ter todo valor em outra situação.

Esse eh um problema que voce vai ter que lidar sempre que lidar com pessoas. Existem perfis e comportamentos diferentes em pessoas diferentes e não é fácil lidar com isso. O ponto crucial que eu acho é nunca decretar a vitória de um ou de outro. Se a solução de um é melhor, isso deve ser tornado evidente mesmo para o “opositor”. Mas é preciso deixar claro pra ele porque a solução do Fulano é melhor que a dele NESSE CASO (algo que talvez ele não esteja levando em conta), não adianta se trancar numa sala fechada cheia de gerentes e depois trazer o veredito: “Ficamos com a solução A.” Sem explicar a lógica da tomada de decisão.

E o problema vai se agravar se a pessoa que vai bater o martelo não tiver informação/formação suficiente para avaliar qual a melhor solução. Esse é um problema que o tal “gerente de pessoas” traz. Vai tentar ser babá de marmanjo barbado e provavelmente não vai ter a menor ideia de quem tem razão.

Sim, existem pessoas com as quais não é fácil lidar, mas deve se ter cuidado para avaliar se esse tipo de comportamento não é incentivado pela empresa também. Claro que o primeiro instinto de resposta é:“Não, aqui não fazemos isso. Aqui blablabla blablabla”. Mas eles são cobrados individualmente ou em equipe? Eles são premiados individualmente ou em equipe? São elogiados individualmente ou em equipe? Se você os cobra e incentiva individualmente a cooperação e entendimento entre eles vai apenas ao limite que não atrapalhe a próprio desempenho e não passa desse ponto. Você tem métricas individuais? Você controla quem faz o que e em quanto tempo?

Se voce quer uma equipe trabalhe com uma equipe, cobre de uma equipe e premie uma equipe, não indivíduos dentro dela.

Eu também diria que esse é um problema típico da área de informática, mas creio que deve acontecer muito em outras áreas também, o cidadão tem necessidade de se mostrar o melhor em algo ou que as escolhas dele são as melhores, eu simplesmente não entro em nenhum tipo de discussão do tipo framework A x framework B, linguagem A x linguagem B, sistema operacional A x sistema operacional B etc… Também não entro em nenhum tipo de competição no ambiente de trabalho, seja de quem corrige mais bugs, ou adiciona mais features, ou sabe mais linguagens que o outro. Eu geralmente presto atenção nesse tipo de comportamento e descubro os idiotas dessa maneira. Na informática é assim mesmo, o cidadão se acha o máximo porque fez algo que funcionou, ou porque aprendeu uma linguagem da moda. Eu não gosto de inflar o ego de ninguém, assim como também não gosto que tentem inflar o meu.

[quote=YvGa]… mas deve se ter cuidado para avaliar se esse tipo de comportamento não é incentivado pela empresa também. Claro que o primeiro instinto de resposta é:“Não, aqui não fazemos isso. Aqui blablabla blablabla”. Mas eles são cobrados individualmente ou em equipe? Eles são premiados individualmente ou em equipe? São elogiados individualmente ou em equipe? Se você os cobra e incentiva individualmente a cooperação e entendimento entre eles vai apenas ao limite que não atrapalhe a próprio desempenho e não passa desse ponto. Você tem métricas individuais? Você controla quem faz o que e em quanto tempo?

Se voce quer uma equipe trabalhe com uma equipe, cobre de uma equipe e premie uma equipe, não indivíduos dentro dela.
[/quote]
Perfeita colocação YvGa… E o ruim é que dependendo do tamanho da empresa, essa competição já é cultural…

Eu fujo de lugar assim.

Abs []

Eu ja diria que eh bom “inflar o ego” de uma maneira saudavel, eu acho horrivel quando a gerencia ou os outros colegas de trabalho nao incentivam os outros membros do tipo, veja bem, incentivar nao eh dizer que o codigo esta perfeito e dar um tapa das costas quando realmente nao esta. Eu acho que existem maneiras educadas de dizer para alguem “talvez voce poderia modificar aqui”, sem machucar os sentimentos de ninguem, somente dando opinioes e sugestoes construtivas.

Aqui na empresa e principalmente no meu grupo tem um monte de gente nova e esse pessoal vem como a gente diz no Brasl “sangue nos olhos”, eles querem mostrar servico e as vezes as atitudes deles nao sao tao legais assim. Tinha um rapaz aqui que era exatamente o perfil que o Orocildo descreveu, nao dava espaco para ninguem abrir a boca nas reunioes, qualquer coisa que nos fossemos implementar tinha que ser do jeito dele, mesmo alguem mostrando uma outra solucao que as vezes era ate melhor ele nao aeitava, ele ficava argumentando ate a pessoa ficar cansada e desistir, ele chegava ate a marcar reunioes privadas com os gerentes, lider de grupo para mostrar porque as solucoes dele eram melhores.
Teve ate uma garota Francesa (que era uma otima desenvolvedora por sinal) que trabalhava aqui que ficou p* da vida e pediu demissao.

Eu conversei com o meu chefe a respeito disso e deu resultados, o carinha continua um chato as vezes, mas pelo menos ele esta muito mais razoavel, pelo menos escuta o que os outros tem a dizer. Mas eu conversei com o meu chefe nao num tom calmo, sem ressentimentos, na boa. Disse que as vezes eh muito frustrante nao poder nem abrir a boca nas reunioes, que a moral do pessoa do grupo parece esta baixa por causa disso e tal, que todo mundo tem que trabalhar junto, nao um contra o outro e acabou dando resultados.

Mas como falaram, se eh a empresa que incentiva esse comportamento competitivo agressivo dos funcionarios, pula fora! Tem um monte de empresa por aqui que trata bem os funcionarios que os incentiva, que cultiva o ambiente “famila” dentro do grupo.

O mais importante de tudo eh nao deixar que isso afete a sua auto-estima.

//Daniel

Filtre os “porquês” de cada sugestão. Se a sugestão do outro for melhor que a sua, os “porquês” dele vão superar os seus, e vai ser fácil distinguir o que é ego e o que é conhecimento aplicado à melhoria.

Eu, infelizmente, trabalho com um cidadão de ego gigante; ele é professor universitário (também sou, grandes m&#$@), e tem mania de usar isso como argumento. “Eu dou aula disso e blá blá blá”. É de doer.

Só que assim, mestre: infelizmente, trabalhar em equipe é como sambar em cima de um moedor de carne; ou você samba muito bem, ou um dia você cai e vira kibe. Nunca deixe de dar opinião, mas não adianta arrumar inimigos dentro da equipe por conta disso, especialmente se quem tem o ego grande é o puxa-saco amigo do chefe. Ele vai continuar com o ego grande, e a única coisa grande em você será o buraco da sua úlcera.

Esse tipo de gente não vale a sua saúde. Dê sua opinião, e deixe a equipe fazer o que quiser dela. Alguém disse antes - a meu ver com sabedoria - que quando chegar a hora, vão ver que não terem aproveitado tua sugestão foi um erro.

Porém, lembre-se: neste momento, mostre que são seus os créditos. O “Eu avisei” é muito válido, antes que o próprio babaca em questão queira dizer que sua sugestão, na verdade, foi uma das sugestões apostadas por ele. E pra isso, lembre-se de ter aliados, ou você acaba pulando de emprego pra não ter que lidar com esse tipo de pessoa.

Sucesso! o/

A crítica a uma solução nem sempre é bem vinda.
Uma pequena crítica a uma solução que você criou pode desencadear uma reação de rejeição à crítica e à consequente pergunta: “Quem ele pensa que é pra achar que sabe mais do que eu?”.

A chave para a solução do problema é “dar o braço a torcer” e ver o que a opinião do outro tem a acrescentar. O próprio time deverá fazer julgamento de valor sobre qual solução é a mais viável, mesmo que o time não tenha muito preparo.

Diariamente lido com esse problema, porém, se me deparo com uma solução com a qual não concordo, eu não bato o pé e digo que minha solução é melhor, eu procuro fazer experimentos para “provar que minha solução é melhor”. Desta forma você tanto cala a boca do outro, como do time, de forma sagaz e educada.

Sempre que faço isso, o time fica de queixo caído ^^ afinal de contas, ferramentas de teste e benchmark existem para isso, use-as, fundamente sua opinião. Se não aceitarem sua solução, quem perde é o time.

Olha, já passei muito por isso, e não acontece só na nossa área…

Já passei por empresa que resolvia esse tipo de problema, e por empresa que olhava essas situações com indiferença. Desta segunda eu pedi demissão assim que possível, pois não tem coisa mais “desmotivadora” que esse tipo de situação. Eu, pelo menos, me sinto mal a ponto de nem querer levantar da cama de manhã pra ir trabalhar. E me sinto pior ainda pois eu aceito opiniões alheias e reconheço quando são melhores que as minhas, sem ressentimentos.

Mas sabe qual é o maior problema? As pessoas não sabem lidar com desconhecidos! Por exemplo, a empresa onde estou estagiando tem quase 300 funcionários, é muita gente! E de projeto pra projeto as equipes variam, são montadas equipes do mesmo setor, ou equipes mistas englobando vários setores. E aí se nota a principal carência das pessoas: Saber lidar com desconhecidos.

Quando você trabalha numa equipe constituída na maioria por colegas, o negócio flui bem mais, as pessoas não sentem tanto receio em dar opiniões mais críticas pois sabem que os colegas vão aceitar. Já com pessoas desconhecidas, é muito fácil alguém “se queimar” com o que você fala, e justamente com essas equipes heterogêneas é que surgem os “egomaníacos”, que vão fazer de tudo pra se sobressair em relação aos companheiros.

As pessoas acabam não racionalizando e deixam o individualismo passar por cima do trabalho de equipe.

Por isso como um user falou acima, acho muito interessante a prática de recompensar a equipe, e não o indivíduo. É uma prática que “obriga” os membros de equipes a se tratarem um pouco melhor e deixar o orgulho de lado…

A boa notícia é que realmente é uma minoria que apresenta esse comportamento. Quase sempre o pessoal tem uma forma de pensar mais coletiva, mais “equipe”.
A má notícia é que uma única peça dessas pode acabar com uma equipe inteira. Tanto acabar moralmente, quando deixa de existir um bom ambiente de trabalho, quanto acabar com a equipe literalmente - todo mundo vai embora porque não aguenta trabalhar com o sujeito.

E tem outro fenômeno que está indiretamente relacionado com esse (porque costuma ser o mesmo cara), queria saber se alguém já presenciou: quando alguém consegue sempre levar a chefia no bico só porque fala bonito e com convicção. Como lidam com isso?

http://deliberate-software.com/ego-driven-development

[quote=doravan]
Diariamente lido com esse problema, porém, se me deparo com uma solução com a qual não concordo, eu não bato o pé e digo que minha solução é melhor, eu procuro fazer experimentos para “provar que minha solução é melhor”. Desta forma você tanto cala a boca do outro, como do time, de forma sagaz e educada.

Sempre que faço isso, o time fica de queixo caído ^^ afinal de contas, ferramentas de teste e benchmark existem para isso, use-as, fundamente sua opinião. Se não aceitarem sua solução, quem perde é o time.[/quote]

Gostei, excelente ponto. :slight_smile:

Nossa! O cara se inspirou no meu tópico, haha :smiley:

Trabalho em equipe é lindo na teoria, mas na pratica a coisa é completamente outra: primeiro é necessário um líder que sabe realmente o que é e principalmente como trabalhar em equipe - tipo dificílimo de encontrar. Os componentes da equipe precisam ter a mesma visão / habilidades do líder, muito embora não seja líder naquele momento.

Se o fulano possui super ego ou não sabe incluir suas idéias sem afetar emocionalmente a equipe, provavelmente já não serve para trabalhar em equipe; se o caboclo acha que suas questões pessoais são mais importantes que o projeto talvez devesse estar em outro lugar também.

Enfim…muitos estudam tecnologias novas, quer estar “antenado” e etc…mas pouquíssimos estudam as relações humanas, trabalhar em equipe tem muito a ver com isto.

Uma vez ouvi dizer que é preferível trabalhar com uma equipe mediana tecnicamente mas com bom relacionamento inter-pessoal do que trabalhar com um grupo com nível técnico alto mas deficiente no relacionamento.

Como lido com isso: da mesma maneira que a maioria descreveu, infelizmente até hoje ainda não encontrei um grupo que pudesse chamar de equipe, incluindo o líder; somente um bando de gente trabalhando juntas e se alto proclamando “equipe”.

flws

[quote=fantomas]Trabalho em equipe é lindo na teoria, mas na pratica a coisa é completamente outra: primeiro é necessário um líder que sabe realmente o que é e principalmente como trabalhar em equipe - tipo dificílimo de encontrar. Os componentes da equipe precisam ter a mesma visão / habilidades do líder, muito embora não seja líder naquele momento.

Se o fulano possui super ego ou não sabe incluir suas idéias sem afetar emocionalmente a equipe, provavelmente já não serve para trabalhar em equipe; se o caboclo acha que suas questões pessoais são mais importantes que o projeto talvez devesse estar em outro lugar também.

Enfim…muitos estudam tecnologias novas, quer estar “antenado” e etc…mas pouquíssimos estudam as relações humanas, trabalhar em equipe tem muito a ver com isto.

Uma vez ouvi dizer que é preferível trabalhar com uma equipe mediana tecnicamente mas com bom relacionamento inter-pessoal do que trabalhar com um grupo com nível técnico alto mas deficiente no relacionamento.

Como lido com isso: da mesma maneira que a maioria descreveu, infelizmente até hoje ainda não encontrei um grupo que pudesse chamar de equipe, incluindo o líder; somente um bando de gente trabalhando juntas e se alto proclamando “equipe”.

flws[/quote]

fato.

eu acredito que é devido a gigante quantidade de coisas que são necessárias estudar… que as pessoas costumam ficar mais na parte técnica…além da pressão…e a Maxima: “você nunca vai saber tudo”…“seja o melhor na sua técnologia”…“seja um talento”…

e vamos ser honestos, estudar relações humanas não é algo que se lê em um livro, é algo que você aprende na prática com pessoas que “realmente” sabem trabalhar em equipe.

se o cara começa a estudar relações humanas, filosofia, psicologia, administração…é ai que o cara não vai querer estudar mais TI e vai acabar saindo da área…ou então depois de estudar tudo isso, ele vai querer virar Gerente de “alguma coisa” e perder completamente o interesse pela área técnica.