Tratamento de evento - Padrão de Software

Boa noite amigos, gostaria de saber qual a melhor forma de tratar eventos nas classes, ou seja, usar um implements em cada classe que seja necessário utilizar um evento ou criar uma classe e a partir dela tratar o evento mandando o objeto como argumento ? Se alguém puder me ajudar em padrões de software, especificamente este caso, eu ficaria muito agradecido.Abraços!

Pra mim tua pergunta ficou um pouco confusa, mas vou tentar responder:
Se você der implements em uma interface, você sempre terá que implementar toda vez o método em questão, o que talvez não seria tão legal pois esse tratamento deve ter um comportamento padrão.

Caso os “eventos”, e essas classes tenham um comportamento semelhante, ou padrão:
Te aconselho a criar uma classe abstrata, com os métodos genéricos para o tratamento desse evento. Dai tu só estende sempre essa classe, sempre reutilizando o método.

Agora se quiser só o método pra tratar esse “evento,” pode criar na classe mesmo, ou em outra classe ex: EventoUtil.java, método(s) stático com o código que resolva esse evento.

[]s

Entendi! Hum… sinceramente achei que ficaria até sujo o código com muita implementação das interfaces na própria classe, pensei em usar hierarquia ou até mesmo instanciar alguma classe contendo as implementações das interfaces.Muito boa sua sugestão! Meu foco na implementação seria o reuso de código. hehe Abraços amigo e se você tiver algum material sobre este tipo de requisito gostaria e muito pela ajuda, abraços!

Cara, a caelum tem uns materiais muito bom - vale a pena dar uma conferida:
http://www.caelum.com.br/apostilas/

Hum… interessante inclusive ja ate olhei a apostila da caelum sobre java e sinceramente melhor apostila para mim nao existe.Voce teria a apostila do padrao de projeto da caelum para me disponibilizar?Abraços!

Essa ai eu vou ficar te devendo,
caso você arrume, por favor me mande
hodrigohamalho@gmail.com

[]'s

OK, caso eu consiga com certeza te passo.