Trabalho processador de texto em Java

Nano-Mini-Micro Editor de texto
Pretende-se um programa que simule um editor de texto dos antigos, isto é, primeiro escreve-se o
texto e só depois é que ele é formatado.
O programa em questão deve ir lendo parágrafos, até um máximo de 5 ou até ser introduzido um
parágrafo vazio. Depois pergunta qual o alinhamento pretendido: centrado, esquerda ou direita.
O passo seguinte é pré-processar o texto eliminando todos os espaços em branco repetidos e no
início e fim dos parágrafos.
De seguida deve-se apresentar o texto formatado, assumindo-se que cada linha tem 80 caracteres
(ter em conta que uma futura alteração deste valor deverá ser feita num só local). Cada linha deve
ter por limites o sinal | e um espaço, isto é, cada linha deve começar com o ?| ?e terminada com ? |?.
Estes caracteres não contam para o tamanho da linha.
No final deve apresentar as seguintes estatísticas: número de parágrafos, número de linhas por
parágrafo, número de palavras por parágrafo e quantas linhas e palavras tem o texto no total.
Nas formatações, quando uma palavra não cabe numa linha deve passar para a linha seguinte.

Se alguem me souber fazer isto é o meu heroi =D

Ainda não ficou clara para mim qual a sua dúvida em relação a JAVA.

abs

A duvida e k n consigo fazer este programa.
Se alguem for caridoso e me ajudar nisto e mt bom =P

Leia sobre Regex, vai lhe ajudar e acredito que vai precisar dele para tal.
Abraços.

Cara,

o trabalho é apenas braçal. Da para ser feito apenas com classes básicas do java.

Pesquise sobre StringTokenizer, StringBuffer, ArrayList e por ai vai.

Procure um pouquinho e tente colocar a mão na massa, depois vai tirando suas dúvidas por aqui que a galera vai te ajudando.

Abraços

[quote=rbamartins]Cara,

o trabalho é apenas braçal. Da para ser feito apenas com classes básicas do java.

Pesquise sobre StringTokenizer, StringBuffer, ArrayList e por ai vai.

Procure um pouquinho e tente colocar a mão na massa, depois vai tirando suas dúvidas por aqui que a galera vai te ajudando.

Abraços
[/quote]
Discordo da parte de StringTokenizer: é uma classe inútil desde a versão 1.4 do Java, quando o método split() foi introduzido na classe String (a performance é melhor e é mais simples de usar).
De resto, é isso aí (talvez StringBuilder no lugar de StringBuffer se a aplicação tiver apenas uma Thread) e, possivelmente, expressões regulares.

Mas que fique claro para o autor do tópico: aqui o pessoal não faz dever de casa dos outros. Podemos ajudar nas dúvidas sobre Java, com todo o prazer. Mas se você não sabe nem por onde começar, tem algo errado.