Tradução Objeto > Banco > Objeto usando JDBC

Bom dia pessoal.

Apesar de já programar Java faz tempo, estou começando no pattern [url=“http://www.javafree.org/content/view.jf?idContent=183”]DAO[/URL] agora… o que estou tentando fazer é, com base em um objeto, inserir ele no banco, pegar a ID que ele ficou (no caso, essa id é a PK), setar a ID no objeto e retorná-lo. Só que eu quero fazer isso com JDBC, pois é um programa pequeno (~3MB, com as libs), e usar algum framework como Hibernate iria gerar um overhead muito grande.
Minha idéia era que a camada DAO tivesse alguns métodos mais ou menos assim:

public UmObjeto inserir(UmObjeto o) {
    PreparedStatement st = QueryManager.getPreparedStatement("insert");
    try {
        st.setInt(1, o.getAtributo()); // mais algumas linhas assim
        st.executeUpdate();
     
        // aqui que está a dúvida!!
        o.setIdNoBanco( ? ? ? );
        return o;
     } catch (final SQLException e) {
        this.log.warn(e.getMessage(), e);
        return null;
     }
}

public UmObjeto salvar(UmObjeto o) {
    PreparedStatement st = QueryManager.getPreparedStatement("save");
    try {
        st.setInt(1, o.getAtributo()); // mais uma linha assim
        st.setInt(3, o.getIdNoBanco()); // pega a ID do objeto no banco e define no sql
        st.executeUpdate();
        return o;
     } catch (final SQLException e) {
        this.log.warn(e.getMessage(), e);
        return null;
     }
}

Onde os SQLs dos PreparedStatements são:

insert= INSERT INTO Transfer(serverid, serverurl, transfersize, hits_last_hour, hits_total, register_time) VALUES(?, ?, ?, ?, ?, ?);

save= UPDATE Transfer SET hits_last_hour=?, hits_total=? WHERE idTransfer=?

No caso, estou usando o HSQLDB. Passei a tarde de ontem procurando sobre isso, mas a maior parte das pessoas usa alguma implementação do JPA, então não achei exemplo algum de como fazer o que eu quero…