Tratamento de erros do banco de dados

Amigos, boa noite
estou fazendo um sistema de controle de mensalidades para testar os conhecimentos adquiridos no curso, porem estou com uma dúvida, como eu faria para, por exemplo, quando eu verificar uma matricula no banco de dados, se o usuario tiver matricula em atraso redirecionar para uma pagina, se estiver em dia, redirecionar para outra? assim como verificar se a matricula existe no banco e enviar uma mensagem de erro para o usuário? pois agora eu digito a matricula, e retorna um erro.

SDS

Como é feito seu sistema? JDBC + Servlets + JSP?
A idéia geral é que você faça uma query que responda se o usuário está em atraso ou não (Statement, PreparedStatement JDBC), e na view use técnicas de redirect ou foward para mandar o usuário para a página certa (se você está usando Servlets ou JSP, veja aqui http://www.sap-img.com/java/difference-between-response-sendredirect-and-request-forward.htm).
Se esse redirect for exclusivo para um Servlet / página JSP, basta um if / else.
Se esse redirect deve ser feito para várias páginas (por exemplo, o usuário só pode acessar qualquer página debaixo de “/matricula” se seus pagamentos estiverem em dia) você pode criar e registrar um filtro (tutorial aqui: http://javaboutique.internet.com/tutorials/Servlet_Filters/)

[quote=mouzer]
como eu faria para, por exemplo, quando eu verificar uma matricula no banco de dados, se o usuario tiver matricula em atraso redirecionar para uma pagina, se estiver em dia, redirecionar para outra? assim como verificar se a matricula existe no banco e enviar uma mensagem de erro para o usuário? pois agora eu digito a matricula, e retorna um erro.
SDS[/quote]

obrigado pela ajuda,
mas eu sou iniciante e foi meio complicado de entender, eu uso jdbc servlet e jsp sim, eu digito a matricula do cliente e eu tenho 2 jsps um que eu digito todos os dados e efetuo o pagamento o outro seria o que faz um list onde tem os meses em atraso, eu seleciono e pago, porem eu gostaria que, assim que eu digitasse a matricula, na resposta do banco eu ja verificasse e jogasse para a pagina com os atrasados ou para a pagina onde paga amatricula em dia, acho que seria o if e o else, mas como eu faria? daria algum exemplo?

desde ja agradeço.