Transformar um método em uma função?

Boa Tarde, tenho o seguinte método para retornar o ultimo registro do BD:

public void ultimaci() {
String sql = “select Numci from tbl_ci where Numci =(select max(Numci) from tbl_ci)”;
try {
pst = conexao.prepareStatement(sql);
rs = pst.executeQuery();
if (rs.next()) {
lblUltimaCi.setText(rs.getString(1));
}

} catch (Exception e) {
        JOptionPane.showMessageDialog(null, e);
    }

}

Gostaria que no aparecesse automaticamente na tela Cadastro de CI, não quero que o usuário precise apertar o botão para consultar a ultima CI.

Obrigado

Eu gostaria de ganhar na mega-sena, mas sem jogar não tem como ganhar.

Entendeu a analogia?

É só você fazer ele ter esse comportamento, cara. Tira a chamada do método da ação do botão e coloca em outro lugar, simples.

2 curtidas

Rss, coloquei no construtor!!! valeu , se puder me falar se é o melhor local agradeço rss.

Métodos são análogos à funções e procedimentos.

Se um método retorna void, ele é igual a um procedimento.

Se retorna algo diferente de void, ele é igual à uma função.

1 curtida

Obrigado, na hora de escrever o titulo, tinha quase certeza que método e função são análogos. Sanou a dúvida que fiquei ao criar o titulo.

Creio que você pode por o método em vez de ser na Action de algum botão, você chama este método por exemplo, quando o campo de texto perder o foco do cursor. Dai será o evento FocusLost. Me corrijam se eu estiver errado, também to aprendendo java :upside_down_face: Mas pelo que eu entendi, foi isso :wink:

1 curtida

No construtor quando chamo a tela, já retorna o resultado, achei que ficou bom, mas depois vou testar sua sugestão.

Também sou novo nisso então não posso afirmar que estou certo kkk

1 curtida