Transacoes por tela

Qual e o conceito de transação por tela ?

Me foi solicitado informar quantas transaçõe por tela tem um sistema web em que estou trabalhando, a fim de determinar as transacoes por minuto do sistema. Mas nao me ficou muito claro o que vem a ser esse conceito de “transação”. O conceito transacional que tenho e referente a database.

Acho que a pergunta era mais algo do tipo ‘quantos selects por tela’, ja que a maioria dos sistemas web eh praticamente 90% read-only…

Bom, não sei até quanto tempo vai ser somente read-only. A tendência agora é fazer tudo na web. To desenvolvendo um sistema, que antes era em VB, e o cliente quer as telas todas no mesmo padrão do sistema antigo, formato que nem sistema desktop. Muita tela de cadastro, manipulação de dados, diversas abas… enfim, com a web 2.0 isso fica mais fácil de simular e implementar, o gerenciamento de concorrência, overhead de acesso, etc… deve ser bem estudado.

Não entendi o que a web 2.0 tem haver com telas de cadastro, transações e gerenciamento de concorrência.

Ok.

Deixa eu ver se entendi, se um cadastro de clientes tem duas telas. Na primeira eu carrego um formulario em branco, que tem um campo “select” com as profissoes. Logo eu fiz o 1o. SELECT. Na segunda tela tem campos complementares, como endereco, telefones.Eu entro com o CEP do endereco e eh feito o 2o. SELECT para preencher o endereco. Apos todo preenchimento clico em gravar. Entao e feito o 3o. SELECT no banco para checar se nao existe o cliente com o CPF informado. Se nao existir, e feito o INSERT.

Nesse cenario entao tenho 4 transacoes ? (incluindo o UPDATE?)

Se eu puder ter N enderecos cadastrados, entao posso dizer q a tela de cadastro de clientes tem no minimo 4 transacoes? Esta correto ?

Maurício, você acha que a web2.0 só trata de ajax? wikipedia?
Não, a Web 2.0 está revolucionando a forma de programar na web.
Basta você ver como se comporta uma aplicação web que tenha um controle maior das informações, e que o processo seja executado em diversas etapas, ou que demore um certo tempo. É preciso que as pessoas se atentem pra quando uma aplicação com características desktop se embute numa plataforma diferente como a web, ela deve se adequar precisamente ao requisitos que a contém, logo por exemplo, transações duradouras, controle de concorrência quando se tem uma aplicação pública deve ser adaptada ao novo conceito da web, tendo assim que prover esses serviços adaptável ao novo modelo.