Tráfego de Audio

Pessoal, preciso entender como e se é possível fazer o tráfego de Audio entre o celular um Servidor J2EE.
A integração entre os dois mundos, incluindo threads e tudo mais já está pronta, só que resta a troca de audio entre eles.
Sei que existe como eu abrir um arquivo de Audio entre os dois mundos e por exemplo tocar um arquivo de Audio do meu celular, mas eu quero além disso poder enviar do meu celular pro servidor.

Se alguém puder ajudar, eu agradeço.

Abraço

Fique escutando numa porta do servidor, abra um Socket do celular para o servidor, abra o arquivo de áudio, leia de um Stream e escreva no outro.

Abraço,

Armando

Obrigado Armando, mas é o seguinte:

Como isso pode ser feito diretamente, ou seja, imagina num canal de comunicação, onde ao mesmo tempo que eu possa estar falando, a outra pessoa também está e isso fará com que ao mesmo tempo nós também estejamos ouvindo.
Esse princípio que vc citou, acho que funcionaria, mas ficaria melhor pro estilo rádio, onde eu aperto um botão e falo, depois que terminar eu escrevo no outputStream e passo pro servidor, onde a outra ponta pode receber, e ele fará da mesma forma.
Mas não sei como eu posso utilizar isso pra fazer esse processo contínuo ou seja, a medida que me comunico com outra pessoa e esta comigo nós dois possamos escutar e manter o diálogo sem interrupções.

Isso seria possível? Me expressei mal na mensagem anterior. O que eu quero na verdade é um canal de comunicação de FullDuplex se é que podemos usar o termo.

Abraço

As operadores vão adorar te cobrar por tráfego ao invés de te cobrar por minuto, sua conversação.

Não vejo vantagem neste modelo, mas acho que só é possível fazer isto se o programa tiver no mínimo 2 threads, uma que converte o som captado e manda pro servidor e outra que pega do servidor e toca no celular. Mesmo assim desconfio que a performance não seria legal. Muito trabalho para o mundo J2ME.

Putz, ficou parecendo mesmo sobre a rede da operadora esse tráfego de voz não é??? Mas não é isso não.
É sobre uma rede bluetooth.

rs
Mas já andei lendo a a JSR de bluetooth usada em J2me não serve pra tratar voz, que por sua vez é diferente de Audio. rs
Existe um protocolo chamado TCS que é onde se comunica o baseband
do equipamento e se faz o trafego de voz, mas a API não tem esse serviço.
Pra C++ é possível, mas aí já fica mais complicado que eu não sei
nada de symbian.

Mas valeu pela ajuda pessoal.

É, a JSR-82 não cobre o protocolo de audio, o que você pode tentar fazer é gravar um audio que você quer mandar e enviar como dado.

[quote=Stryder]Putz, ficou parecendo mesmo sobre a rede da operadora esse tráfego de voz não é??? Mas não é isso não.
É sobre uma rede bluetooth.

rs
Mas já andei lendo a a JSR de bluetooth usada em J2me não serve pra tratar voz, que por sua vez é diferente de Audio. rs
Existe um protocolo chamado TCS que é onde se comunica o baseband
do equipamento e se faz o trafego de voz, mas a API não tem esse serviço.
Pra C++ é possível, mas aí já fica mais complicado que eu não sei
nada de symbian.

Mas valeu pela ajuda pessoal.[/quote]

Quer dizer que de todos os profiles existentes (mais de 10 e contando…), não existe um que te permita trabalhar com voz do jeito que vc quer ?
E o que dizer do profile que é usado para comunicação entre o celular e o fone de ouvido ? Não te serve ? :?

[quote=boone]Quer dizer que de todos os profiles existentes (mais de 10 e contando…), não existe um que te permita trabalhar com voz do jeito que vc quer ?
E o que dizer do profile que é usado para comunicação entre o celular e o fone de ouvido ? Não te serve ? :? [/quote]
Acho que ele quis dizer que é possível, mas não com j2me. A API não possui implementação pra audio.

[quote]This specification addresses the following areas:

1. Data transmissions only (Bluetooth wireless technology supports both data and voice transmissions)
  2. The following protocols:
    • L2CAP (connection-oriented only)
    • RFCOMM
    • SDP
    • OBject Exchange protocol (OBEX)
  3. The following profiles:
    • Generic Access Profile (GAP)
    • Service Discovery Application Profile (SDAP)
    • Serial Port Profile (SPP)
    • Generic Object Exchange Profile (GOEP)
    The specification does not address nor provide APIs for the following:
  4. Audio (voice) transmissions
  5. Telephony Control Protocol – Binary (TCS Binary or TCS-BIN)[/quote]

[quote=maluquo1][quote=boone]Quer dizer que de todos os profiles existentes (mais de 10 e contando…), não existe um que te permita trabalhar com voz do jeito que vc quer ?
E o que dizer do profile que é usado para comunicação entre o celular e o fone de ouvido ? Não te serve ? :? [/quote]
Acho que ele quis dizer que é possível, mas não com j2me. A API não possui implementação pra audio.

[quote]This specification addresses the following areas:

1. Data transmissions only (Bluetooth wireless technology supports both data and voice transmissions)
  2. The following protocols:
    • L2CAP (connection-oriented only)
    • RFCOMM
    • SDP
    • OBject Exchange protocol (OBEX)
  3. The following profiles:
    • Generic Access Profile (GAP)
    • Service Discovery Application Profile (SDAP)
    • Serial Port Profile (SPP)
    • Generic Object Exchange Profile (GOEP)
    The specification does not address nor provide APIs for the following:
  4. Audio (voice) transmissions
  5. Telephony Control Protocol – Binary (TCS Binary or TCS-BIN)[/quote][/quote]

Ahh…tá…agora entendi. É se for deste jeito então só indo para o mundo do Symbian. Yuppii!!! :smiley:

Isso mesmo pessoal. Com j2me não é possível, ou pelo menos é o que diz no site da sun, onde ele cita que a implementação da JSR82 não trabalha com o canal de Audio(TCS).
Mas se alguém tiver uma solução posta aqui.

Abraço.

Acredito que o único jeito seria esse que eu postei acima, gravar um arquivo wav, mp3, por exemplo, e dai enviar pro servidor como dados, não fazendo um stream de audio, só gravando e enviando dados, um de cada vez.

Esse é o conceito de radio, que estava tentando fugir dele, mas também estou achando que só tem essa maneira.

Valeu aí pela ajuda de todos.