Tratamento de exceções

Boa noite

O código abaixo trata uma exceção do tipo ArithimeticException, avisando o usuário de que há algo de errado, na realidade é só um exemplo de tratamento, alguém teria uma outra idéia para tratar uma exceção, além de usar o throw é claro?


public class TrataExc{
    public static void main(String []args)
        try{
            int x = 100;
            int y = 0; //Um inteiro não pode ser divido por 0!
            int calc = x / y;
            System.out.println("A resposta é: " + calc);
        }
        catch(ArithimetcException e){
            System.out.println("Não pode ser divido por zero!");
        }
        Finally{
            System.out.println("Fim do processamento");
        }
    }
}

como assim?
explique melhor o seu objetivo, pois se você tem metodos para tratar originarios da linguagem para que criar outro, então tenta explicar o que você quer pra tentar te ajudar Misael

Oi amigo

A idéia é achar uma outra maneira de tratar exceções, pois estudando eu só encontrei essas duas soluções, na realidade é mais uma questão de discução do que dá para fazer, mas se me disserem que é isso e pronto , por mim tranquilo.

É que creio que fazer do FPJ um “resolve trabalho de faculdade” ou “quebra galho de serviço” não é o propósito mais correto, entendo eu que um fórum é para debater, discutir novos pontos, jeito correto de fazer, enfim, buscar alternativas.

Flw amigo

A única forma de tratar efetivamente uma exceção é usando try-catch, pois usando throws ela não é tratada e sim relançada para ser tratada posteriormente. E o mecanismo da linguagem é esse mesmo, não há outros.

Na realidade o throws lança a exceção e junto pode ser enviado também uma mensagem ao usuário informando de que um erro ou exceção foi disparada!

Você deve estar falando de throw e não de throws.

Você deve estar falando de throw e não de throws.[/quote]

Isto mesmo amigo!