Trabalho em equipe

Boa tarde!

Estou enfrentando dificuldades ao trabalhar em equipe, me encontro em um projecto na universidade onde buscamos a solução para um problema. No inicio usamos o Trello para dividir e planejar as tarefas do desenvolvimento do código, cada membro da equipe sabia o que fazer, eu cumpri com a minha tarefa de desenvolver uma seguinte função que solucionava algumas das necessidades pedidas pelo cliente, porém recebi fortes queixas dos meus colegas por esta usando termos que eles não conheciam na programação (mesmo eu tendo documentado tudo, absolutamente tudo) aceitei a critica e reformulei o meu método me adequando nos conhecimentos da maioria, ainda assim havia coisas que eles não entendiam (expliquei tudo) em seguida simplesmente reformularam todo o código descartando todo o meu trabalho e fazendo o mesmo método com a mesma funcionalidade só que de maneira diferente (pelo simples fato da ignorância e da falta de interesse em aprender mais dos colegas) como devo lidar com esse tipo de problema em trabalho em equipe desse nível?

Se os termos são técnicos, tanto referentes a programação quanto à regra de negócio, então você está correto e a equipe está errada. Nesse caso, chama a atenção o fato de ser um trabalho de faculdade o que, era de se esperar, os termos técnicos fossem de domínio dos demais colegas. Agora, se você ‘cunhou’ esses termos por conta, própria, deveria ter debatido com os colegas antes. De fato, ficar lendo comentário ou a documentação a toda hora é pouco produtivo.

1 curtida

Infelizmente, esse tipo de situação não tem soluções simples nem únicas, cada caso é um caso. Mas a resolução depende do quanto você quer preservar o bom relacionamento com os colegas, quanto está disposto a ceder, quanto não está disposto a ceder, e quais suas prioridades em relação ao curso e aos colegas. É normal, principalmente em cursos superiores, pessoas diferentes terem visões e prioridades diferentes. Esse é primeiro ponto para você pensar.

Por exemplo, se você não está disposto a ceder nada mais, e seus colegas não estão dispostos à aceitar suas contribuições se você não adequar ao que eles esperam, então essas são diferenças irreconciliáveis. Nesse caso, talvez seja melhor você sair desse grupo (se possível, é claro).

Por outro lado, seria bom se vocês e seus colegas estivessem dispostos a dialogar e chegar a um acordo, em que ambos aceitam determinados compromissos. Pelo que entendi, vocês já estão perto disso, então um passo a mais nessa direção possa ser possível. Por exemplo, se você é totalmente responsável por essa parte do código e eles não precisam se preocupar em dar manutenção (é um módulo isolado), a necessidade deles mexerem no seu código diminui e como consequência a frustração deles (e a sua) também. As partes comuns (de responsabilidade dividida) ainda precisariam ser discutidas para servir a todos, mas as partes sob “sua guarda” não, desde que atendessem os requisitos.

Abraço.

1 curtida

os termos são técnicos, na programação existem muitas formas de resolver um problema. Se eu tenho uma perspectiva do problema e resolvo-o da minha forma usando e ele cumprindo com o que foi suposto acredito não estou errado, o colega simplesmente analisar o meu trabalho e constatar que ele resolve o problema porém usou-se termos técnicos que não conhece e condena todo o código por sua ignorância, acredito que não seja o papel de um bom programador. No meu caso tenho mais experiência com OOP Java e as técnicas que usei todas são simples e pertencem ao java; condenar o meu trabalho e seguir absolutamente os slides que o professor passa em sala para mim é um erro, não aguça a curiosidade e o interesse do aluno a aprender mais e mais.

1 curtida

Justo! Muitos têm preguiça de pesquisar. Aparece um termo diferente que o professor não mencionou e não têm a pachorra de pesquisar ou mesmo perguntar ao professor. Pessoas assim serão, via de regra, péssimos profissionais, independente da área. Piá, cabe agora sentar e conversar com a ‘piazadinha’, como se diz por aqui, “chamar na xinxa”. Se tu tem conhecimento, não vá se diminuir por conta deles. É sentar e conversar, puxar a orelha mesmo, essa é a minha opinião.

1 curtida