Olá a todos…
Estou desenvolvendo no início do desenvolvimento de uma aplicação na qual estamos utilizando como IDE o Netbeans. Para utilizar os recursos de herança de formulário providos pelo Netbeans, as interfaces estão todas sendo desenvolvidas a partir de paineis, somente depois serão adicionados a componentes de janela.
Minha dúvida é a seguinte, como os componentes estão armazenados em paineis e depois serão adicionados a JDialogs, por exemplo, qual a melhor forma de fazer o tratamento de eventos dos componentes do painel?
O desenvolvimento está sendo baseado na arquitetura MVC, desta forma desejo que a classe que trate os eventos seja diferente da classe da interface gráfica.
Obrigado a todos pela atenção.
Lembre-se de fazer os GETs e SETs de cada um dos componentes que vc coloca no seu painel, assim se precisar acessar algum deles e precisar fazer um tratamento de envento diferendo do padrão que vc definiu no JPanel não irá ter dificuldade.
Nas opções do NetBeans tem um lugar onde você pode controlar as classes listeners geradas para os 3 tipos seguintes:
:arrow: Classes Internas Anônimas;
:arrow: Classe Interna Única;
:arrow: Classe principal.
Analisando sua pergunta acho que o que você queria era utilizar uma Classe principal para tratar os eventos certo? Por Default o NetBeans gera classes internas anônimas.
Vá em Ferramentas/opções e dê uma fuçada lah… hehhe :lol:
A idéia é criar uma classe que impremente ActionListener e que implemente todos os eventos de uma interface gráfica.
O Netbeans faz isto automaticamente? Eu já fiz programas desta forma, mas de maneira manual. A diferença é que nos outros projetos eu não utilizei JPanels e sim JDialogs e JFrames diretamente, ai num tive problemas.
Da mesma maneira, utilize a geração de codigo como Classe Principal, dai você terá uma classe ActionListener para cada painel.
Não use uma ActionListner para todos os seus painéis não, acho que fica meio desorganizado…