Traduzir livro é crime?

Não existe mínimo ou máximo, se você está copiando material diretamente (ou até mesmo indiretamtne, trocando palavras) isso pode ser considerado plágio, se um juiz achar que você tinha a intenção de se aproveitar de material alheio.

Você não pode produzir material compilando materiais de terceiros, a não ser que estes terceiros tenham liberado pra que você fizesse a sua compilação.

O ideal é que você produza o seu próprio material e se for material de ensino de linguagens de programação (Java, por exemplo), não vejo porque você teria que citar textos de outros autores. A maior parte dos livros de Java (de ensino da linguagem), como os livros do Deitel e os Head First não citam nada.

E MUITO cuidado com essa coisa de material “livre”. Não é porque está na internet que é livre.

Se não há definição clara de qual é a licença que o material usa, ele não é livre e você não pode produzir “detivados” (pegar o material, alterar e republicar, mesmo matendo a referência ao autor original).

Antes de pegar qualquer coisa sempre envie um e-mail para o autor pra ter certeza de que você pode realmente usar isso, explicando quais são os seus interesses com o material.

Se você pretende traduzir o material e disponibilizar na internet para que todos tenham acesso, isto é ilegal e configura crime.
Rcomendo que você desenvolva seu próprio material para esta finalidade. Consultar outros materiais como base para desenvolver o seu é uma boa idéia. :wink:

Não existe mínimo ou máximo, se você está copiando material diretamente (ou até mesmo indiretamtne, trocando palavras) isso pode ser considerado plágio, se um juiz achar que você tinha a intenção de se aproveitar de material alheio.

Você não pode produzir material compilando materiais de terceiros, a não ser que estes terceiros tenham liberado pra que você fizesse a sua compilação.

O ideal é que você produza o seu próprio material e se for material de ensino de linguagens de programação (Java, por exemplo), não vejo porque você teria que citar textos de outros autores. A maior parte dos livros de Java (de ensino da linguagem), como os livros do Deitel e os Head First não citam nada.[/quote]

Eles não citam nada, mas não quer dizer que isso seja uma boa prática. Ninguém começa um livro desses do nada. Ele tem que ter REFERÊNCIAS. Não citá-las não só é desrespeito com os autores anteriores como também é muita arrogância!

Se a Caelum, por exemplo, disponibiliza um material de graça e livre, porque eu, q estou repassando, não devo dizer que o material é da Caelum?

E não estou falando de pegar materiasi de terceiros e fazer uma compilação. Estou falando de produzir meu próprio material. Mas poxa… Como fazer isso sem me deixar levar pelas boas influências que tive?

A questão é: como produzir meu próprio material sem ferir os direitos de ninguém nem precisando reinventar a roda???

Não é arrogância, você não precisa colocar citações pra referenciar e num livro que ensina Java, normalmente o que você vai citar são javadocs ou a JLS (que é o que todos os outros livros fazem).

As únicas partes que você poderia usar citações diretas ou indiretas são nas áreas conceituais, onde existem opiniões distintas e conhecidas, como usar herança ou composição (você poderia, por exemplo, fazer citações de outros demonstrando onde é melhor usar herança e onde é melhor usar composição).

No fim do seu material você pode colocar as referências, apontando os livros que você usou como base.

[quote=josenaldo]Se a Caelum, por exemplo, disponibiliza um material de graça e livre, porque eu, q estou repassando, não devo dizer que o material é da Caelum?

E não estou falando de pegar materiasi de terceiros e fazer uma compilação. Estou falando de produzir meu próprio material. Mas poxa… Como fazer isso sem me deixar levar pelas boas influências que tive?

A questão é: como produzir meu próprio material sem ferir os direitos de ninguém nem precisando reinventar a roda???[/quote]

Sem reinventar a roda não é possível, simples assim.

Você vai ter que reinventar a roda do seu próprio jeito ou pagar pra usar pedaços da roda alheia, é assim que funciona o copyright.

O ideal é que você produza o seu próprio material e se for material de ensino de linguagens de programação (Java, por exemplo), não vejo porque você teria que citar textos de outros autores. A maior parte dos livros de Java (de ensino da linguagem), como os livros do Deitel e os Head First não citam nada.[/quote]

Eles não citam nada, mas não quer dizer que isso seja uma boa prática. Ninguém começa um livro desses do nada. Ele tem que ter REFERÊNCIAS. Não citá-las não só é desrespeito com os autores anteriores como também é muita arrogância!

Se a Caelum, por exemplo, disponibiliza um material de graça e livre, porque eu, q estou repassando, não devo dizer que o material é da Caelum?

A questão é: como produzir meu próprio material sem ferir os direitos de ninguém nem precisando reinventar a roda???[/quote]

Simples, escreva com suas próprias palavras, a partir da sua própria cabeça. Desta forma você não está plagiando, roubando e nem violando direito nenhum. Os autores você cita nas referências bibliográficas, ou em alguns casos em citações entre aspas dentro do texto.

Em caso de possíveis falhas, erros e coisas assim que você tenha introduzido, é recomendável que você disponibilize um “beta” para o pessoal ler e fazer uma revisão.

Sim, obviamente isso é bem mais trabalhoso e demorado do que uma simples tradução. Mas é ess o caminho creio eu.

Acredito que seja por aí mesmo.

Escrever um livro ainda vai demorar um pouco masi, pois não creio que esse seja o momento. Ainda tenho muito o que aprender antes de ter a presunção de achar que posso escrever um livro. Mas isso está em meus planos. Mas acredito que seja o momento de preparar meu próprio material de aula, além de uma pequena apostila.

Abraços a todos e obrigado pelas dicas!

[quote=josenaldo]Acredito que seja por aí mesmo.

Escrever um livro ainda vai demorar um pouco masi, pois não creio que esse seja o momento. Ainda tenho muito o que aprender antes de ter a presunção de achar que posso escrever um livro. Mas isso está em meus planos. Mas acredito que seja o momento de preparar meu próprio material de aula, além de uma pequena apostila.

Abraços a todos e obrigado pelas dicas![/quote]

Toda jornada começa com um primeiro passo.

Conheço casos de pessoas que para dar aula mais facilmente começaram a ministrar resumos que fizeram sobre a matéria. Em seguida aumentaram esse resumo, melhoraram e virou apostila. Foi mudando a apostila, acrescentou mais coisa e mais. No fim, o negócio evoluiu de um simples resumo para um livro. :stuck_out_tongue:

Mande um email para o autor, as vezes ele autoriza a sua tradução se for sem fins lucrativos.

Isso acontece as vezes no mundo dos comics.

[quote=boaglio]
Mande um email para o autor, as vezes ele autoriza a sua tradução se for sem fins lucrativos.

Isso acontece as vezes no mundo dos comics. [/quote]

Isso acontece sim pois jah tenho autorização de alguns autores.

As apresentações, apostilas que usos… Vou fazer o possível pra ter contato e autorização de cada autor.

[quote=josenaldo]
Eles não citam nada, mas não quer dizer que isso seja uma boa prática. Ninguém começa um livro desses do nada. Ele tem que ter REFERÊNCIAS. Não citá-las não só é desrespeito com os autores anteriores como também é muita arrogância![/quote]
Eles colocam as referências bibliográficas no fim. Acho um porre ler um livro onde tenho quer com (TANENBAUM, 2002) a cada 3 frases.

Sobre xerox de livros e direitos autorais, olha o que achei:

[quote]Art. 46. Não constitui ofensa aos direitos autorais:
II - a reprodução, em um só exemplar de pequenos trechos, para uso privado do copista, desde que feita por este, sem intuito de lucro;[/quote]
http://www.conteudoescola.com.br/site/content/view/168/25/

[quote=Schuenemann][quote=josenaldo]
Sobre xerox de livros e direitos autorais, olha o que achei:

[quote]Art. 46. Não constitui ofensa aos direitos autorais:
II - a reprodução, em um só exemplar de pequenos trechos, para uso privado do copista, desde que feita por este, sem intuito de lucro;[/quote]
http://www.conteudoescola.com.br/site/content/view/168/25/[/quote]

mais até onde é pequenos trechos e onde passa a ser coisa demais???

até onde eu posso ir legalmente?

Se não me engano é até 10% do livro.

[quote=maior_abandonado]
até onde eu posso ir legalmente? [/quote]

Acho que isso vai depender da interpretação do juiz… Acredito que o que mais seja levado em conta é o intuito de lucro…

Naquele link, o cara dá uma explicação sobre esse tipo de lei que não é bem definida. Fala sobre costumes e tal.